Buscar

LODF e Conhecimentos do DF

Prévia do material em texto

Conhecimentos do DF
TEC
Teoria:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Distrito Federal está classificado como “muito alto”, sendo o segundo maior do Brasil, somente atrás de São Paulo, no ranking comparativo com os estados.
Errada. O IDH do DF é o maior do brasil (está em 1º lugar).
É um objetivo prioritário do Distrito Federal promover, proteger e defender os direitos da criança, do adolescente, do jovem e do idoso.
Errado. Não tem a palavra “idoso”.
Somente a partir da Constituição Federal de 1988, o Distrito Federal obteve plena autonomia para eleger diretamente seu prefeito, governador e deputados distritais.
A plena autonomia do Distrito Federal ocorreu somente com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Já na eleição de 1990, a população do DF pode escolher seu governador e oito deputados distritais. Contudo, o DF não possui em sua organização política a figura do prefeito. De 1960 a 1967, a administração da capital era de responsabilidade de um prefeito, sendo o primeiro deles Israel Pinheiro, então presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP. Em 1969, por uma mudança Constitucional, o título do chefe do poder executivo passou de prefeito para governador que, até o ano de 1989, era de indicação do Presidente da República. Gabarito: Errado
O plano urbanístico de Brasília, concebido pelo engenheiro Lúcio Costa, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade com o princípio fundamental de proteger e preservar seu conjunto urbanístico.
Em 1987, o plano urbanístico de Brasília foi inscrito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO na lista de bens de patrimônio cultural da humanidade. Segundo a UNESCO, o Patrimônio cultural de Brasília é composto por monumentos, edifícios ou sítios que têm valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico, e a compreensão da sua preservação reafirma a necessidade de se executar políticas públicas capazes de assegurar a proteção desse patrimônio. No entanto, Lúcio Costa não era um engenheiro, como afirma a questão, e sim um arquiteto e urbanista. Gabarito: Errado
De acordo com a LODF, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito; referendo; e iniciativa popular.
De acordo com o art. 5º, da LODF, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.
Gabarito: Certo
O desenvolvimento econômico do DF favorece o fluxo migratório e atraiu um grande contingente populacional. Fatores que contribuem para que o quantitativo e o crescimento da população seja predominantemente de pessoas que vieram de outros estados.
Por sediar a capital do Brasil, o DF atrai muitos imigrantes de outros estados para trabalharem no serviço público ou em atividades diversas no setor privado. Mesmo com essa característica, na atualidade, a maioria da sua população é nativa do DF. A PDAD de 2018, indicou que 55,3% da sua população é brasiliense. Quanto ao crescimento populacional, ele ocorre mais por nascimentos no próprio DF, do que em função da chegada de imigrantes de fora do Distrito Federal. Gabarito: Errado
São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino, o brasão, as armas e o selo nacionais. Decreto do Governador do DF poderá estabelecer outros símbolos do Distrito Federal e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal.
Errado. De acordo com o art. 7º, da LODF, são símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão. O parágrafo único, do mesmo artigo, ainda dispõe que a lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal. Gabarito: Errado
É de competência privativa da CLDF a fiscalização e o controle dos atos da administração direta e indireta do Poder Executivo do DF.
Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:
XVI - fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta.
Questão correta.
Promover, proteger e defender os direitos da criança, do adolescente e do jovem é um dos objetivos prioritários do DF expressamente previstos na LODF.
Literalidade do art. 3º, XII, da LODF. Um dos objetivos prioritários do Distrito Federal é promover, proteger e defender os direitos da criança, do adolescente e do jovem. Gabarito: item correto.
Caso o governo do DF pretenda executar determinado projeto e realize uma audiência pública sobre o tema, essa audiência caracterizará o exercício da soberania popular.
A audiência pública não caracteriza o exercício da soberania popular. De acordo com a literalidade do art. 5º, da LODF, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante: plebiscito; referendo; e iniciativa popular. Gabarito: item errado.
Brasília, capital da República Federativa do Brasil, tem como símbolos a bandeira, o hino e o brasão; entretanto, símbolos adicionais poderão ser estabelecidos mediante decreto do governador do DF.
Art. 6º Brasília, Capital da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal. 
Art. 7º São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão.
Parágrafo único. A lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal.
Então há 2 erros. Os símbolos são do DF, e não de Brasília. Além disso, somente lei poderá definir outros símbolos. Gabarito: item errado.
Ninguém será discriminado ou prejudicado em razão de nascimento, idade, etnia, raça, cor, sexo, características genéticas, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, orientação sexual, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condição, observada a Constituição Federal.
De acordo com o art. 2º, Parágrafo único, da LODF, temos que ninguém será discriminado ou prejudicado em razão de nascimento, idade, etnia, raça, cor, sexo, características genéticas, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, orientação sexual, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condição, observada a Constituição Federal. Gabarito: item certo.
As administrações regionais não integram a estrutura administrativa do DF, mas sujeitam-se às disposições contidas na LODF.
Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.
Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.
Questão errada.
Para a extinção de uma região administrativa é necessária a edição de lei específica, ficando condicionada a sua vigência à aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e à decisão, por maioria absoluta, do respectivo conselho de representantes comunitários.
Dispõe o art. 13, LODF, que a criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. As demais exigências foram inventadas pela Banca Examinadora. Gabarito: Errado.
No caso de criação de região administrativa, a criação do respectivo conselho tutelar dependerá de edição de lei distrital.
Dispõe o art. 13, LODF, parágrafo único, que, com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, AUTOMATICAMENTE, Conselho Tutelar para a respectiva região. Gabarito: Errado.
O DF pode doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, desde que mediante autorização expressa da Câmara Legislativa.
De acordo com o art. 18, IV, LODF, é vedado ao Distrito Federal doar bens imóveisde seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato. Gabarito: Certo.
A participação popular no processo de escolha de administrador regional deve ser regulada por lei.
Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida. 
§ 1º A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.
Gabarito: Certo.
A remuneração de um administrador regional do DF não pode ser igual à de um secretário de estado.
Conforme art. 10, § 2º, da LODF, a remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. Igual ou até menor pode!
Gabarito: Errado.
Pelo fato de Brasília ser a capital federal, é competência comum do DF e da União dispor sobre a utilização de vias e logradouros públicos e disciplinar o trânsito local, o que inclui a sinalização das vias urbanas e estradas do DF.
De acordo com o art. 15, compete privativamente ao Distrito Federal:
XVII - dispor sobre a limpeza de logradouros públicos, remoção e destino do lixo domiciliar e de outros resíduos;
XXII - disciplinar o trânsito local, sinalizando as vias urbanas e estradas do Distrito Federal.
Gabarito: Errado.
Se o governo do DF normatizar a exibição de cartazes em logradouros públicos e em locais de acesso livre, ele estará exercendo uma competência que compartilha à União.
Nos termos do art.15, XXVII, da Lei Orgânica do Distrito Federal:
Compete privativamente ao Distrito Federal dispor sobre publicidade externa, em especial sobre exibição de cartazes, anúncios e quaisquer outros meios de publicidade ou propaganda, em logradouros públicos, em locais de acesso público ou destes visíveis.
Gabarito: Errado.
A Constituição Federal de 1988 veda a divisão do Distrito Federal em municípios e determina a sua organização em regiões administrativas.
O artigo 32 da Constituição Federal, veda a divisão do Distrito Federal em municípios. No entanto, não determina a sua divisão em regiões administrativas, que são uma divisão meramente administrativa interna ao DF, regrada pela Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), no seu artigo décimo. Gabarito: Errado
Cada região administrativa conta com uma administração regional, chefiada por um administrador, nomeado pelo Governador do Distrito Federal após aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Cada região administrativa conta com uma administração regional, chefiada por um administrador regional, que é um cargo de livre nomeação e exoneração do Governador do Distrito Federal. Não precisa de nenhuma aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Como já dissemos, é um cargo de confiança do governo do DF, nomeado e exonerado livremente pelo chefe do Poder Executivo. Gabarito: Errado