Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA (16792)
AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO FINAL (DISCURSIVA) - ( peso.:4,00)
1 - A prova pericial na esfera criminal tem como objetivo fornecer elementos e subsídios para o livre convencimento do juiz e, consequentemente, para a aplicação da justiça. Portanto, sua finalidade é a de possibilitar o estabelecimento da verdade real. A perícia é obrigatoriamente realizada por um perito que é o profissional tecnicamente qualificado. Disserte acerca das modalidades do perito.
R – O objetivo do perito é emitir de parecer técnico fundamentado, ou seja, um juízo de valor com comprovação científica, em uma determinada área de conhecimento fora do alcance do senso comum ou do conhecimento jurídico e possui modalidades específicas legalmente definidas, são elas conforme define o artigo 159 do Código de Processo Penal. Oficiais: são os médicos legistas e peritos criminais que são profissionais especializados, integrantes do quadro de profissionais da polícia científica, ou da polícia civil, dependendo do estado. Louvados, nomeados, designados, não oficiais, ad hoc: são os peritos que são arbitrados pelo juiz, definidos pelos artigos 159, parágrafos 1° e 2°, do Código de Processo Penal, 156, parágrafo 1°, do Código de Processo Civil, e 3° da Lei nº 5.584, de 26 de junho de 1970 e Assistentes técnicos: são os peritos indicados pelas partes no juízo civil ou trabalhista, podem ser reivindicados judicialmente. Sua definição está estabelecida nos artigos 131, inciso I, 421, inciso I, e 422, do Código de Processo Civil, e artigo 3° da Lei n° 5.584, de 26 de junho de 1970.
2 - Na esfera criminal é definida como a demonstração da veracidade a respeito de alegações que influenciam no julgamento da responsabilidade e aplicação de penas de uma infração penal cometida. Assim, podemos afirmar que as provas criminais possuem como objetivo principal a formação de convicção do juiz quanto à autoria e à materialidade de um delito. Disserte sobre a diferença das provas criminais legais das ilegais.
R - As provas lícitas são as admitidas pelo direito em geral, já as ilícitas são as obtidas com violação do direito material, sendo as provas ilegítimas obtidas com desrespeito ao direito processual e as ilegais, por sua vez, obtidas com violação de natureza material ou processual ao ordenamento jurídico. Na investigação criminal realizada pela polícia, essa não pode agir como parte interessada, devendo proceder de forma a não violar o direito as provas em uma análise processual para subsidiar posterior convecção de sentença pelo juiz, que necessariamente devem advir de origem idônea, para que possa ter utilização no processo criminal. Na forma de obtenção, as provas legais as são admitidas pelo poder judiciário que, não violam o direito material e nem as garantia do direto processual, já as provas ilegais ou ilícitas, são as provas que contem vícios desde a origem de sua construção no processo criminal, tornando prejudicial dentro do julgamento do processo de um crime, violando as normas constitucionais.

Mais conteúdos dessa disciplina