Buscar

APX3 Fundamentos III 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Remota (APX3) 
Disciplina: Fundamentos da Educação III
Coordenador: Prof. William Soares dos Santos
CURSO: 
POLO: 
ALUNO: 				
MATRÍCULA:		DATA: 26 / 06 / 2021
Respostas:
01 São muitas as teorias para explicar o problema do fracasso em nossa sociedade, entretanto, tais teorias estão reduzindo fenômenos complexos a componentes mais simples e passam a considerar esses últimos como fundamentais, uma vez que se resumem ao caráter social, cultural e econômico das pessoas. Dentre essas teorias está a “ideologia do dom” que direciona a razão do sucesso ou do fracasso ao aluno, tirando totalmente a responsabilidade da escola dessa consequência, já que o próprio possui características inatas, como inteligência e aptidão que irão determinar se ele será bem-sucedido ou não em seu processo educativo. O processo de formação dos alunos pode ser afetado negativamente, pois essa crença estabelece que algumas pessoas não possuem inteligência suficiente para serem cidadãos com um nível mais elevado de conhecimento fazendo com que os alunos com baixos níveis socioeconômicos e culturais se conformem em serem inferiores aos demais. Hoje em dia, a evasão escola se dá muito por conta por se depararem com um ambiente que não leva em consideração suas dificuldades e necessidades, tornando assim, um ambiente cada vez mais de exclusão. Um exemplo bem famoso é de um jovem que dormia sempre em sala de aula e todos achavam que ele era um aluno desinteressado e quando foram investigar, viram que ele dormia em sala por trabalhar a noite toda para ajudar no sustento de casa.
02 a) Maiêutica é um termo que vem do grego MAIEUTIKÉ que significa algo como ciência do parto, por isso está relacionado com a ideia de parir o conhecimento. Esse é um método de investigação do conhecimento em que duas pessoas dialogam, onde o professor faz perguntas ao aluno e dessa maneira o aluno encontra o conhecimento em si mesmo. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto” onde ele induzia seus interlocutores a praticarem mentalmente a busca da verdade.
b) Para Sócrates, a ignorância constituía uma condição prévia para o saber autêntico, “Só quem conhece a sua ignorância está capacitado ao aprendizado.” 
Para chegar ao estado prévio do não saber, Sócrates lança mão do seu método que é o de perguntar, as perguntas objetivavam descobrir um conceito que se ocultava na superficialidade do conhecimento, por isso sempre começava com uma ironia, que é a forma negativa do diálogo que ativava a curiosidade em busca da verdade e depois aplicava a Maiêutica que era a forma positiva do diálogo, ele não ensinava, mas criava condições para que o conhecimento brotasse do ouvinte.
03 Para Anísio Teixeira, o pensamento e a atuação do educador brasileiro se destacam, entre outras coisas, por articular a construção do sistema público de ensino no Brasil, fundamentar a prática escolar a partir das contribuições das ciências na educação e criar cursos de formação de professores em nível superior.
 Com seu pensamento baseado nas escolas comunitárias americanas, Anísio juntamente com outros, criou o Manifesto dos Pioneiros da Educação que defendia uma educação geral para o Brasil, uma educação pública, laica e obrigatória, que fosse da educação infantil à universidade e atendesse a todos, independente da raça, condição financeira ou credo porque, para ele, também, só existiria democracia no dia em que o país montasse uma máquina que prepara a democracia, que são as escolas públicas.
 A partir do Manifesto dos Pioneiros, Anísio propôs a base da educação através de um modelo aplicado tanto na Europa, como nos EUA que propunha mudança nos métodos tradicionais à época tornando essa Escola Nova um instrumento de combate às desigualdades sociais. 
Esse manifesto teve uma importância muito grande para o sistema educacional atual, pois ele também dizia que uma parte dos recursos oriundos dos impostos fosse destinado à educação e isso fez com que, hoje em dia, mesmo com todas as tentativas de retirada por parte do governo, uma boa parte das receitas fossem destinadas às escolas e universidades públicas, tornando a escola, cada vez mais como um lugar de inclusão social e dando a oportunidade para que toda da população brasileira possa ter uma educação de qualidade.

Continue navegando