Buscar

Terapia tradicional chinesa Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terapia tradicional chinesa
Exercícios
1. 
As terapias tradicionais chinesas surgiram cerca de 5000 anos atrás. Apesar do que se pensa, sua aproximação com o Ocidente demorou vários séculos para se solidificar. As terapias tradicionais chinesas precisaram ser validadas pelas escolas de saúde ocidental da China para que, assim, fossem validadas em todo o Ocidente. A entrada das terapias tradicionais chinesas nas práticas de saúde no Brasil se deu: 
Você acertou!
C. 
na década de 1960, com o movimento da contracultura. 
​​​​​​​Houve, durante o século XX, a orientalização das práticas de saúde, ou seja, a inserção das terapias tradicionais nas práticas de saúde ocidentais. No Brasil, os primeiros relatos da inserção das práticas terapêuticas tradicionais datam da década de 1960, com o movimento da contracultura. Já na década de 1980, as terapias tradicionais, em especial a acupuntura, foram regulamentadas com o advento do Sistema Único de Saúde. 
2. 
As terapias tradicionais chinesas se baseiam nos conceitos de fluxos de energia e equilíbrio entre indivíduos e os cinco elementos da natureza. Quanto à energia, é central a ideia do Yin-Yang. Quanto ao Yin-Yang, é correto afirmar:
Você acertou!
A. 
Representa a dualidade energética que flui nos meridianos dos organismos. 
O Yin-Yang é a energia dual que flui nos meridianos dos organismos. São opostas e complementares e seu desequilíbrio causa sintomas e síndromes energéticas. O Yin é a energia do frio, do repouso e da escuridão. Já o Yang é a energia do calor, da expansão. A ideia, porém, de que uma representa o bem e a outra o mal é equivocada. Para a tradição chinesa, as duas são igualmente importantes e necessárias. 
3. 
O Ministério da Saúde, pela portaria nº 971, de 03 de maio de 2006, instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Nela, é reforçada a importância das terapias tradicionais e as ações necessárias para aumentar o acesso da população brasileira às mesmas. As alternativas a seguir são a respeito do que a portaria traz sobre as terapias tradicionais chinesas; assinale aquela que está correta.
Você acertou!
D. 
Reconhece a eficácia da acupuntura em patologias como odontalgias pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia.
A portaria reconhece a acupuntura como prática recomendada pela OMS e não privativa dos médicos e com benefícios comprovados para vários sintomas e doenças, tais comoodontalgias pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorreia, cefaleia, epicondilite, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma, entre outras. Além disso, reconhece a existência e os benefícios das práticas corporais (lian gong, chi gong, tui-na, tai-chi-chuan), práticas mentais (meditação), orientação alimentar e o uso de plantas medicinais (fitoterapia tradicional chinesa).
4. 
A massagem é uma das técnicas terapêuticas mais populares, seja como forma de relaxamento, tratamento ou, até mesmo, em questões estéticas. O tuiná é a técnica de massagem das terapias tradicionais chinesas. Sobre o tuiná, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. 
O tuiná é uma massagem que consiste em um conjunto de técnicas manipulativas vigorosas, podendo fazer uso das mãos, antebraços, joelhos, cotovelos e punhos para sua execução. Seus movimentos são praticados no exterior do corpo e produzem benefícios também em seu interior. 
O tuiná é a técnica de massagem das terapias tradicionais chinesas. Consiste em um conjunto de técnicas manipulativas vigorosas, podendo fazer uso das mãos, antebraços, joelhos, cotovelos e punhos para sua execução. Apesar dos movimentos serem realizados na superfície corporal, seus benefícios são percebidos também no interior do corpo. Isso acontece pois o tuiná trabalha com os fluxos de energia dentro dos organismos. 
5. 
Dentre as terapias tradicionais chinesas, existem aquelas classificadas como terapias corporais; o lian gong é uma delas. Assinale a alternativa correta a respeito do lian gong.
Você acertou!
C. 
Os movimentos do lian gong foram criados a partir da combinação entre movimentos das artes maciais, do dao in, do tui-na e do tu na gong. 
O lian gong é uma das práticas corporais das terapias tradicionais chinesas; ele foi criado em 1974, por um médico ortopedista chinês. Seus movimentos foram baseados nas artes marciais, no dao in, no tuiná e no tu na gong. É composto por 54 movimentos que, combinados entre si, dão origem às 18 terapias do lian gong. Seus movimentos são ritmados, suaves, constantes e promovem o alongamento e a força nas articulações e membros de quem o pratica.

Continue navegando