Buscar

Resenha do Artigo Trajetória das políticas pública educacionais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trajetória das políticas pública educacionais no Brasil
Resenha
SANTOS, Kátia Silva. Trajetória das políticas pública educacionais no Brasil. In: Anped – Sul, 2010, Londrina-PR.
	Kátia Silva Santos é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2009-2012). Mestre em Educação. Linha de pesquisa: Processos de Exclusão e Participação Educação Especial pela UFRGS (2005-2007). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (2001). Professora efetiva nas licenciaturas em Química, Computação e Intercultural Indígena, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia IFBA. 
	O artigo “Trajetória das políticas pública educacionais no Brasil, é composto por 16 páginas e dividido em 3 tópicos, todos desenvolvidos pela Kátia Silva Santos, onde consta uma introdução que faz um breve resumo do artigo, depois segue para o desenvolvimento na qual descreve toda a trajetória das politicas educacionais do Brasil começando pelo ano de 1930, depois segue o percurso retratado os principais acontecimentos e dando continuidade aborda o rumo das politicas educacionais nos governos da década de 90 e segue até chegar no governo do presidente Lula e finaliza com uma pequena conclusão, e logo abaixo segue as referências que serviram de embasamento para esse trabalho.
	Na introdução a autora fala que este artigo só foi concretizado graças a uma pesquisa que vinha sendo realizada em um curso de doutorado, na qual o objetivo era mostrar e analisar a trajetória das politicas públicas educacionais no Brasil, dando se inicio no ano de 1930 por meio de um regaste histórico e segue até os dias atuais da época que foi escrito artigo, ou seja, no ano de 2010. Assim ela deixou nítido que as mudanças das politicas públicas educacionais foi construída pelas leis que foram adotadas de acordo com os decretos mencionados no artigo em questão.
	No tópico 1 nomeado “As politicas públicas educacionais no Brasil: antecedentes históricos” A visão da autora aborda que a preocupação com o direito da educação veio muito tarde, pois a mesma relata que a trajetória histórica das politicas públicas educacionais no Brasil parecia ser de maneira conservadora e patrimonialista, sendo que o Estado e a sociedade brasileira eram forjados pelo modelo econômico agroexportador e na mão de obra escrava. Com embasamento em (AZEVEDO, 2008; ROMANELLE, 2005; SAVIANI, 2005) ela retrata que a educação começou a ser reclamada como necessária ao desenvolvimento do país por meio de diversas vozes que reclamavam por uma Politica Educacional no Brasil e essas vozes se aglomerava e assim surgem as organizações colegiadas que junto com o Manifesto dos Pioneiros da Educação na década de 1930 começaram a lutar pelo direito da educação e assim pode se impulsionar as regulamentação das politicas educacionais pela Reforma Francisco Campos, depois ela cita vários decretos até chegar no Estado Novo imposto pelo presidente Getúlio Vargas.
	No tópico 2 nomeado “Direcionamento das políticas educacionais nos governos da década de 1990” a autora enfatiza que no governo de Fernando Henrique ele montou uma nova composição tendo como ministro da educação Paulo Renato Souza e ela menciona que o ponta pé inicial da educação nesse novo governo foi a aprovação do projeto do Senador Darcy Ribeiro, dando inicio a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e com base nessa nova LDB o ensino teve uma nova estrutura, que ficou definida da seguinte forma; Educação Básica que abrange a Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Após a aprovação da nova Constituição de 1988 a autora aborda que as discursões começavam a se intensificar sobre uma nova LDB começando assim o desdobramento para construção da atual LDB, com a criação da lei 9.131/95 surge o Conselho Nacional Estadual de Educação e através deste conselho nasce à lei 9.394/96 a atual LDB, que vai revogar os dispositivos estabelecidos de estruturas anteriores e vai estabelecer de agora em diante a educação em dois níveis, o nível fundamental e médio e o outro nível que é o superior.
No tópico 3 nomeado “O governo pós década de 1990: presidente Lula entre continuidades e rupturas”. Nesse tópico ela menciona que começava uma nova implantação de politica no governo de Lula na qual era liderada pelo ministro da educação Tarso Genro e assim ela destacou algumas das medidas implantadas tanto de médio quanto de longo prazo e assim ela mostrou as seguintes: O Programa Universidade para Todos (PROUNI), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Instituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (FUNDEB), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A autora relata que tais medidas implantadas encontravam se organizadas em quatro eixos: Educação Básica, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica e Alfabetização e Educação Continuada. 
Na conclusão ela cita que tentou mostrar o direcionamento das politicas educacionais no Brasil, através do resgate histórico e assim ela diz que a politica publica educacional foi desenhada.
Comentários este artigo mostra a trajetória das politicas públicas educacionais no país, desde 1930 até 2010. Com isso contribuiu para eu compreender como foi traçada essa politica educacional, na qual foi acontecendo gradualmente por meio de vários governos diferentes, na qual foram citados vários decretos de leis que eram aprovados. A autora relatou vários acontecimentos importantes na qual eu destaco a promulgação na Nova Constituição de 1988 e a provação da lei maior da educação 9.394/96 da LDB. E assim eu afirmo que este artigo enriqueceu meus conhecimentos.

Outros materiais