Buscar

Avaliação de Psicologia do Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Psicologia – FACULDADE ESTÁCIO DO RIO GRANDE DO SUL
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 3001
PROF: Márcia Semensato
Nome: Jadi Froz
AVALIAÇÃO/ AV2
Novembro/2021
Leia as questões com atenção. 
A avaliação consta de 10 questões.
Faça a entrega da sua avaliação em TRABALHOS no TEAMS. Em caso de dúvida ou dificuldade nisto estarei à disposição para auxiliar.
1.O desenvolvimento humano é complexo e multifacetado. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é aquele que situa as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo a realização do seu potencial, o aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que elas desejam. Neste sentido, vários fatores indissociáveis e em constante interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que define corretamente um dos fatores do desenvolvimento humano. 
	
(x)Hereditariedade: A carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver.
	
(.) Crescimento genético refere-se ao aspecto físico.
	
(.)Meio ambiente é o fator que determina torna possível determinado padrão de comportamento.
	
(. )Hereditariedade: é o conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo.
	
(. )Crescimento social é a capacidade de pensamento, raciocínio.
2. relação aos estudos sobre desenvolvimento, crise da adolescência e a Síndrome Normal da Em Adolescência, analise as seguintes assertivas colocando V para verdadeiro e F para falso.
( v ) Ocorre a perda da identidade infantil, instigada pela mudança corporal, gerando a procura por uma nova identidade, a qual irá se construindo tanto conscientemente quanto inconscientemente.
( V ) A formação da identidade adolescente também é instigada pela perda do tipo de proteção dispensado na infância e pela sua mudança de papel na família.
( V ) O/A adolescente busca fazer parte de um grupo pelo qual ele desloca a necessidade de proteção, antes depositada em seus pais, e se defende diante da perda da identidade infantil.
( F ) A crise de identidade na adolescência é considerada um aspecto patológico caso o adolescente manifeste um afastamento do contexto familiar.
() O aspecto maturacional (biológico) é marcante na entrada na puberdade, que é uma etapa da adolescência
( ) Os pais também tendem a sentir um impacto em relação as mudanças do crescimento biológico, em decorrência dos sentimentos frente à genitalidade do/a filho/a, e da manifestação da personalidade emergente.
AGORA ASSINALE A SEQUENCIA CORRETA
	
( )V, V, F, F, V, F
		
( )F, V, F, V, V, V
	
( )F, F, V, V, F, V
( X )V, V, V, F, V, V
( )V, V, V, F, V, V
3. De acordo com Piaget, a adolescência é um período que: 
( )Corresponde ao período pré-operatório.
()Corresponde ao período operacional, em que há não só o pensamento abstrato, como também uma facilidade do adolescente em aproximar-se dos adultos.
( )Corresponde ao período operacional, em que há não só o pensamento abstrato, como a incapacidade de generalizar e interpretar experiências.
(X)Corresponde ao período operacional formal, em que há não só o pensamento abstrato, como também um desejo do adolescente em libertar-se do adulto.
( )Corresponde ao período operacional formal, em que há não só o pensamento abstrato, como o desapego do adolescente a ideia de pertencer a um grupo. 
4.Sobre a adolescência e a Psicologia, analise como VERDAEIRAS OU FALSAS cada uma das afirmativas a seguir. 
(F). As problemáticas dos adolescentes iniciam-se com as mudanças corporais e segue com mudanças psicológicas. Assim, para lidar com essas problemáticas, o adolescente tem que renunciar à sua condição de criança.
(V) Na busca por sua identidade, o adolescente, busca a inserção em grupos como um processo de identificação. Muitas vezes, o processo é tão intenso que o adolescente parece pertencer mais ao grupo de amigos do que ao grupo familiar nesse período.
(V) Uma das tarefas fundamentais, concomitante à busca de identidade do adolescente, é a elaboração do luto pela perda dos pais da infância.
(F) A diminuição da idealização infantil dos pais dificulta o processo de separação do/a adolescente.
5. Os estudos de John Bowlby sobre o vínculo formado entre bebê e cuidador levaram-no a identificar padrões de apego derivados de “modelos funcional do eu” que a criança constrói a partir de suas experiências com o cuidador, geralmente a mãe. Um padrão em que a criança chora quando o cuidador se ausenta, mas alegra-se e interage com ele quando de seu retorno caracteriza o apego
() ansioso.
() reparador.
() ambivalente.
() resistente.
(X)seguro.
6.A preocupação com o desenvolvimento infantil passou a fazer parte das ações de promoção em saúde da criança propostas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em meados da década de 90, a partir da criação da estratégia de Atenção Integrada àsDoenças Prevalentes na Infância, a AIDPI.
Nesse sentido, sobre a Vigilância do desenvolvimento infantil, analise as afirmativas abaixo e classifique cada uma como VERDADERIA OU FALSA: 
(V)A Anamnese serve para avaliar riscos para o desenvolvimento
(V)Os marcos do desenvolvimento são habilidades e posturas que a criança tem por idade, observando um marco para cada área do desenvolvimento. Uma destas áreas é a interação social. 
(F)Os riscos para o desenvolvimento infantil são considerados, de forma geral, decorrentes de uma interação entre as características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente
(V)Os riscos para o desenvolvimento infantil são identificados, por exemplo, por fatores adversos ligados a características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente que podem alterar o seu ritmo normal
(V)A falta de estimulação adequada no espaço familiar não chega a ser avaliada no AIDPI
7. Embora os adolescentes correspondam a uma parcela significativa da população e sejam considerados suscetíveis à psicopatologia e ao estresse, apenas nas últimas décadas surgiu o reconhecimento da necessidade de dar a devida atenção à saúde mental dos jovens. Nesse sentido, é importante diferenciar sintomatologia sugestiva de psicopatologia das características típicas da adolescência. 
Analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas no que tange à depressão na adolescência: 
(V)A depressão na adolescência tende a ser acompanhada de sentimentos de desesperança e/ou culpa.
(F)A depressão na adolescência é caracterizada pela perda da condição infantil.
(V)A depressão na adolescência tende a ser acompanhada de alterações do sono e/ou distúrbios do sono.
(V)A depressão na adolescência tende a ser acompanhada de isolamento e baixa autoestima.
(V)A depressão na adolescência pode estar relacionada com o desenvolvimento de um apego inseguro na relação com familiares.
8. Na adolescência as relações sociais adquirem novas características. Sobre a relação dos filhos adolescentes com seus pais, assinale a alternativa correta:
	
(. )Aumentam o número de interações positivas com os pais, diminuindo o número de conflitos.
	
(X)Passam a olhar seus pais com uma visão mais crítica, analisam seus conceitos e seu modo de vida, o que pode ocasionar uma discrepância entre as expectativas dos filhos para com os seus pais.
	
(. )Passa mais tempo em casa, com seus familiares, tendo em vista que se sentem inseguros.
	
(. )Aceitam a relação vertical e autoritária dos pais, pois, como estão no estágio das operações formais, entendem que os pais assumem essa postura para protegê-los.
	
(. )Geralmente entram num processo de supervalorização dos pais.
9.Para Knobel e Aberastury, alguns sinais característicos da adolescência são os lutos vividos nesta fase do desenvolvimento.Analise as alternativas a seguir e depois responda quais são esses lutos.
I. luto pelo corpo infantil;
II. luto pelos desejos infantis;
III. luto pela identidade e pelo papel infantil;
IV. luto pelo comportamento infantil;
V. luto pelospais da infância.
A alternativa que refere corretamenteos lutos da adolescência, conforme os autores é:
	
(. )I - II - IV
	
(X)I - III - V
	
(. )I - III - IV
	
(. )III - IV - V
	
(. )II - III - IV
10.A revisão deMenegotto,Pasinie Levandowski(2013) sobre o Obullyingescolar no Brasilenfocou artigos científicossobre o tema publicados até o final de 2011. Nesta revisão os autores trazem importantes contribuições de pesquisas sobre o assunto. Leia as alternativas abaixo e marque cada uma com V (verdadeiro) ou F (falso), no que diz respeito aos aspectos apontados pelos autores sobre o tema do bullying escolar. 
(V)O bullying é um fenômeno que se caracteriza por atos de violência física e intencional contra uma ou mais vítimas. Os atos de violência verbal, mesmo que ocorram de forma repetitiva não devem ser caracterizados como bullying, mas discussões ofensivas.
(F)Os atos de bullying tendem a um impacto negativo na autoestima dos alunos.
(V)O bullying pode ser caracterizado como direto ou indireto.
(V)O bullying pode não manifestar-se de forma explícita e, assim sendo, pode ser confundido com brincadeiras típicas da idade.
(F)Pesquisas não encontram associação entre a violência intrafamiliar e envolvimento com bullying especificamente nos casos de bullyingescolar.
(F)Em quase metade dos casos o papel de vítima e de agressor pode ser vivenciados pela mesma pessoa.

Continue navegando