Buscar

Acupuntura auricular e sistêmica Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acupuntura auricular e sistêmica
Exercícios
 
1.
A acupuntura auricular e a sistêmica são técnicas que fazem parte das práticas integrativas e complementares de saúde.
Em relação ao processo histórico dessas práticas, relatado na obra clássica Nei Jing, do Imperador Amarelo, assinale a alternativa correta:
B. resposta certa!
O livro Nei Jing abordava as práticas de acupuntura utilizando vários tipos de agulhas, sendo elaboradas por tipos de materiais diferentes, como ossos, bambus e pedras. Esses materiais eram de fácil acesso, já que se encontravam na natureza. ​​​​​​​
Na obra Nei Jing, do Imperador Amarelo, constavam os registros do uso de vários tipos de agulhas para a realização da acupuntura com materiais como ossos, bambus e pedras. Já na época, retratavam-se as práticas de acupuntura, porém a eletroacupuntura ainda não tinha sido inventada. Somente com a evolução tecnológica, surgiram a eletroacupuntura e a laserterapia, sendo instrumentos contemporâneos. A obra Nei Jing, do Imperador Amarelo, foi a base teórica dos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Esses fundamentos são utilizados até hoje. São conhecimentos clássicos de uma prática milenar vigente até os dias atuais. A obra Nei Jing, do Imperador Amarelo, retratava a conversa do Imperador com o seu ministro e não trazia a descrição de protocolos de doenças. A acupuntura para a malária foi retratada somente no final da Dinastia Han (221 a.C. - 264 d.C.).
2. 
A aplicação da auriculoterapia é no pavilhão auricular. Para esse procedimento ser eficaz e trazer benefícios ao paciente, devemos estar atentos a algumas especificidades dessa técnica.
Analise as afirmativas e indique a sentença correta.​​​​​​​
Você acertou!
A. 
O mapa da auriculoterapia é baseado na imagem de bebê, sendo que a cabeça tem como referência o lóbulo da orelha do paciente. A imagem invertida do bebê reflete um espelhamento de um microssistema de acupuntura.
O mapa de auriculoterapia é ilustrado dando referência a uma imagem espelhada de um bebê na posição invertida, sendo aplicada em um microssistema de acupuntura. Para realizar essa técnica, podemos utilizar as sementes, as esferas, os cristais ou agulhas para qualquer tratamento. Existem vários modelos de mapas, principalmente elaborados pelas escolas chinesas e francesas, não sendo esse conhecimento somente oriundo de escolas orientais. Os mapas trazem a ilustração dos pontos de estímulo para alguns problemas de saúde; não indicam os materiais. Esse critério deve ser analisado pelo acupunturista visando a ter melhor opção para o caso do paciente. A auriculoterapia tem contraindicações, como, por exemplo, as gestantes, a presença de alergias na área, entre outros. Assim, são necessários conhecimentos aprofundados; somente o uso do mapa não garante um tratamento adequado e seguro.
3. 
A acupuntura integra um arcabouço de conhecimentos e fundamentação teórica da medicina chinesa. Para desenvolver essa prática, o acupunturista precisa saber as suas especificidades, inclusive sobre o diagnóstico.
Leia as afirmações e indique a sentença correta.
Resposta correta.
D. 
A identificação dos meridianos afetados integra a etapa do diagnóstico e pode haver o comprometimento de vários canais ao mesmo tempo. Espera-se que o paciente consiga indicar a área correspondente a sua dor para uma avaliação correta e a identificação dos canais comprometidos.
A identificação dos meridianos afetados integra a etapa do diagnóstico e pode haver o comprometimento de vários canais ao mesmo tempo. Sendo assim, é importante identificar qual canal está mais prejudicado e iniciar o tratamento por ele. O diagnóstico é a etapa posterior à anamnese. Nesse caso, primeiramente precisamos coletar os dados do paciente e compreender as desarmonias para interpretar a sua condição. O diagnóstico de língua integra os conhecimentos da medicina tradicional chinesa e ainda hoje é muito utilizado, assim como os conhecimentos do zang fu e a identificação dos canais afetados para elaborar o tratamento. A aplicação dos pontos é efetiva, principalmente após a anamnese e o diagnóstico, pois contribui para uma prática clínica com resultados satisfatórios. Os conhecimentos sobre os zang fu são indispensáveis para a elaboração do diagnóstico, pois referem-se aos órgãos e às vísceras do corpo. Assim, será identificado quais desses órgãos estão em desarmonia para elaborar o tratamento.
4. 
Na sessão de acupuntura, podem ser utilizadas técnicas complementares para auxiliar no tratamento do paciente. Assim, outros métodos e equipamentos são incluídos na terapêutica.
Assinale as sentenças corretas em relação à moxaterapia.
Você acertou!
B. 
A moxa atua emitindo calor para o interior do ponto e região afetada. O calor, por ser térmico, auxilia terapeuticamente no organismo.
A moxa atua terapeuticamente emitindo calor para o interior do ponto e região afetada. Assim como na acupuntura e na auriculoterapia, a moxaterapia tem contraindicações, principalmente nos pontos contraindicados para gestantes. A moxa é derivada de uma erva chamada Artemisia vulgaris. Na auriculoterapia, a moxa é aplicada para os casos de deficiência de energia, usando o calor como efeito térmico nos pontos. A moxaterapia causa vasodilatação e aumento da circulação de qi e xue. 
5. 
A massagem do Do-in permite a autoaplicação com o estímulo nos pontos de acupuntura.
Qual das afirmativas apresenta a técnica correta dessa terapia? ​​​​​​​
Você acertou!
D. 
A massagem do Do-in tem como objetivo restabelecer o fluxo de energia do meridiano, aliviando as dores e promovendo muitos benefícios para a saúde de forma integral.
A massagem do Do-in auxilia na liberação de energia no organismo, promovendo o equilíbrio energético do corpo. Em crianças menores ou em bebês, os movimentos são de pequenas batidas no ponto. Para a prática do Do-in, o estímulo utilizado em adultos é, geralmente, do uso do dedo indicador em movimento de pressão profunda. O Do-in, assim como as outras técnicas de acupuntura, é contraindicado em determinados casos, como a gestação, por exemplo. O estímulo de pressão deve ser profundo e contínuo, com repetição de 3 vezes em cada ponto, com a duração de 5 a 10 segundos.

Continue navegando