Buscar

Avaliação II - cultura popular brasileira

Prévia do material em texto

Avaliação II - Cultura Popular Brasileira
1O termo Folclore vem de Folk que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é “a sabedoria do povo”. Esse nome foi criado por um inglês e arqueólogo, em um artigo publicado na revista inglesa “The Athenaeum”, em 22 de agosto de 1846. Após a publicação, o termo tornou-se universal e comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Mestre Vitalino.
B
Isaac Newton.
C
Elifas Andreato.
D
William John Thoms.
2O tropicalismo, logo depois de sua "explosão" inicial, transformou-se num termo corrente da indústria cultural e da mídia. Em que pesem as polêmicas geradas inicialmente (e não foram poucas), o tropicalismo acabou consagrado como ponto de clivagem ou ruptura, em diversos níveis: comportamental, político-ideológico, estético. Ora apresentado como a face brasileira da contracultura, ora apresentado como o ponto de convergência das vanguardas artísticas mais radicais (como a Antropofagia modernista dos anos 1920 e a Poesia Concreta dos anos 1950, passando pelos procedimentos musicais da Bossa Nova), o tropicalismo, seus heróis e "eventos fundadores" passaram a ser amados ou odiados com a mesma intensidade. Atualmente, mais amados do que odiados (NAPOLITANO, 1998). Sobre o movimento da tropicália, analise as sentenças a seguir:
I- Um movimento de curta duração com grande influência sobre compositores e cantores.
II- A utilização de elementos tradicionais marcam o movimento.
III- Marca uma ruptura comportamental, estética e ideológica.
IV- Com a inserção de instrumentos elétricos, contribuir para a diminuição do preconceito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos; VILLACA, Mariana Martins. Tropicalismo: as relíquias do Brasil em debate. Rev. Bras. Hist.,  São Paulo,  v. 18, n. 35, p. 53-75,    1998 .  Disponível em: . Acesso em: 1  mar.  2017.
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
3Os primeiros estudos do Folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a ter um melhor entendimento e conhecimento sobre a sociedade, o que elevou o objeto folclórico a outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore e a cultura popular, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura popular é a que pertence à maioria do povo e atinge a maior parte da população, é aquela que se aprende nas conversas, nas ruas ou que perpassam gerações.
II- O termo folclore vem de "Folk", que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é “a sabedoria do povo”.
III- O progresso desordenado tende a acabar com as tradições, sendo que as manifestações folclóricas passam a ser consideradas populares.
IV- A ciência que estuda o folclore é chamada de folclorógica, é ela que dá tratamento científico aos dados coletados na pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
4Em diversas sociedades, a música é um elemento importante na disseminação e representação cultural. No Brasil, a música tornou-se um componente fundamental na identidade dos indivíduos, na medida em que foi inserida nos mais diferentes contextos. Sobre a música no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A única forma correta de classificação da música é: erudita, popular e folclórica.
II- É correto usar o termo “música popular” tanto para produções que são originadas na vivência dos grupos culturais quanto para a música produzida e veiculada comercialmente, e que acaba tendo grande aceitação pública.
III- Pode-se afirmar que a primeira forma de manifestação musical existente em território brasileiro foi a trazida pelos colonizadores portugueses.
IV- As missões jesuíticas utilizaram-se da música no processo de catequização.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença IV está correta.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
5A música, sobretudo a chamada "música popular", ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Sobre a música no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
                                            
I- Década de 1930.
II- Década de 1960.
III- Década de 1970.
(    ) A Jovem Guarda e os Festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do país e apresentam importantes nomes da música brasileira.                
(    ) Temos a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período ficou conhecido como Época de Ouro.                        
(    ) Ganham destaque artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante.      
          
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
A
II - I - III.
B
III - II - I.
C
I - II - III.
D
I - III - II.
6A data de início do 1ª Congresso e a data da publicação da carta pelo inglês William John Thoms serviram de base para instituir no dia 17 de agosto de 1965 pelo então presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, através do Decreto nº 56.747, o Dia do Folclore. Qual é esse dia?
A
Dia 22 de agosto.
B
Dia 22 de setembro.
C
Dia 17 de agosto.
D
Dia 17 de setembro.
7Na hierarquia cultural da sociedade brasileira, a MPB chegou à década de 1970 dotada de alto grau de reconhecimento junto às parcelas de elite da audiência musical, ainda que alguns setores do meio acadêmico e literário não compartilhassem desta valorização cultural excessiva. Enquanto o cinema e o teatro brasileiros, como um todo, não conseguiam formar um público "fixo", mais amplo, a música popular consolidava sua vocação de "popularidade", articulando reminiscências da cultura política nacional-popular com a nova cultura de consumo vigente após a era do "milagre econômico", entre os anos de 1968 e 1973 (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1970, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.
A
A erudição é a marca da música popular deste período.
B
Neste período, destacam-se nomes como Barão Vermelho e o neo-sertanejo.
C
A Jovem Guarda surgiu e expandiu-se neste período.
D
O regionalismo musical expandiu-se e novos nomes surgiram, como Alceu Valença.
8A concepção e a produção dos artefatos artesanais variam conforme a cultura e história local, e é beneficiada pela matéria-prima necessária disponível no território. A produção artesanal é um gerador de renda para a população. Seu uso como fonte de subsistência exige que a compensação financeira seja imediata para o artesão, que em geral, não dispõe de muito tempo e recursos para investir no reconhecimento do mercado, ou na melhoria de suas técnicas e da qualidade do seu produto (VERGARA; SILVA, 2007). Com relação ao artesanato de renda e bordado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Renda de bilro, filé e bordado de crivo são algumas das técnicas dessa modalidade de artesanato.
(    ) As rendas e bordados estão muito presentes nas regiões Sul, Norte e Nordeste.
(    ) A renda tem grande presença no litoral e nas áreas de rios e lagos.
(    ) A produção de rendase bordados não envolve compensação econômica, não há venda desses artigos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VERGARA, Sylvia; SILVA, Heliana. Organizações artesanais: um sistema esquecido na teoria das organizações. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, , v. 6, n. 3, p. 32-38, jul. 2007.
A
V - F - V - F.
B
F - V - V - V.
C
V - V - V - F.
D
V - V - F - V.
9A estética da xilogravura é um campo por demais escorregadio e paradoxal. Muitos autores, em razão de atitudes elitistas, hesitam em atribuir a tal manifestação cultural o estatuto de obra de arte. Este processo de desqualificação do popular passa pela ênfase que esses mesmos autores dão ao caráter utilitário destas práticas, vincadas por um cotidiano em que vida e obra de seus produtores se imbricam de modo indissolúvel (CARVALHO, 1995). Sobre a xilogravura na cultura popular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A xilogravura está ligada à vida cotidiana de quem a cria.
(    ) A xilogravura é realizada em metal e, na maioria das vezes, colorida.
(    ) Os cordéis, ilustrados por xilogravuras, são expostos em cordas em feiras.
(    ) A xilogravura está desconectada da literatura, surgiu como um movimento separado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Gilmar de. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 39, p. 143-158, dez. 1995. ISSN 2316-901X. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2017.
A
V - F - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - F - V - V.
D
F - V - V - V.
10O folclore é identificado por algumas características que dizem respeito à forma como uma sociedade lida com determinado conhecimento. A partir desta citação, identifique algumas características de um fato folclórico:
“O povo pega o fato folclórico como uma estória ou modinha, aprende, aumenta inventando, elimina o que não gosta e a estória ou modinha segue para a frente, tendo o povo como autor, pois só o que é do povo é realmente folclore” (ORTENCIO, 2004, p. 17).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ORTENCIO, Lydia. Museu do brinquedo será criado em São Paulo. 2004. Disponível em: <www.
crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4220>. Acesso em: 30 ago. 2010.</www.
A
Temporalidade e oralidade.
B
Funcionalidade e temporalidade.
C
Adaptabilidade e tradicionalidade.
D
Aceitação coletiva e dinamicidade.

Continue navegando