Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
QUAL A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM O TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL?
Nome Completo: Francisca Nathalia Barroso Rodrigues
Matrícula: 01326019
Curso: Pedagogia
	De acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora pouco tem prazer em ler, tendo em vista essa situação sabemos o quão é necessário a leitura durante a fase escolar para que as crianças e adolescentes estejam bem preparados para a vida. De fato, o que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores. A formação acadêmica não dar tanta ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, pois segundo comentário de Machado (2001, p.45) “não se contrata um instrutor de natação que não sabe nadar”, sabendo disso vemos o quão é importante a leitura para os jovens e crianças. Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo em família e fora dela também ajuda bastante. 
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Portanto, compreender, conhecer e reconhecer que enquanto mais cedo esse hábito for levado para vida adulta dessa criança melhor para sua formação será, garantir a riqueza da vivência narrativa desde os primeiros anos de vida da criança contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico. A ajuda familiar, a escola e a junção do governo para a melhoria disso fará com que o Brasil e mais crianças possam evoluir, colocando mais pessoas capacitadas para ensinar, incentivando a leitura desde de cedo, colocando livros em mais disposição não só livros didáticos e sim livros mais lúdicos para a melhoria da educação. O avanço chegara.
Links e referências:
CASTRO, Eliane. Trabalho científico apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA Disponível em:<https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm> Acesso em 23 de setembro de 2020.
PACHECO, George. A importância da literatura na formação de leitores de mundo. Disponível em:<https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/educacao-infantil-importancia-literatura-na-formacao-leitores-mundo.htm#indice_4.> Acesso em 24 de setembro de 2020.
FILHO, Jardiel. A importância da Literatura na Educação Infantil. Disponível em: https://sae.digital/literatura-na-educacao-infantil/ Acesso em 24 de setembro de 2020.

Continue navegando