Buscar

Direito Administrativo (19378) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Material Destinado Exclusivamente a Pesquisa
1O estágio probatório tem o objetivo de examinar se o servidor satisfaz as condições necessárias para permanecer como servidor público titular de cargo de provimento efetivo. A seleção através de concurso público pode acarretar escolhas deturpadas, uma vez que as provas e os exames de títulos não permitem avaliar a personalidade e as virtudes pessoais do indivíduo. Assim, a maneira mais apropriada de avaliar o servidor público é através do acompanhamento do seu desempenho efetivo quanto ao exercício das atribuições relativas ao cargo. A Lei nº 8.112/1990 prevê que a avaliação do servidor em estágio probatório para o desempenho do cargo deve observar alguns fatores. Cite os fatores que são observados durante o estágio probatório do servidor público e se caso fique comprovado no decorrer do estágio probatório que o servidor não satisfaz as exigências legais o que pode acontecer com o servidor?
Resposta esperada
- Assiduidade. - Disciplina. - Capacidade de iniciativa. - Produtividade. - Responsabilidade. Comprovado, no decorrer do estágio probatório, que o servidor público não satisfaz as exigências legais da Administração Pública ou que o seu desempenho é ineficiente, pode ser exonerado de forma justificada. Isso acontece com base nos dados colhidos no serviço, na forma legal, independentemente de processo administrativo disciplinar, uma vez que não estamos falando de punição. A exoneração não é penalidade, não se confunde com a demissão. Consiste em dispensa do servidor cuja permanência não convém à Administração, haja vista que seu desempenho funcional não é suficiente.
2Os atos administrativos são definidos como a declaração do Estado ou de quem o represente, que se manifesta mediante ações e/ou providências legais e sujeitas ao controle do Poder Judiciário, que efetiva o interesse público. Assim, os atos administrativos sempre estão submetidos à legalidade, criando consequências jurídicas. Por sua natureza e especificidade, os atos administrativos possuem características próprias. Disserte sobre as características dos atos administrativos.
Resposta esperada
Características dos atos administrativos: - É uma declaração que produz efeitos de direito, como sejam - certificar, criar, extinguir, transferir, declarar ou de qualquer modo modificar direitos ou obrigações, portanto, jurídica. - É oriundo do Estado. - É realizado no exercício de prerrogativas públicas, portanto de autoridade, sob regência do Direito Público. - É providência jurídica complementar à lei, ou, excepcionalmente, da própria Constituição. - Em geral, os atos administrativos são infralegais. - Em casos restritos, são infraconstitucionais, ou seja, já se encontra totalmente descrito na Constituição um comportamento que a Administração deva obrigatoriamente adotar). - É sujeito ao exame de legitimidade por órgão jurisdicional, ou seja, pode ser anulado pelo Poder Judiciário.

Continue navegando