Buscar

Atividade 3 - Mecanismos de Agressao e Defesa Aplicados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Dissertativa
Obtido por meio de células do tipo Linfócitos B, os anticorpos são proteínas estudadas há vários anos, responsáveis pela resposta imune humoral contra diferentes patógenos. O potencial terapêutico que essa molécula vem ganhando nos últimos anos com o desenvolvimento de anticorpos monoclonais impulsionou esse ramo da imunologia. Contudo, quanto ao seu surgimento, esses anticorpos monoclonais, quando usados de forma contínua nos pacientes, eram inativados ou causavam reações adversas, como quadros de hipersensibilidades, tudo em função da sua origem.
Qual seria o problema relacionado à origem da formulação dos anticorpos monoclonais que durante algum tempo deixou limitada a sua utilização terapêutica em alguns casos? Como foi contornado esse problema com os anticorpos monoclonais utilizados atualmente?
Resposta:
A formulação dos anticorpos monoclonais se deu graças ao trabalho de cyktyras de hibridomas e com o trabalho de Koler e Milstein que descobriram que era possível obter a fusão de linfócitos B de camundongo com a capacidade de produzir anticorpos com células de mieloma de camundongo com a utilização de polietilenoglicol e que essas células hibridas cresceriam ilimitadamente, produzindo grandes quantidades de anticorpos homogêneos e com alta especificidade predeterminada para um epitopo.
Após essa descoberta esses anticorpos foram chamados de anticorpos monoclonais e as células hibridas que os produziam hibridomas. 
Devido a sua origem murina esses anticorpos, se usados de forma continuada durante uma terapia, estimulam uma reação imunológica ao próprio anticorpo, devido a produção de anticorpos anti-drogas ADAS, que além de inativar o efeito terapêutico podem induzir a eventos adversos. Por isso que o uso dessa técnica ficou limitada durante duas décadas à produção somente de kits para diagnósticos ou à pesquisa científica. 
Esse problema foi contornado com o avanço das biotecnologias e da engenharia genética. Uma das estratégias foi obter esse mAbs de forma mais humanizada, isto é, porções de anticorpo murinho, que induzem à imunogenicidade, são substituídos por sequencias proteicas humanas. 
Atualmente já existem duas técnicas para anticorpos monoclonais completamente humanos: uma baseada em camundongos transgênicos e outra na tecnologia phage display, que consiste numa tecnologia de biologia molecular que permite selecionar e isolar vetores de clonagem gerados a partir de bibliotecas genômicas.
A utilização dos anticorpos monoclonais está sendo voltado para o mercado de tratamento contra o câncer. Os produtos biológicos para os alvos específicos foram efetivos para o tratamento de doenças malignas hematológicas e de alguns tumores sólidos. Sendo dessa maneira a sua utilização para a área da oncologia, doenças autoimunes e das patologias inflamatórias graves. E é utilizado como kits de diagnósticos para ensaios imunohistoquímicos. 
Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Biologia/Dissertacao/dissertaclonal4.pdf
http://www.receptabio.com.br/pesquisa-desenvolvimento/anticorpos-monoclonais-recepta-detem-potencial-para-tratar-diversos-tipos-de-cancer/
http://jararaca.ufsm.br/websites/imunologia/7120b8e7f0ef80f24b2af695fb21cf19.htm

Outros materiais