Buscar

Resenha crítica sobre o filme tempos modernos História da Arquitetura Moderna(Benevolo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde o surgimento da revolução industrial, existem temas bastante discutidos até hoje em dia e a maioria deles foram discutidos no filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, se mantém até a atualidade. Por outro lado, com a revolução industrial, algumas áreas começaram a evoluir bastante deixando algumas consequências de sua evolução no caminho.
Assim como o filósofo Michel Foucaut falava, quando discutia sobre biopoder e as instituições disciplinares nessa sociedade, hoje em dia, se observa que o padrão de organização das fábricas ainda se mantém em alguns ambientes como escolas, quarteis até mesmo em prisões lugares esses em que se tem hora para entrar, sair e até mesmo para descansar, sinais de entrada e saída. Além dos padrões que se mantém até os dias atuais, ainda tem os problemas que surgiu com a sociedade mecanizada e repetitiva, fordismo e os danos causados pelos trabalhos manuais abusivos.
Esses problemas são retratados no filme, seja quando a personagem principal Carlitos, após terminar uma sessão de trabalho ainda continua com os braços repetindo os mesmos movimentos no ar, ou numa parte mais avançada do filme onde a personagem descobre que seu talento é o improviso coisa que foi apagada junto com a criatividade do homem na nova sociedade industrial. Desde 1927 os filmes já podiam transmitir falas e sons e Charlie Chaplin escolheu deixar seu filme com falas apenas em momentos bastante oportunos que eram somente quando alguém falava através de uma máquina, fazendo alusão que o homem perdeu sua voz e quem falava eram as máquinas.
Uma dessas áreas que teve uma grande evolução com a revolução foram as áreas das construções sendo que além dos materiais já tradicionais da época como pedra, tijolos, telhas e madeiras ainda chegaram novos matérias que mais pra frente mudariam essa área para sempre como o concreto, ferro e o vidro. E com os materiais surgiram novas técnicas de construções com as diversas possibilidades que apareceram de uma vez na época desenvolvendo a geometria e melhorando a representação por desenho das técnicas, surgindo assim novos profissionais. 
Portanto, a revolução industrial trouxe muitas coisas boas para algumas áreas, mas tornou muitas coisas padronizadas e sem personalidade, na área das construções mesmo com tantos benefícios o desenvolvimento das vias e estradas aumentou a carga de trabalho além de desfazerem diversas áreas naturais com o crescimento da cidade e das edificações. Ou seja, até setores que evoluíram tiveram que deixar alguma consequência no caminho de sua evolução.

Continue navegando