Buscar

Normas e Dicas para Formatação do Trabalho livro

Prévia do material em texto

Normas e Dicas para Formatação do Trabalho
Normas de digitação:
· Espaço um e meio (1,5 linha), observando o mesmo espaçamento entre linhas;
· Recomenda-se a ampliação para espaço triplo na mudança de parágrafo e entre o título e o início do texto (essa regra pode variar de IES p/ IES – recomenda-se checar Manual de TCC da IES);
· Fonte do tipo “Times New Roman” ou “Arial”, no tamanho doze, tanto para os títulos, quanto para o texto. Exceto em citações diretas longa, utilizar tamanho dez e recuo do texto de quatro cm.
Normas de citação:
CITAÇÃO DIRETA CURTA > VARIAÇÃO 1: INÍCIO DA FRASE / COMO USAR?
· Texto idêntico ao livro;
· Obrigatório informar o número da página;
· Entre aspas e no máximo 3 linhas;
· Autor fora do parênteses em minúscula.
 Ex.: Segundo Cardoso (2011,p.22) “É relevante que a aprendizagem torne os sentidos     estimulados de forma que as ideias fluam dentro de um contexto universal e detenha uma conexão extrema com o cosmo”. (continuar o parágrafo, se quiser...) 
CITAÇÃO DIRETA CURTA > VARIAÇÃO 2: FINAL DA FRASE / COMO USAR?
· Texto idêntico ao livro;
· Obrigatório informar o número da página;
· Entre aspas e no máximo 3 linhas;
· Autor dentro do parênteses e em maiúscula;
· Ponto final após o parênteses.
Ex.: “É relevante que a aprendizagem torne os sentidos estimulados de forma que as ideias fluam dentro de um contexto universal e detenha uma conexão extrema com o cosmo”. (CARDOSO, 2011, p.22).
CITAÇÃO DIRETA LONGA > VARIAÇÃO 1: INÍCIO DA FRASE / COMO USAR?
· Texto idêntico ao livro;
· Obrigatório informar o número da página;
· Sem aspas com mais de 3 linhas (máximo de 8 linhas);
· Autor fora do parênteses em minúscula;
· Autor, data e página , com autor fora do parênteses;
· Normalmente faz a citação em relação ao parágrafo acima;
· Recuo de 4 cm;
· Tamanho da fonte: 10;
Ex,:  Cromwell (2013, pg. 73) define sensação
[...] resposta imediata dos receptores sensoriais (olhos, dedos, pele, ouvidos, nariz) a estímulos básicos como luz, cor som, odores e texturas, [...] a percepção concentra-se ao acréscimo a essas sensações em estado bruto a fim de lhes dar algum significado. 
CITAÇÃO DIRETA LONGA > VARIAÇÃO 2: ENCERRA A FRASE / COMO USAR?
· Texto idêntico ao livro;
· Obrigatório informar o número da página;
· Sem aspas e mais de 3 linhas (máximo de 8 linhas);
· Autor dentro do parênteses e em maiúscula;
· Ponto final após o parênteses;
· Recuo de 4 cm;
· Tamanho da Fonte: 10.
As cores podem até influenciar mais diretamente nossas emoções. Evidências indicam que algumas cores criam sentimentos de excitação e estimulam o apetite.  Outras já criam sentimentos relaxantes [...] produtos apresentado sobre um fundo azul são mais apreciados do que no fundo vermelho.(HIGHASAKITE, 2014, p. 187).
CITAÇÃO INDIRETA > VARIAÇÃO 1: INÍCIO DA FRASE / COMO USAR?
· Escrito com as palavras do aluno com base no conteúdo do autor;
· Autor(es) fora dos parênteses e em minúscula;
· Escrever sem trocar as palavras do autor em sinônimos, pois isso se enquadra em plágio.
Ex.: Segundo Lakaio & Medeiros (2017), as variáveis controláveis contidas nas ferramentas de marketing dependem da definição, planejamento e implementação das ações estratégicas.  A eficácia na implementação será resultado da integração entre as ferramentas cujo foco incide sob o cliente.
CITAÇÃO INDIRETA > VARIAÇÃO 2: ENCERRA A FRASE / COMO USAR?
· Escrito com as palavras do aluno com base no conteúdo do autor;
· Autor(es) dentro dos parênteses e em MAIÚSCULA;
· Sempre com ponto final após os parênteses;
· Escrever sem trocar as palavras do autor em sinônimos, pois isso se enquadra em plágio.
Ex.:  As variáveis controláveis contidas nas ferramentas de marketing dependem da definição, planejamento e implementação das ações estratégicas.  A eficácia na implementação será resultado da integração entre as ferramentas cujo foco incide sob o cliente (LAKAIO & MEDEIROS, 2017). O foco do cliente deve ser o propósito dos executivos de marketing na elaboração de novos produtos e serviços inovadores e ao mesmo tempo, sustentáveis (BRITHNER, 2016).
CITAÇÃO DA CITAÇÃO (apud) / COMO USAR?
· Apud significa “Citado por”
· Autor do texto à esquerda, quem citou à direita
· Castro fez um artigo e citou Santos e você teve acesso ao artigo de Castro mas não tem acesso ao livro de Santos e quer usar a mesma citação, então ficaria: (CASTRO apud SANTOS, 2014)
· O número da página só seria necessário na citação, caso fosse uma citação direta: (CASTRO apud SANTOS, 2014, p. 220).
Ex.:  Os estímulos que aparecem de um modo ou em lugares inesperados tendem a atrair a atenção [...] os lugares incluem a parte de trás dos carrinhos de compras, paredes de túneis, pisos de estádios esportivos e sanitários públicos [...] descobriram os padrões similares quando interromperam pessoas que estavam sendo impactadas por uma mensagem. (MATHIAS apud CUNHA, 2012).
Normas de rodapé:
De acordo com o Projeto NBR 10520, da ABNT, datado de agosto e 2002 e definidor das citações em documentos, as notas nunca devem recomeçar numeração em cada página. O documento, ou capítulo, ou parte deve seguir uma única numeração, seguindo sempre o sistema numérico que deve ser consecutivo.
As notas devem estar dentro das margens, com uma linha contínua de 5 milímetros que as separem do restante do texto. Devem estar alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, sem espaço entre as notas e com fonte menor. Normalmente, em caso de texto digitado em fonte 12, utiliza-se na nota número 10, apesar da ABNT não determinar qual deve ser o tamanho categoricamente.
Por Exemplo:
1As referências em notas de rodapé devem seguir um mesmo padrão, não se pode usar a cada momento uma maneira de citação. 2As notas de rodapé fornecem informações que podem ser vitais a um texto e também suscitar curiosidades no leitor, além de informá-lo. 
Nota de Referência:
As notas de referência são aquelas que aparecem no texto acadêmico para dar crédito à fonte bibliográfica. Essas mesmas informações também precisam ser inclusas na lista de referências no final do trabalho. As traduções em línguas estrangeiras também podem ser abordadas através de uma nota de referência.  Ao elaborar uma nota de referência, é necessário incluir o sobrenome do autor e a data de publicação. Sempre alinhá-la à esquerda. 
No caso de um material consultado na internet, a nota deve contar, ainda, com o endereço do link por extenso e data de acesso ao conteúdo referenciado. Lembre-se: a primeira citação de uma publicação deve ser sempre completa.
De acordo com o Projeto NBR 10520, da ABNT, datado de agosto e 2002 e definidor das citações em documentos, as notas nunca devem recomeçar numeração em cada página. O documento, ou capítulo, ou parte deve seguir uma única numeração, seguindo sempre o sistema numérico que deve ser consecutivo.
Exemplo de nota de rodapé de referência:
Franz Kafka1 apresenta o personagem GregorSamsa que, ao acordar de sonhos intraquilos, havia se metamorfoseado em um inseto.
______________________________________________________________________________________1KAFKA, Franz. A metamorfose. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.Este inseto foi caracterizado como monstruoso.22Ibid. 
Nota Explicativa:
As notas explicativas podem ser usadas pelo autor para realizar comentários, esclarecimentos, complementações e observações. Também servem para referenciar trabalhos não publicados ou dados obtidos através de comunicação pessoal.
Exemplos:
_________________________________________________________________________________________
As normas da ABNT1 padronizam as citações. 1Associação brasileira de normas técnicas. 
As redes sociais2  de hoje possibilitam um novo tipo de interatividade entre as pessoas, emergindo uma cultura digital. 2 Como Facebook, Instagram, Google+ e similares. 
Uso de abreviaturas e expressões:
Quando a mesma referência aparece em duas ou mais notas de rodapé da mesma página, é possível utilizar expressões latinas para evitar repetições. Idem ou Id, por exemplo, significa “do mesmo autor”.Já Ibidem ou Id quer dizer “na mesma obra”.
Formatação de texto:
· Papel Formato A4 (padrão internacional – 21 mm x 29,7 mm) na cor branca;
· A formatação do texto deve ser JUSTIFICADA em TODO o trabalho;
· Margens:
 
· A impressão deve ser vertical e feita apenas de um lado da folha.  A única exceção é a folha de rosto que contém a ficha catalográfica no seu verso.
Obs.: demais especificações como gramatura de papel e local de paginação pode variar de acordo com a IES, sugere-se consultar manual de Monografias e Trabalhos Científicos da Instituição.
Normas de formação de parágrafos e paginação:
Parágrafos: recomenda-se recuo de 1,5cm na 1ª linha de cada parágrafo (exceto citações diretas com mais de 3 linhas, que devem ter um recuo de 4 cm no parágrafo todo).
Obs.: demais especificações como gramatura de papel e local de paginação pode variar de acordo com a IES, sugere-se consultar manual de Monografias e Trabalhos Científicos da Instituição.
Quanto à Paginação do Documento:
· Páginas preliminares devem ser ordenadas com números romanos,  escritos em letras minúsculas (exemplo: i, ii., iii, iv, v,  vi, vii etc.);
· Demais páginas deverão ser numeradas com algarismos arábicos,  localizados na parte superior direita da página*, de forma sequencial;
· Páginas que iniciarem capítulos não devem conter qualquer numeração;
· Numeração  em algarismos arábicos inicia-se a partir do  Capítulo 1 e deve ser mantida até a última página das Referências  Bibliográficas ou de Anexos.
Obs.: *pode variar de acordo com a IES, sugere-se consultar manual de Monografias e Trabalhos Científicos da Instituição.
A numeração deve figurar após a primeira folha da parte textual, aparecendo no canto superior da folha e a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos.
No caso da utilização de apêndices e anexos, as folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
Normas de formatação de tabelas e quadros:
· Dispostos verticalmente, obedecendo o formato das páginas referentes ao texto; 
· Se o desenho exigir maior espaço,  poderá ser reduzido, desde que não fique ilegível  ou ser feito em folhas de tamanho maior, desde que dobradas, para que não ultrapassem os limites ou impeça a encadernação;
· Cores do gráfico precisam deixar de forma clara a diferença dos setores, portanto cuidado com o tom das cores e a escala de cinza, em caso de P/B;
· Não devem ser apresentados gráficos e tabelas com os mesmos  dados;
· Gráficos tridimensionais (3D) devem ser evitados, assim com uso de sombras, texturas ou cores; 
· Gráficos mais simples, como o de coluna e o de linha, devem ser os preferidos por serem mais eficientes na apresentação dos dados;
· Figuras e Gráficos precisam conter moldura com uma linha fina.
Qual a  diferença entre quadro e tabela?
Tabela: Expressa por números.
Quadro: Expressa somente por palavras.
A tabela apresenta os seguintes elementos: título, cabeçalho, conteúdo, fonte e, se necessário, nota(s) explicativa(s) (geral e/ou específica). É dividida por o mínimo possível de linhas na horizontal e as bordas laterais não podem ser fechadas. Já o quadro, embora siga especificações semelhantes (título, fonte, legenda, nota(s) e outras informações necessárias), terá suas laterais fechadas e sem limite de linhas horizontais.
Normas de formação de listas:
As listas devem ser preparadas dentro do mesmo formato do Sumário.  Podem ser de Ilustração, Quadros e Tabelas. Sua localização é após o Sumário.
Dicas de formação de sumário:
O Sumário deve conter os Capítulos e Subcapítulos do trabalho e suas devidas páginas;  Cuidado que a formatação do texto deve ser justificada, contendo alinhamento de todos os itens da lista.
Qual a diferença entre SUMÁRIO E ÍNDICE?
Sumário: enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. 
Índice: relação de Palavras ou Frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas num texto. Consiste na enumeração, por ordem alfabética,  de expressões e palavras-chaves, seguidas dos números das páginas em que estas podem ser encontradas, no texto.
Exemplos: 
· Modelo bifásico: 19, 36
· Modelo trifásico: 45,  63
Fontes: ABNT 
· NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação 
· NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação
Normas de formatação de títulos e subtítulos:
Títulos dos Capítulos: 
Posição de destaque na página, numerado e com letras MAIÚSCULAS em negrito e fonte tamanho 12. Sempre alinhado na esquerda.
Exemplo:
1. Introdução
Subtítulos dos Capítulos: 
· Devem ser empregados para dividir o trabalho em etapas lógicas e coerentes;
· Devem ser escritos com letras minúsculas (exceto a primeira letra), fonte tamanho 12 e negrito. 
Ex.: 2.1 O que é Dengue?
  2.1.2 Sintomas
        2.1.2.1 Febre alta
      2.1.2.4.1 Temperatura do Corpo
Normas de formata~ção de títulos no sumário:
Normas para formatação de alíneas:
Deve-se seguir a norma ABNT NBR 6024/2003. Para enumerar os diversos assuntos de uma seção que não possuem título, deve ser subdividido em alíneas.
Normas de referências bibliográficas:
As referências podem aparecer em nota de rodapé (comum em trabalhos acadêmicos), no final do texto ou de capítulo (comum em artigos de livros), em lista de referências (comum em TCCs, dissertações e teses).
Segundo a ABNT, só é numerada no Sumário,
As referências devem estar sempre em ordem alfabética, conter o nome do autor, título, edição, local, editora e data de publicação.
Basicamente, devem conter o sobrenome do autor deve em maiúsculas, o nome pode ser abreviado apenas com a primeira inicial.  Seguido de ponto e o nome da obra em negrito, caso tenha subtítulo, não deve estar em negrito.  Novamente ponto, o número da edição, ponto. Local, seguido de dois pontos, o nome da editora, vírgula e o ano de publicação.
Referência de Livros Impressos:
SOBRENOME, Nome. Nome da obra: subtítulo da obra. Edição. Local: editora, ano.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. 1ª edição. Petrópolis: Vozes, 1977.
Livros com até 3 autores: os sobrenomes devem estar na ordem apresentada pelo livro.
PUENTES, A.; DIAS J. F. Historia de las leyes, prebiscitos y senadoconsul-tos mas notables, desde la fundación de Roma hasta Justiniano. Madrid: Imprenta de D.Vicente de Lalama, 1840.
Acima de 3 autores: deve-se usar apenas o primeiro autor e depois a expressa et al.
HUTZ, C. S. et al. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Coletâneas de vários autores: Deve-se constar o nome do responsável, seguido entre parênteses do tipo de participação (organização, compilador, coordenador…)
FIORIN, J. L. (org.).Introdução à Linguística II: princípios de análise.4ª edição. São Paulo: Contexto,2008.
Autor desconhecido: Às vezes você pode se deparar com a situação em que não sabe qual é o autor. Nesse caso, o título deve vir em maiúsculas, seguido de cidade, editora, ano e página.
BÍBLIA SAGRADA. São Paulo: Paulinas, 2017, p. 1001.
Referência de Artigos ou Capítulos de Livros:
Deve conter: autor, título do trabalho apresentado acrescido da expressão In:, nome do livro, local, editora, data, página inicial e final.
GADOTTI, Moacir. Prefácio. In: Demo, Pedro. Avaliação Qualitativa: Polêmicas Do Nosso Tempo.6.Ed. Campinas: Autores Associados, 1999, p.1-5.
Referências de TCCs, teses e  dissertações: 
Deve-se inserir nome, título, ano de apresentação, número de folhas, a categoria (TCC, dissertação de mestrado ou tese de doutorado), instituição, local e ano.
FILENO, Érico Fernandes. O professor como autor de material para um ambiente virtual de aprendizagem. 2007. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
Referências de revistas inteiras:
Deve conter: título, local de publicação, editora, datas de início e de fim da publicação (caso tenha encerrado).  Ex.: REVISTA ÉPOCA. São Paulo: O Globo, 1998-
Artigos de revistas: Deve conter autor, título da parte,artigo sem negrito, título da publicação em negrito, local, volume e/ou número, páginas iniciais e finais caso tenha.
BROGLIATO, Camilia. Natal em forma!. O2, São Paulo, n. 162, p. 34-37, dez. 2016.
AZEVEDO, F. de et.al. Notas para a História da Educação. (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova). Revista Brasileira de estudos pedagógicos. Rio de Janeiro, v. XXXIV, n. 79, p. 108-127, jul-set, 1960.
Caso não tenha autor: Ex.: O2 na USP. O2, São Paulo, n. 162, p. 4, dez. 2016.
Referência de Artigos de Jornais:
Devem seguir os padrões citados anteriormente, com a indicação do autor, caso tenha, e do nome do artigo.
SILVA, Alvaro Costa e. A arte da desordem. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. C1, 20 mai. 2017.
No Brasil governo e empresas desligaram computadores. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. B10, 12 de mai. 2017.
Referências de Trabalhos apresentados em eventos
Muitas vezes recorremos a anais de eventos onde encontramos artigos que são interessantes para o trabalho que estamos desenvolvendo, entretanto, quase nunca encontramos a informação de como é a referência. Deve conter: autor, título do trabalho apresentado acrescido da expressão “In:”, nome do evento, numeração do evento (caso tenha), ano e local de realização, título do documento, local, editora, data, página inicial e final.
OLIVEIRA, C. A., ARAÚJO, L. C. A produção científica acadêmica nacional na área de educação a distância no período de 2009 a 2011. In: Seminário Internacional de Educação a Distância: meios atores e processos, V, 2013, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: UFMG, 2013, p.
Referências de Legislação
Para citar leis como, Constituição, emendas constitucionais, medida provisória, lei complementar, decretos, resoluções do Senado Federal, atos normativos, portarias, resoluções, ordem de serviço, comunicados, avisos, entre outros, deve-se seguir o modelo:
BRASIL. Código penal. 2ª edição. Barueri: Manole, 2017. 
Referências Online de Sites (Links)
Deve constar sobrenome do autor, nome (caso constem), título do artigo, ano, link e data de acesso.MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na Educação. 1997. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/> Acesso em: 25 abr. 2017.
Para livros disponíveis online, devem-se seguir os mesmos padrões de livros impressos, acrescidos do link, com a data e hora de acesso. Tenha atenção ao link que disponibilizará em redes sociais eles podem expirar rapidamente e alguém que queira não terá acesso.
CREATIVE COMMONS. Conceitos legais: o commons. 2005. Disponível em: http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=39.  Acesso em: 10 mai. 2017, 10:30:20.
WILSON, Dominic. Dreaming with BRICs: the path to 2050. New York: Goldman Sachs Group, 2003. Disponível em: www.gs.com. Acesso em: 20 abr. 2017.
Diferenças entre anexo e apêndice:
Plágio acadêmico:
CUIDADO! O simples fato de trocar por sinônimos as palavras do autor, já configura plágio.
A propriedade intelectual lida com os direitos de propriedade das coisas intangíveis oriundas das inovações e criações da mente estão sob proteção legal a propriedade industrial, os cultivares e também o chamado direito autoral. 
A propriedade intelectual protege as criações, permitindo que seus criadores usufruam direitos econômicos sobre produtos e serviços que podem resultar de suas obras (BRASIL, 2008).
Consulte o manual de TCC da sua Instituição de Ensino e saiba as regras e punições para quem for pego em plágio.
 
 
Atividade extra
Tema: Prepare seu TCC
Chegou a hora! A partir do aprendizado deste material, prepare seu TCC, com base no manual de sua Instituição e leve em conta todas as dicas sobre formatação que foram explanadas.
Bom Trabalho!
 
Referência Bibliográfica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas ABNT 2018 – Regras de Formatação TCC e Monografia. Disponível em: https://www.normaabnt.com.  Acesso em 24 jul. 2018
BRASIL, CódigoPenal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/Del2848compilado.htm, acesso em 22. Jul.2018
BRASIL, Lei 9610, de 19 de Fevereiro de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm, acesso em 19.jul.2018

Continue navegando