Buscar

O cuidar, o educar e o brincar na prática docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Ana Clara Garcia Brandão
RGM: 24558206
Curso: Pedagogia
Nome da Atividade: Como o professor de Educação Infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação ?
 Comece planejando a rotina escolar, é muito importante para iniciar tudo. O planejamento prévio deve ser feito e realizado com toda a equipe de ensino. Em seguida, apresentar a proposta de rotinas escolares nas reuniões, para que docentes e dirigentes escolares possam trocar ideias e opiniões. 
 O professor que trabalha neste nível educacional pode organizar sua rotina de aula em diferentes horários, como: tempo de círculo , tempo de atividade, tempo de higiene, tempo de brincar e tempo extra de aulas. Acredito que a rotina escolar não pode ser tratada mecanicamente, pelo contrário, cada atividade desenvolvida nos tempos e espaços determinados para realizar as ações a serem planejadas a fim de promover o trabalho educativo e as necessidades das crianças.
 Na Educação Infantil a rotina é muito importante, promove para as crianças autonomia e segurança para si. A rotina é necessária, pois a criança é um sujeito histórico e social, capaz de aflorar suas curiosidades, seus afetos, seus sentimentos, amizade e seu desenvolvimento cultural. 
 É de extrema importância que a criança tenha esse convívio, e experiência lúdicas com outros colegas. A infância é a fase mais importante para o desenvolvimento da criança. 
Referencias: O vídeo Educação Infantil: cuidar, educar e brincar, disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI
 ANDRADE, L. B. P. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 1998. v. 1-3. Disponível em: .Acesso em: 15 jan. 2020.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB,2010. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2020.
KRAMER, S. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZILIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 20
OLIVEIRA, Z. (Org.) O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012.
BRASIL. Brinquedos e Brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB,2012. Disponível em: http://bit.ly/2V55BJL
Educação Infantil: cuidar, educar e brincar. Neste vídeo, as especialistas em educação infantil Beatriz Ferraz e Tizuko Morchida Kishimoto analisam situações de cuidado, educação e brincadeira com crianças pequenas em creches e pré-escolas. Diponível em: https://youtu.be/RiFXduOjRUI

Continue navegando