Buscar

Prática Docente na Educação Infantil

Prévia do material em texto

Nome: Ana Clara Garcia Brandão
Nome da Atividade: Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de Educação Infantil.
RGM: 24558206
Curso: Pedagogia
Em relação à educação infantil, está sendo considerado um método para o desenvolvimento integral da criança. Portanto, podemos pensar que a etapa da educação infantil é o alicerce do desenvolvimento inicial das crianças.
Prática docente é saber o que fazer em sala de aula, ou seja, como o professor pode buscar constantemente inovar, desenvolver e desenvolver sua própria metodologia na prática de acordo com as necessidades educacionais dos alunos de educação infantil. Portanto, um excelente professor de educação infantil deve ser uma pessoa que pesquisa, refaz, critica e inova constantemente.
O estágio é um dos momentos mais importantes da formação de professores na educação infantil, pois permite aos alunos compreender a prática educativa. A sala de aula se desenvolve supervisionando e participando das situações vivenciadas no cotidiano em sala de aula.
Os estágios são muito importantes para a obtenção da prática profissional, pois neste período os alunos podem colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. Além disso, os alunos aprendem e desenvolvem atividades que proporcionam aos alunos uma experiência de aprendizagem na qual revisam situações e práticas profissionais para que possam começar a desenvolver suas competências e habilidades no campo de ação escolhido. Os estágios permitem que os alunos entendam essa realidade, entendendo o que está sendo feito, o que não está sendo feito e por quê.
 Referências:  “ As especificidades da docência na educação infantil: o estágio como possibilidade de reflexão-ação”, disponível no link: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/redivi/article/download/5075/4271
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI, 1998. v. 1. Disponível em: . Acesso em: 21 jan.2020. ________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB,2010. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2020. ________. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, SEB, DICEI, Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020. OLIVEIRA, Z. (Org.). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012
Estabelecer uma rotina produtiva: Nesta reportagem da Revista Nova Escola, são abordados aspectos importantes da prática do professor de educação infantil na organização da rotina e na articulação das dimensões do cuidar e do educar. Disponível em: http://bit.ly/3bFvJ3J
 ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019. (e-book). Este livro apresenta uma coletânea de textos sobre a docência na educação infantil organizada pelo Curso de Especialização em Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFRGS em parceria com o MEC. Disponível em: http://bit.ly/3bCQ5dD. 
 O perfil do educador infantil: Neste vídeo, a professora Maria Malta Campos, da Fundação Carlos Chagas, discute sobre a formação e o perfil do professor de crianças pequenas. Disponível em: HTTPS://youtu.be/o4WcvH-2IbI

Continue navegando