Buscar

Desenvolvimento Embrionário Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bárbara Adriele D.S.Gouveia Castro | 1ºSemestre | 2021.2
PROFESSORA MARIA CLARA– HISTOMORFOLOGIA DA CABEÇAE PESCOÇO
Desenvolvimento Embrionário Humano
 (1º semana)
 Desenvolvimento Embrionário Humano
A embriologia é a ciência que estuda o desenvolvimento humano! O desenvolvimento humano é contabilizado em semanas (1° semana, 2° semana,3° semana...) ao todo são 38° semanas de desenvolvimento humano!
Os espermatozoides são o Gameta masculino e o Ovócito é o gameta feminino! 3 eventos marcam a primeira semana do desenvolvimento embrionário:
Fertilização: também chamado de Fecundação
Clivagem do Zigoto
Formação do blastocisto
Esse desenvolvimento embrionário humano ele começa no momento da fertilização (união dos gametas masculino e feminino) quando esses gametas se unem forma-se o embrião no se estagio unicelular de vida que é denominado Zigoto. O Zigoto nada mais é do que o embrião no seu estágio unicelular de vida. O Zigoto é uma célula muito especializada, totipotente porque ele tem potencial genético para originar todos os tecidos que compõe o nosso corpo. É uma célula visível a olho nu, o tamanho do zigoto é mais ou menos metade da cabeça de um alfinete. Esse zigoto que é o ser humano no seu estágio unicelular de vida ele vai se dividir várias vezes, ele vai sofrer aquele processo de divisão celular chamada de mitose e vai gerar progressivamente células idênticas a ele inicialmente para que ele possa aumentar o número de células e em seguida essas células vão fazer movimentos de migração, vão se deslocar de um local para o outro dentro do embrião. Esse embrião vai crescer, a partir do momento que aumenta as células dentro do embrião ele cresce e essas células vão se diferenciar. 
 Fertilização
A fertilização acontece na tuba uterina mais especificamente na porção mais externa, no terço externo da tuba uterina e se inicia a partir do momento em que o espermatozoide entra em contato com o ovócito. Vários espermatozoides vão chegar a esse gameta mas apenas um espermatozoide consegue macular o seu material genético dentro do seu ovócito. Essa fertilização é concluída no momento em que os cromossomos do espermatozoide que são os cromossomos paternos ficam pareados com os cromossomos maternos na 1° divisão mitótica do zigoto mais especificamente na metáfase que é a etapa da divisão celular e que os cromossomos vão ficar aliados na placa equatorial na região mediana da célula. O que acontece com a fertilização? O espermatozoide inocula nesse ovócito com seu material genético e quando esses cromossomos maternos e paternos ficam pareados teoricamente a fertilização começou e aproxima etapa começa, que é a clivagem do zigoto.
 Clivagem Do Zigoto 
A partir desse momento esse zigoto vai sofrer repetidas divisões mitóticas para que este ser unicelular que é o zigoto possa aumentar o número de células. Isso é a clivagem do zigoto também chamada de segmentação. São essas divisões mitóticas que esse zigoto vai sofrer para que ele possa aumentar o seu número de células, porque quando acontece a fertilização o zigoto é uma célula única. A fertilização acontece no terço da tuba uterina vários espermatozoides chegam, apenas um consegue fazer a fertilização e esse zigoto é um ser unicelular, só que nós somos seres multicelulares, então esse zigoto, esse embrião precisa sofrer mitoses para que ele possa aumentar o número de células e isso vai acontecendo na medida que ele avança pela tuba uterina, ele vai se deslocando até que ele possa cair na cavidade uterina se prender dentro dessa cavidade e ele possa dá início a seu processo de desenvolvimento. Essas células são chamadas de blastômeros e quando esse embrião tem mais ou menos 12 a 16 células ele já é chamado de Mórula, nesse momento na mórula eu já consigo perceber dois tecidos, eu já começo a ter uma diferenciação entre essas células. A mórula se forma mais ou menos 3 dias depois da ocorrência da fertilização, que é o momento que esse embrião já percorreu a tuba e cai literalmente dentro da cavidade uterina, ele fica flutuando no fluido da cavidade uterina, alguns dias e depois ele vai se prender na parede do endométrio que é o tecido que reveste a cavidade uterina internamente. Na mórula nós temos dois tecidos, a massa celular interna e o trosflobasto, o trosflobasto são células externas. 
 Formação De Blastocisto
No final da primeira semana quando essa mórula cai dentro da cavidade uterina, ela fica um tempo flutuando no fluido da cavidade uterina e parte desse fluido penetra na mórula atravessa a zona pelúcida, e esse fluido uterino invade a mórula e forma uma cavidade dentro da mórula. Dentro da mórula vai se forma uma cavidade que é a cavidade blasto cística e a partir desse momento o embrião já é chamado blastocisto. 
Estruturas que compõe o Blastocisto:
· Trofoblasto (Tecido mais externo)
· Massa Celular interna (Também chamada de embrioblasto)
· Cavidade Blastocística 
Esses são os tecidos que temos no Blastocisto. Essa linha azulada na periferia da mórula é a região da zona pelúcida que estava envolvendo externamente o ovócito. (Na fertilização tem a camada de carboidratos, que é a zona pelúcidas, tem as células foliculares que vão envolvendo esse ovócito que é chamado de Corona radiata) e essas camadas aos poucos vão se degenerando por morte celular para que esse embrião possa proliferar mais rápidos suas células, aumentar o seu tamanho e consequentemente aumentar seu número de células. Vai chegar um momento que este blastocisto vai irá se prender na superfície do endométrio, após a degeneração da zona pelúcida esse blastocisto tem as suas células proliferando, se dividindo mais rapidamente e isso faz com que ele cresça rapidamente de tamanho. Mais ou menos no 6º dia, no final da 1º semana esse blastocisto se prende ao endométrio e quando ele se prende, isso induz uma nova diferenciação de células. No final da 1º semana esse blastocisto está parcialmente implantado (ele ainda está na superfície do endométrio) 
 Troflobasto
O troflobasto ele vai originar duas novas camadas teciduais:
· Citotroflobasto
· Sinciciotroflobasto 
Quais são os tecidos que vão se formar no blastocisto quando ele começa a se prender na superfície do endométrio? Parte do Troflobasto vai originar o tecido chamado de:
· Sinciciotroflobasto, é esse tecido que vai produzir enzimas que vão corroer a superfície do endométrio para que esse blastocicistico possa escavar o endométrio, se prender totalmente dentro dele.
· Citotroflobasto que é a outra parte do troflobasto que vai se diferenciar.
· Hipoblasto à medida que esse blastocisto vai entrando em contato com outros tecidos, os tecidos existentes, algumas dessas células vão sofrendo novas diferenciações celulares. É um movimento continuo de ativação de genes e diferenciação de células.
· Cav. Do Blastocisto
· Massa celular interna
 2º Semana do Desenvolvimento 
 Embrionário
Na 2º semana vai acontecer:
· O termino da implantação, 
· A continuação do desenvolvimento embrionário 
· Formação do saco Coriônico (origina o saco gestacional)
· Local ideal para que o Blastocisto se implante
Na 2º semana o embrião tem o formato de disco bilaminar 
 Locais de Implantação Do Blastocisto
O local ideal para implantação desse blastocisto é na porção superior da parede posterior do corpo do útero 
 3º Semana do Desenvolvimento 
 Embrionário 
No início da 3º semana iremos perceber um rápido desenvolvimento desse embrião, aquele disco embrionário que era bilaminar (Formado pelos 2 tecidos: Epiblasto e Hipoblasto) ele vai agora ser transformado em um tecido com 3 camadas germinativas (3 camadas de tecido):
· Ectoderma
· Mesoderma
· Endoderma
Ao longo da 3º semana aqueles 2 tecidos do disco embrionário da 2º semana (epiblasto e hipoblasto) eles serão substituídos por essas 3 camadas germinativas, são esses 3 tecidos que vão originartodos os tecidos e órgãos do embrião. Esse processo chamamos de: 
 Gastrulação
Evento em que aquele embrião que era formado por um disco bilaminar (Hipoblasto e Epiblasto) será transformado em um disco trilaminar formado por (Ectoderma, mesoderma e endoderma), durante esse período podemos chamar o embrião de Gástrula.
 Neurulação: Formação do Tubo Neural
Durante a neurulação o embrião é chamado de Nêurula e o processo de formação do tubo neural vai ser muito importante porque é a partir daí que irá formar o sistema nervoso central (encéfalo e a medula espinal) e durante o processo de neurulação, irei formar um grupo de células chamado de células da crista neural, que muitas dessas células vão estar originando elementos da cabeça e do pescoço. As células da Dentina são originarias da crista neural, a dentina é um tecido dentário que reveste o dente internamente, grande parte dos ossos da cabeça e do pescoço e músculos associados também são originados a partir de células da crista neural. Muitas estruturas que vamos encontrar dentro da região neoro facial são oriundas das células da crista neural que irá se formar durante a formação do tubo neural. No final da 3º semana o coração do embrião já começa a bater, o sistema cardiovascular é o primeiro sistema que atinge o estado funcional no embrião, é um sistema em desenvolvimento primitivo mas ele vai passar por uma série de processo de amadurecimentos. No final da 3º semana todo o saco coriônicos já começa a ter circulação sanguínea 
 Destino dos Folhetos Embrionários
· Ectoderma: Vai originar a Epiderme e seus anexos
(Unha, pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas, encéfalo que fica protegido pela calota craniana, medula espial que fica protegida pelo canal vertebral)
· Mesoderma: Vai originar a derme da nossa pele, o musculo estriado tanto esquelético como musculo estriado do coração, musculo liso que compõe a parede média dos nossos órgãos, nosso esqueleto, tanto o esqueleto axial (composto pelos ossos da cabeça, da coluna vertebral e do tórax) e apendicular (formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores) origina também o sistema urogenital, sistema circulatório, peritônio que é a membrana que reveste internamente a cavidade abdominal e o mesentério que é a membrana que reveste externamente as vísceras(órgãos) abdominais. 
· Endoderma: Ele vai formar não só o aparelho respiratório mas o tubo digestivo, a boca é a abertura inicial da cavidade digestiva e as glândula anexas (fígado, pâncreas, vesícula biliar e as glândulas salivares) 
 Período da Organogênese: Da 4º a 8º 
 Semana do Desenvolvimento Humano
A partir da 3º semana existe um intervalo maior no desenvolvimento que é o intervalo da 4º a 8º semana que é chamada de Período Da Organogênese. 
· Gêneses (Formação) 
· Organo (Organismo, órgãos)
Nesse período vai se formar praticamente todos os sistemas de órgãos do embrião (sistema respiratório, digestivo, endócrino.) só o circulatório que começou a se formar na 3º semana, sendo que no final da organogênes na 8º semana a maioria desses órgãos tem o funcionamento mínimo. Eles vão precisar entrar no período fetal que é a partir da 9º semana, temos o desenvolvimento humano pautado em 2 períodos: 
· O período embrionário que vai da 1º semana até a 8º semana.
· O período fetal que vai da 9º semana até o final do desenvolvimento que é a 38º semana.
Da 1º a 8º semana o ser humano é chamado de embrião, a partir da 9º semana é chamado de feto! No período fetal que vai da 9º a 38º semana esses órgãos vão amadurecer, crescer, se desenvolver, vão atingir um estado de maturação funcional. Eles foram formados durante o período da organogênese e vão maturar ao longo do período fetal. Como a maioria dos tecidos e órgãos se formam entre a 4º e 8º semana é nesse período que o embrião fica mais suscetível aos teratógenos (agente químico-físico ou infeccioso capaz de induzir uma má formação do feto chamada anomalias congênitas) alguns anticonvulsivantes, antidepressivos são altamente teratogênicos, muitos deles quando utilizado nesse período da organogênese pode inclusive formar uma anomalia muito conhecida que é a Fenda Palatina. Muitas fendas se formam em função da exposição a teratógenos.
 Principais Eventos da 4º a 8º semana
Na 4º semana temos o tubo neural que vai estar originando o sistema nervoso central, o somito são estruturas que se formam no mesoderma e são muito importantes, porque vão originar maioria do esqueleto e da musculatura associada do dorso do indivíduo, a porção dorsal da coluna vertebral. 
1
4