Buscar

AV1 DIREITO PENAL - LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO
	
	CÓD/ DISCIPLINA: CCJ0242/DIREITO PENAL – LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE
	
	PROF.º: ISABELLE LUCENA LAVOR
	TURNO: NOITE
	
	TURMA: 3005
	SALA: Teams
	MAT.: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): 
	
	DATA: 07/10/2021
	AV1 ( X ) – AV2 ( ) – AV3 ( )
	
INSTRUÇÕES:
I- São critérios relevantes para avaliação destas questões: clareza de raciocínio e utilização da linguagem com técnica.
II - NÃO SÃO ADMITIDAS AS RASURAS NO GABARITO, por isso responda com cuidado.
III – Não é permitido consulta à livros nem a qualquer material didático, bem como internet e uso de celulares. O descumprimento desta norma acarreta anulação da prova.
IV – É EXPRESSAMENTE VEDADO QUALQUER TIPO DE CONSULTA AO PROFESSOR. A interpretação faz parte da prova.
V – Caso opte por fazer em dupla, não esquecer de colocar o nome da dupla.
GABARITO
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	
	
	
	
	
	
	
	
01. (1,0 pontos) Catarina leva seu veículo para uma determinada entidade autárquica com o objetivo de realizar a fiscalização anual. Carlos, funcionário público que exerce suas funções no local, apesar de não encontrar irregularidades no veículo, verificando a inexperiência de Catarina, que tem apenas 19 anos de idade, exige R$ 5.000,00 para “liberar” o automóvel sem pendências. Catarina, de imediato, recusa-se a entregar o valor devido e informa o ocorrido ao superior hierárquico de Carlos, que aciona a polícia. Realizada a prisão em flagrante de Carlos, a família é comunicada sobre o fato e procura um advogado para que ele preste esclarecimentos sobre a responsabilidade penal de Carlos.
Diante da situação narrada, o advogado da família de Carlos deverá esclarecer que a conduta praticada por Carlos configura, em tese, crime de:
A) corrupção passiva consumada.
B) concussão consumada.
C) corrupção passiva tentada.
D) concussão tentada.
02. (1,0 pontos) Configura modalidade de peculato prevista no Código Penal:
A) o peculato por erro de outrem, consiste na apropriação de bem ou valores que o funcionário tenha recebido pela facilidade que seu cargo lhe proporciona, apenas.
B) no peculato eletrônico, o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza:  
C) o peculato-culposo, consistente na apropriação de bens ou valores que o funcionário tenha recebido por erro de outrem em razão do cargo público que exerce.
D) o peculato-desvio, dentre outras formas, consiste no desvio de bens ou valores, pelo funcionário público, em benefício de terceiro.
03. (1,0 pontos) Considere que Charles, funcionário público no exercício de suas funções, tenha desviado dolosamente valores particulares de que tinha a posse em razão do cargo. Nessa situação hipotética:
A) Charles praticou crime de furto, e não de peculato, haja vista que os valores de que tinha a posse em razão do cargo eram particulares, e não, públicos.
B) se Charles reparar o dano antes do recebimento da denúncia, sua punibilidade será extinta; se o fizer posteriormente, sua pena será diminuída.
C) a pena de Charles não seria alterada na eventualidade de ser ele ocupante de cargo em comissão de órgão da administração direta, visto que a tipificação do crime já considera o fato de ser o agente funcionário público como elementar do tipo.
D) Charles praticou peculato-desvio, podendo eventual reparação do dano ser considerada arrependimento posterior ou circunstância atenuante genérica, a depender do momento em que for efetivada.
04. (1,0 pontos) Assinale a opção correta acerca dos crimes contra a administração pública:
A) Somente o funcionário público pode ser sujeito ativo de crime de concussão.
B) O crime de concussão é considerado crime material.
C) No crime de peculato culposo, a reparação do dano anterior à sentença irrecorrível é causa de redução de pena.
D) O crime de corrupção ativa é considerado crime comum.
05. (1,0 pontos) Pedro, funcionário público, deixou de praticar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de Daniele, sua namorada.
Nessa situação hipotética, a conduta de Pedro se amolda ao tipo de crime, previsto no Código Penal, de
A) prevaricação.
B) concussão.
C) tráfico de influência.
D) corrupção passiva privilegiada.
06. (1,0 pontos) Ao receber a intimação para efetuar pagamento decorrente de condenação judicial, o réu, pessoa de baixa instrução, entrega o valor pertinente ao oficial de justiça Roberto, que o utiliza para o pagamento de uma dívida própria.
Sobre a conduta praticada por Roberto, é correto afirmar que:
A) o fato é atípico porque o Código Penal não pune o chamado peculato de uso;
B) foi cometido o crime de peculato mediante erro de outrem, já que o oficial de justiça não colaborou para o erro do sujeito passivo;
C) Roberto deve responder pelo crime de peculato na modalidade apropriação, definido no art. 312 do Código Penal;
D) Roberto cometeu o crime de corrupção passiva porque recebeu vantagem indevida em razão do cargo;
E) não há crime devido ao exercício regular de um direito.
07. (1,0 pontos) A respeito dos crimes praticados por funcionário público contra a Administração Pública, é correto afirmar que:
A) no crime de concussão, o funcionário público solicita a vantagem indevida à vítima;
B) na corrupção passiva, o funcionário público sempre toma a iniciativa de propor o pagamento da vantagem ilícita;
C) no crime de corrupção passiva privilegiada, o funcionário público patrocina interesse próprio e ilícito perante a administração pública;
D) responde por corrupção passiva simples, e não corrupção passiva privilegiada, o funcionário público que deixa de praticar ato de ofício, a pedido ou influência de outrem;
E) no crime de inserção de dados falsos em sistema de informação, o funcionário público autorizado exclui ou altera dados corretos nos sistemas informatizados ou em banco de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.
08. (1,0 pontos) João, servidor público ocupante de cargo efetivo de Analista de Sistemas, no exercício da função e na qualidade de funcionário autorizado, inseriu dados falsos e alterou indevidamente dados corretos em sistema informatizado da Administração Pública estadual. João promoveu as citadas alterações em banco de dados que compila informações estatísticas sobre segurança pública, com objetivo de maquiar índices de criminalidade na região do Batalhão de Polícia Militar onde seu irmão é Comandante e com o fim de obter vantagem indevida para si, consistente no pagamento de oitenta mil reais.
Ao receber o inquérito policial que apurou os fatos descritos contendo farta justa causa, o Promotor de Justiça deve oferecer denúncia em face de João, pela prática do crime, previsto no Código Penal:
A) de inserção de dados falsos em sistema de informações, desde que se comprove que o agente efetivamente recebeu vantagem indevida;
B) de inserção de dados falsos em sistema de informações, independentemente da comprovação de ter o agente efetivamente recebido o valor da vantagem indevida;
C) contra a administração pública de corrupção passiva, independentemente da comprovação de ter o agente efetivamente recebido o valor da vantagem indevida;
D) contra a administração pública de corrupção passiva, desde que se comprove que o agente efetivamente recebeu o valor da vantagem indevida;
E) contra a administração pública de peculato, desde que se comprove que o agente efetivamente recebeu o valor da vantagem indevida.
09. (2,0 pontos) Zeca, funcionário público do Tribunal de Justiça, em dificuldades financeiras, para satisfazer um interesse pessoal de comprar um aparelho de telefonia celular novo, exige R$1.500,00 de parte em processo judicial para apresentar manifestação favorável a ela. À parte, porém, inconformada com a conduta do funcionário, de imediato informa o fato ao juiz de direito titular da Vara vinculada ao seu processo. A conduta de Zeca configura qual espécie de crime? Responda de forma fundamentada, apontandose tal crime se trata de crime funcional próprio ou crime funcional impróprio e por quê.

Outros materiais