Buscar

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Física Geral e Experimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATENÇÃO, NOS AJUDE A MANTER UM MATERIAL COM QUALIDADE.
CURTA E SALVE ESSE CONTEÚDO.
1 - Uma partícula inserida em um sistema de coordenadas está sendo observada por um cientista. Após 24h de monitoramento, a coleta de dados possibilitou o pesquisador a escrever a seguinte equação de velocidade V desta partícula: = (5,6 m⁄s t-3,5 m⁄s t² )î+7,0 m⁄s ĵ, 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vetor aceleração, é correto afirmar que o módulo e a direção do vetor V no instante t = 3 s é: 
RESPOSTA CORRETA = V = (-15,4 m⁄s²)î.
2 - Um caminhão de entrega parte de um depósito e viaja 2,60 km para o norte. O caminhão faz uma curva para a direita e viaja 1,33 km para leste antes de fazer outra curva para a direita e viajar 1,45 km para o sul, até seu destino.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vetores unitários, assinale a alternativa que apresenta corretamente o deslocamento do caminhão:  îĵ
RESPOSTA CORRETA = D = 1,33î+1,15ĵ.
3 - Um jogador de golfe muito experiente sabe a força e o ângulo adequado para atingir o alcance desejado e acertar o buraco. Suponha que esse jogador lança uma bola com um ângulo de 40º com a horizontal a uma velocidade média inicial de 64,4 m/s.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimento de um projétil e desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que o alcance horizontal e a altura máxima da bola é: 
RESPOSTA CORRETA = R = 417 m e y = 87,4 m.
4 - Na física, as grandezas de medição podem ser divididas em grandezas fundamentais (massa, tempo, comprimento etc.) e grandezas derivadas (velocidade, aceleração, força, etc), que, por sua vez, podem ser de dois tipos: as grandezas escalares e as grandezas vetoriais.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a definição de grandezas vetoriais, analise as afirmativas a seguir:
I. A velocidade é uma grandeza vetorial.
II. A aceleração é uma grandeza vetorial.
III. A Força é uma grandeza escalar.
IV. O deslocamento é uma grandeza escalar.
V. A distância é uma grandeza escalar.
Está correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA CORRETA =  I, II e V.
5 - Na multiplicação entre vetores existem duas formas diferentes de obter o produto, que pode ser uma grandeza escalar ou uma grandeza vetorial. Para indicar qual produto deve ser obtido utiliza-se a representação “×” para produto vetorial e “∙” para produto escalar.
Para os vetores da figura abaixo, considere os respectivos módulos: a = 4, b = 3, c = 5.
grafico 2(1).png
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre multiplicação de vetores, analise as afirmativas a seguir com base na figura apresentada e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (V) O módulo de A × B é 12.
II. (V) A direção e sentido de A × B é +z.
III. (F) O módulo de  A × C é 16.
IV. (F) A orientação de  B × A é +z.
V. (V) O módulo de  B × C é 12.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA CORRETA = V, V, F, F, V. 
6 - As operações básicas de soma e subtração para grandezas vetoriais não seguem o mesmo padrão de raciocínio que estamos acostumados. Para realizar essas operações com os vetores, é necessário conhecer a direção, sentido e intensidade dos envolvidos.
Observe a figura apresentada a seguir, que mostra a disposição de dois vetores 𝐴⃗ e 𝐵⃗⃗ :
grafico 1.png
Considerando que cada quadrado da figura corresponde a 1 unidade e com base no estudo de soma e subtração de vetores, é correto afirmar que a soma entre os vetores apresentados é igual a:
RESPOSTA CORRETA = um vetor resultante 𝑅⃗⃗ que possui módulo igual a 4.
7 - Um ciclista está fazendo um treino progressivo. Ele o inicia pedalando com velocidade constante v em uma pista circular. A aceleração centrípeta da bicicleta é a_c. Em determinado momento, o ciclista decide aumentar a velocidade da pedalada para 2v.
Considerando a situação acima e o conteúdo estudado sobre movimento circular uniforme, pode-se afirmar que a a_c:
RESPOSTA CORRETA = aumenta para 4a_c.
8 - Um navio de carga sai do Porto de Santos (SP) com o objetivo de chegar ao porto de Itaguaí (RJ), que está localizado a 400 km ao norte. Porém, uma tempestade inesperada o levou para um local situado a 565,7 km na direção nordeste (45º com o eixo Ox).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre componentes de vetores, para que o navio chegue ao ponto de destino, é correto afirmar que: 
RESPOSTA CORRETA = o navio deverá percorrer 400 km na direção oeste.
9 - Um caminhão de carga está trafegando em uma estrada muito sinuosa, a uma velocidade escalar constante de 10 m/s. Ao passar por uma rotatória, o caminhão faz uma curva completando ¾ da mesma. A aceleração centrípeta é de 8,0 m/s2.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimento circular uniforme, é correto afirmar que o raio da rotatória é de:
RESPOSTA CORRETA = 12,5 m.
10 - Um vetor pode assumir diferentes direções. Quando ele se encontra na diagonal, com uma certa angulação em relação à horizontal, para realizar uma operação de soma, subtração, multiplicação ou divisão, é muito mais simples decompormos esse vetor nos eixos x e y de um plano cartesiano.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre componentes de vetores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (V) Um vetor nulo pode ter componentes diferentes de zero.
II. (F) Os componentes Ax e Ay de vetores, respectivamente, na horizontal e vertical, são nulos.
III. (F) O resultado obtido pela soma de vetores usando suas componentes é diferente do resultado obtido pelo método geométrico.
IV. (V) Os vetores podem possuir componentes em duas ou três dimensões.
V. (V) A terceira dimensão do plano cartesiano encontra-se perpendicular ao eixo x e y simultaneamente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA CORRETA = V, F, F, V, V.

Outros materiais