Buscar

Prévia do material em texto

UNIP
Curso: 
 Semestre:1°
 Período: Matutino
 Campus: Alphaville
Aluno : 
R.A:
	Comprovante:
	
DATA: 
30/03/2018_
EVENTO:
Filme: Joana D’Arc
CARGA HORÁRIA:
2h
	Resumo:
 O filme conta a história de uma garotinha francesa chama Joana que vive no campo com sua irmã, que desde pequena escuta vozes e tem visões. Frequenta o confessionário repetidas vezes, sempre que comete um ato que julga pecaminoso, na volta de uma de suas idas à igreja se depara com um caos na aldeia onde vive sendo surpreendida pela irmã que a esconde imediatamente, mas não a impede de testemunhar um ato cruel e violento promovido por um soldado inglês, resultando na morte de usa irmã, que faz com que Joana passe um período muda. Sozinha ela é acolhida pelos tios, depois de um período sem falar ela enfim diz que gostaria de ser levada para ver um padre. Suas visões são se repetem desde criança onde se passa um salto temporal e Joana é a protagonista, se passa em um campo misterioso que termina com Joana encontrando uma espada. 
 Neste período a França e a Inglaterra estão em conflito, e Joana começa a interpretar suas visões como um sinal de Deus para ser a mediadora do exercito para levar a vitória da França. Assim a jovem parte para sua missão e se apresenta ao rei da França, sua presença é testada para ver o quão talentosa ela é, e para a surpresa de todos ela reconhece o rei em meio a seus súditos disfarçado, obtendo a atenção do rei ela revela sua intenção naquele lugar, porém é submetida a outros testes para comprovar sua integridade. 
 Mesmo com a indicação e proteção do rei ela não conquista o respeito dos soldados, por ser mulher ela enfrenta preconceitos e discriminação, então ela resolve parecer fisicamente um homem para conseguir seu lugar de liderança, quando conquista o respeito de seus soldados Joana os lidera para a vitória, sempre lamentando as vidas perdidas no processo. 
 Após a vitória sobre os ingleses Joana é vendida e acusada de cometer heresia contra a igreja, Joana sempre questiona os padres e condenada à morte se vê sem saída e faz seu último pedido de ser ouvida por um padre para se confessar e seu pedido é negado, fazendo-a ficar transtornada em seus últimos momentos de vida. Joana é queimada viva. Anos depois Joana é canonizada santa pela mesma igreja que a acusou, condenou e executou sua morte.
	 Relatório: 
 
 Um filme histórico que traz ao conhecimento a vida levada na idade média em um mosteiro, de uma forma enigmática e com um toque de comédia, leva os personagens a investigar assassinatos intrigantes ocorridos ali. Os personagens são um mestre e outro aprendiz, contextualizando como eram os acordos na época. Ambos começam a investigar e se deparam com muitos segredos da igreja.
 A obra retrata como a igreja tratava assuntos que apontavam riscos a fé e dogmas religiosos, fazendo com que aqueles que tivessem contato com tal informação pagasse com a vida. Ela nos mostra um pouco como eram alfabetizados os homens para uso da manipulação da igreja, pois somente eles tinham acesso às escrituras para reescrevê-las, isso ressalta a importância que o conhecimento tem as portas que a educação abre, a obediência aos monges era extrema e severa.
 Uma das crenças difundidas pelos poderosos do alto clero era que o riso, a diversão e a comédia desvirtuavam a sociedade, tirando o foco e o temor a Deus, então era recomendado que os religiosos não rissem.
 Um dos aspectos era o abuso do poder da igreja com os camponeses que trocavam comida por favores sexuais, outro é a atuação da Santa Inquisição, uma espécie de justiceiros em nome de “deus” que investigavam, perseguiam, condenavam e executavam atos considerados hereges e bruxarias. 
 O período em que se passa a obra relata o momento de transição de pensamento medieval para o raciocínio renascentista, sendo uma forma favorável de se apresentar aos alunos esse período importantíssimo na história, tendo como protagonista um figurativo do humanismo, o pensamento lógico, novas ideias, a valorização da ciência e do ser humano, do outro lado os religiosos representam o pensamento atrasado e místico que envolveu toda a Europa durante o período medieval.
 O principal objetivo da história é nos mostrar o enredo e pensamentos da organização religiosa na Baixa Idade Media em contraste com as novas concepções humanistas que surgiam, que serve como uma crônica da vida clerical. Além do tema filosófico sobre o valor da diversão e do riso, outra curiosidade é que o filme contou apenas com um personagem no sexo feminino, seria isso uma indicação ao tema do filme? Que aliás abre um leque de possibilidades de sua origem.
 A miséria em que os camponeses viviam é outra questão social, visto que o mosteiro é como uma pequena cidade onde o poder está nas mãos da igreja, novamente outra característica vivida na Idade Média, a igreja com fartura e poder e os camponeses submissos e miseráveis.
 O filme além de nos dar conhecimento dos pensamentos históricos vividos para se chegar nos dias de hoje, pode ser usado como comparativo e reflexivo nos dias atuais, apontando com quem está o poder? O que mudou no decorrer dos anos? Levantando hipóteses e relacionando o passado com o presente e refletindo sobre a mudança do futuro. Desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo nos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina