Buscar

Sequência e Gêneros Textuais

Prévia do material em texto

Nome: Giovanna dos Santos de Sousa
Turma: 1° E
Sequências e Gêneros Textuais.
Responda:
1. Como podemos aperfeiçoar a nossa escrita?
Toda escrita perfaz-se de uma técnica para compô-la, é extremamente importante que saibamos a maneira correta de produzir esta gama de textos. À medida que a praticamos, vamos nos aperfeiçoando mais e mais na sua performance estrutural.
2. O que devemos levar em consideração quando demonstramos o objetivo de um texto?
Quando determinamos o objetivo do nosso texto, precisamos levar em consideração alguns traços que permitam que nossa intenção comunicativa seja alcançada. Diante dessas escolhas na construção, podemos dizer que cada texto é construído a partir de elaborações de sequências textuais. Um texto pode apresentar a predominância de apenas uma sequência discursiva, mas também pode apresentar-se com mais de uma.
3. A partir de que se estabelece a construção de um texto?
Sequencias textuais.
4. Quais são as sequências textuais?
Argumentativa, descritiva, dialogal, explicativa/dissertativa, injuntiva, narrativa.
5. O que é uma sequência argumentativa?
Quando o texto apresenta a sequência argumentativa como predominante, é elaborado com o intuito de convencer o interlocutor. Para isso, as ideias são construídas em torno da tese defendida pelo autor do texto.
6. Por que o autor, no texto apresentado “Se o seu filho não quer estudar...”, diz que “provas não provam nada”?
Os alunos se sabotam colando na prova para ter boas notas.
7. O que é uma sequência descritiva? E uma sequência dialogal?
Descritiva: nesse tipo de produção, organiza-se o texto em torno da construção de uma imagem de um determinado objeto (pessoa, coisa, animal...). Quando o enunciador de um texto assume a atitude linguística da descrição, ele nomeia (dá existência a um objeto), qualifica (apresenta características individuais/coletivas de um objeto) e pode localizar-situar, no tempo e no espaço, um objeto. Tempos verbais característicos: presente/ pretérito imperfeito. 
Dialogal: esse tipo de sequência caracteriza-se por se organizar em torno de um diálogo. Quando se apresenta na sua estrutura completa, apresenta três partes: SEQUÊNCIA FÁTICA INICIAL, SEQUÊNCIA TRANSACIONAL e SEQUÊNCIA FÁTICA FINAL.
8. O que é mais importante numa sequência dissertativa/explicativa?
A sequência explicativa organiza-se em torno da resposta a um questionamento estruturado sob a forma do “por quê?” ou do “como?”. Um texto que apresenta essa sequência como predominante não pretende convencer o interlocutor, apenas passar informações.
9. Em que se estrutura a sequência injuntiva?
Quando a sequência injuntiva se apresenta, o texto organiza-se em torno de orientações que determinam como fazer algo. Como nas demais sequências, a sequência injuntiva estrutura-se em torno de traços linguísticos caracterizadores: vem representada por um verbo no imperativo.
10. Por que a sequência narrativa é dinâmica?
Caracteriza-se por discorrer, contar, relatar fatos, sejam eles fictícios ou reais. É dinâmica, por isso predominam os verbos que indicam ação. Apresenta fatos, personagens, cenário, temporalidade (cronológica ou não). Tempo verbal mais comum: pretérito perfeito

Continue navegando