Buscar

Economia - Avaliação II - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECONOMIA - Avaliação II - Individual
Questão 1
À medida que aumentamos o consumo de mais uma unidade, a utilidade total aumenta, porém a utilidade marginal (a última unidade consumida) decresce. É precisamente a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está sustentada em quatro princípios.
Sobre a utilidade total de um produto/serviço acumulativo, assinale a alternativa CORRETA: 
A)  Isto quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. Apesar de que cada consumidor possui gostos e preferências específicas, ele percebe um grau subjetivo de utilidade em cada um dos produtos e serviços a serem consumidos. Grau de utilidade que pode ser comparado e medido como o grau de utilidade atribuído para outros produtos semelhantes. 
B)  Ela é acumulativa até o ponto de saturação. Isso significa que todo produto/serviço, por melhor que esse seja, há um limite. No momento de consumir unidades adicionais, o grau de satisfação total vai acumulando até chegar à saturação. 
C)  No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfações relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências. 
D)  Isso significa que se um consumidor tiver a sua disposição diversos produtos complementares a serem consumidos, o seu grau de satisfação poderá ser ainda maior. Se no café da manhã o consumidor tem à disposição pão de queijo, logo, ele poderá acompanhar seu café com esses pães.
Questão 2
A economia procura entender como a sociedade e os indivíduos utilizam recursos, que são escassos, na produção de determinados bens ou serviços. Além disso, estuda também a forma como estes bens e serviços são distribuídos entre os vários agentes econômicos. Esta ciência social é dividida em suas grandes áreas: a microeconomia e a macroeconomia. Com relação ao estudo da microeconomia, assinale a alternativa CORRETA:
A)  O estudo do nível geral de preços, da taxa de juros e das taxas de câmbio, são objetos da microeconomia.
B)  Tem como objetivo o estudo da economia como um todo, ou seja, oferece uma visão global da economia.
C)  É a área que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos essenciais para uma economia.
D)  O estudo sobre as taxas de emprego ou desemprego de um país é objeto da microeconomia.
Questão 3
Há três variáveis principais que definem as estruturas de mercado: número de empresas e consumidores atuantes no mercado, tipos de mercadorias e os serviços oferecidos no mercado, e as características dos produtos e serviços, além é claro, da existência ou não de barreiras de acesso para novos mercados. Especificamente com relação à estrutura de mercado de Concorrência Perfeita, assinale a alternativa CORRETA:
A)  É uma estrutura que favorece práticas de concorrência desleais, por exemplo, o dumping.
B)  É uma estrutura onde há apenas um ofertante de bens e serviços.
C)  É uma estrutura onde há poucos ofertantes de bens e serviços e muitos demandantes destes bens e serviços.
D)  Nesta estrutura, os produtos oferecidos são perfeitamente substituíveis, ou seja, não há nenhum tipo de diferenciação entre eles.
Questão 4
A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços.  
II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.        
III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.
B)  As sentenças I e II estão corretas.
C)  Somente a sentença II está correta.
D)  Somente a sentença I está correta.
Questão 5
O principal interesse econômico das empresas é a geração de lucro. Esse interesse vai se aprimorando à medida que as empresas conseguem melhorar a sua produtividade. Geralmente, essa produtividade está relacionada com a maneira como as organizações combinam os seus fatores de produção. Sobre os elementos que podem explicar o comportamento lógico das empresas nos diferentes níveis de preços, analise as sentenças a seguir:
I- Estrutura dos custos de produção e capacidade e interesse intrínseco das empresas em aprimorar (otimizar) seus custos.
II- Capacidade de produção e gestão da produção.
III- Capacidade de inovar e aplicar novas tecnologias.
IV- Capacidade de vender e distribuir seus produtos.
V- Capacidade de produzir ao maior custo possível e vender ao menor preço possível seus produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença II está correta.
B)  As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C)  As sentenças I e V estão corretas.
D)  As sentenças III e V estão corretas.
Questão 6
A microeconomia refere-se a estudos de como as entidades individuais que compõem a economia – consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, grandes proprietários de terras, produtores de bens ou serviços particulares, atuam reciprocamente. É a ciência social que estuda as implicações da ação humana individual, especificamente sobre como essas decisões afetam a utilização e distribuição de recursos escassos.
Acerca de introdução aos problemas econômicos, de escassez e escolha e de livre mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Bens é a denominação usual de produtos tangíveis, resultantes das atividades primárias, secundárias e terciárias de produção.
B)  Por mais desenvolvidas que sejam as sociedades, sejam elas constituídas pelos sistemas de economia de mercado socialista ou capitalista, formulam cinco perguntas fundamentais para minimizar o problema da escassez de recursos.
C)  As necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos produtivos existentes na natureza são escassos, ou seja, não são encontrados em grande abundância.
D)  As necessidades humanas são limitadas, e os recursos produtivos existentes na natureza são encontrados em grande abundância, não havendo, portanto, o problema de se tornarem escassos.
Questão 7
Com relação à lei da oferta e procura, suponha a seguinte situação de mercado: o preço de determinada mercadoria é de R$ 10,00. Em função desse preço, a quantidade procurada é de 650 unidades, já a quantidade ofertada é de 60 unidades. Analise as sentenças a seguir:
I- A demanda é maior que a oferta. Em função disso, há uma tendência de elevação dos preços.
II- A capacidade de produção vai dar conta da demanda; portanto, não há tendência de elevação dos preços.
III- A quantidade procurada ficará igual à capacidade ofertada. Portanto, os preços serão iguais, resultando num equilíbrio de mercado.
IV- Nesta situação, a procura será menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença I está correta
B)  As sentenças II e IV estão corretas.
C)  Somente a sentença II está correta.
D)  As sentenças III e IV estão corretas.
Questão 8
Os preços são determinantes para que produtos tenham uma maior ou menor procura no mercado.
Como ocorre essa relação?
A)  A logística é fundamental para que um determinado item tenha uma maior ou menor procura.
B)  Os preços na realidade são irrelevantes, pois o marketing compensa tudo nesse sentido.
C)  O preço de um item é irrelevante, pois ao baixar o preço o que importa de fato é a qualidade do preço ofertado.
D)  Os preços, ao baixarem naturalmente, geram aumento na demanda deste determinado item.
Questão 9
Custos de produção são determinados de maneira diretapelos preços dos fatores de produção, dos processos produtivos e dos avanços tecnológicos. Quanto menores os preços dos fatores de produção e mais avançada for a tecnologia envolvida no processo produtivo, menores serão os custos unitários de um determinado produto. A tecnologia, portanto, possui um papel fundamental. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Avanços tecnológicos nos processos de produção geram processos mais produtivos, nos quais a produtividade "hora/homem" aumenta drasticamente.
II- Avanços tecnológicos geram constantes inovações e novas invenções, um ciclo virtuoso, que vai se refletindo na produção de produtos com menores quantidade de recursos básicos e por meio de processos bem mais rápidos.
III- O avanço tecnológico gera um aumento considerável na capacidade efetiva de ofertar produtos e serviços. Este fator aumenta drasticamente a fronteira de produção.  
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e II estão corretas
B)  As sentenças I, II e III estão corretas.
C)  As sentenças II e III estão corretas.
D)  Somente a sentença I está correta.
Questão 10
Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo.
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta.
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda.
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, III e IV estão corretas
B)  As sentenças III e IV estão corretas.
C)  As sentenças II e III estão corretas.
D)  As sentenças I e II estão corretas.

Outros materiais