Buscar

Resumo gestao ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO AULA 07 – MÉTODOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PRODUÇÃO MAIS LIMPA
	Na esfera de atuação, Ecodesign > P+L, pois o foco da P+L é somente uma organização (indústria e outros tipos de empresas) e não sua cadeia de suprimentos verde/ciclo de vida do produto. O Ecodesign está presente na fase de estratégias de ecodesign de produção, trata-se da P+L. Mas também na P+L, há a Opção de Modificação no Produto. A P+L acaba sendo mais importante pois significa arrumar a própria casa em termos ambientais.
	A Produção Mais Limpa é um programa de Sistema Gestão Ambiental (SGA), prática do GSCM e é definida como uma prática ou instrumento de Prevenção da Poluição (2ª abordagem da GA Empresarial), que é prevenir o surgimento/geração da poluição, postura proativa, trabalha na identificação das causas dos problemas ambientais, diminuir o peso ou volume e alterar características dos resíduos gerados (periculosidade), para prevenir a geração da poluição, deve-se eliminar ou reduzir resíduos/poluição/desperdícios na fonte geradora, antes que os resíduos sejam produzidos. A empresa procura atuar alterando processos produtivos e produtos/serviços, por meio de uma produção mais eficiente e, portanto, poupadora de materiais e energia (redução do uso de recursos – inputs) e que gere o mínimo de resíduos (redução de outputs negativos) em diferentes fases do processo de produção e comercialização. Consequentemente, existe maior eficiência, produtividade (produzir mais bens e serviços com menos insumos e sem/mínimo de desperdícios/resíduos). O foco econômico se aproxima do foco ambiental por meio do aumento da produtividade: esta é obtida através da redução no uso de recursos (para produzir a mesma quantidade de produtos) e/ou menor geração de resíduos. 
	O objetivo final da produção mais limpa é maximizar a produtividade/eficiência e seus objetivos intermediários, são: gerar menos resíduos, reduzindo a poluição na fonte e/ou reaproveitando os resíduos, e usando menos inputs e recursos, através da otimização de processos e produtos ou serviços. Para isso, é necessário a identificação das causas da geração de resíduos e propostas de soluções. O foco está na prevenção à poluição, eliminando ou reduzindo a poluição (resíduos) durante o processo de produção e não no final do processo.
	Modificação no produto (Ecodesign) seria projetar e produzir produtos e serviços ambientalmente mais corretos (que agridam o mínimo o meio ambiente e que possam ser reusados, remanufaturados e reciclados). Já a modificação no processo seriam processos ambientalmente mais corretos. No nível 1 da P+L (Redução da Poluição na Fonte = minimizar resíduos): boas práticas de P+L, substituição de matérias-primas, modificação tecnológica, nos níveis 2 e 3 da P+L: reciclagem interna e externa (inferem-se Reuso, Remanufatura e Reciclagem internos e externos e Compostagem). Para P+L, os processos produtivos ideais ocorrem em um circuito fechado, sem contaminar o meio ambiente e utilizando os recursos naturais com a máxima eficiência possível.
	Com base nas causas de geração de resíduos, são propostas as soluções, que podem se enquadrar nos vários níveis de atuação da P+L, como a prioridade a ações de nível 1 (redução na fonte) , seguidas do nível 2 (reciclagem interna) e nível 3 (reciclagem externa e compostagem), nesta ordem. 
	No nível 1 (redução da poluição na fonte), o objetivo é diminuir a quantidade (peso ou volume) e alterar características dos resíduos gerados (periculosidade/toxicidade), através da modificação no produto (Ecodesign) e modificação no processo (boas práticas, substituição de matérias-primas, modificação tecnológica).
	A P+L é aplicada não somente em organizações industriais: de forma geral, a organizações de produção de bens e serviços. Empresas de todos os setores econômicos - primário, secundário e terciário (desde a agricultura, passando pela indústria até comércio e serviços) – e de qualquer porte: micro, pequeno, médio e grande portes. Há margens para interpretação, pois é um conceito menos técnico e preciso. Por exemplo, na Alemanha, a reciclagem fora do processo (externa) não é considerada estratégia da P+L, mas no Brasil é (local onde muitas pessoas dependem dessa atividade). Sugere a melhoria contínua de processos produtivos, buscando torná-los cada vez mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana. Busca a redução da toxicidade dos produtos: implica em melhorias na saúde ocupacional dos trabalhadores (1ª população exposta a substâncias tóxicas).
	A P+L busca entender de onde vêm nossos resíduos e o que fazer para não gerar resíduos. Dedica-se a identificar e entender as causas do problema e trabalha na redução dos resíduos em termos de quantidade e periculosidade.
	No Brasil, em julho de 1995, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-RS (Porto Alegre - RS) foi escolhido pela UNIDO - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e pela UNEP - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para sediar o 10º Centro Nacional de Produção mais Limpa de uma série de 23 centros instalados pelo mundo. O Centro Nacional de Tecnologias Limpas – CNTL/SENAI-RS visa estabelecer uma rede formada por instituições e profissionais, a fim de facilitar a transferência de informações e tecnologia às empresas, permitindo a incorporação de Técnicas de Produção mais Limpa em seus sistemas de gerenciamento ambiental. A formação desta rede é facilitada pela localização do CNTL/SENAI-RS dentro do sistema FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), permitindo a ligação direta com as Federações das Indústrias dos Estados, através da Confederação Nacional da Indústria – CNI.
	A implementação da P+L é dividida em etapas, são elas: visita técnica, etapa 01, etapa 02, etapa 03, etapa 04 e etapa 05. A realização de visita técnica em empresas bem sucedidas na adoção da P+L, como forma de pré-sensibilização do público alvo (empresários e gerentes), salientando os benefícios econômicos e ambientais alcançados e especificamente a importância da prevenção como etapa anterior às ações de fim-de-tubo, as pressões do governo para o cumprimento dos padrões ambientais, o custo na aquisição e manutenção de equipamento de fim-de-tubo, a necessidade de comprometimento da alta administração da empresa. Após a fase de pré-sensibilização, inicia-se a implementação.
	Na etapa 01, obtenção do comprometimento gerencial - sensibilizar a gerência para garantir o sucesso do programa. Consiste em: identificação de barreiras à implementação que serão encontradas durante o desenvolvimento do programa e buscar soluções adequadas para superá-las, estabelecimento da abrangência do programa de P+L na empresa: se incluirá toda a empresa, iniciará em um setor crítico, etc, formação do grupo de trabalho formado por profissionais da empresa que tem por objetivo conduzir o programa de P+L. Funções: realizar o diagnóstico, implantar o programa, identificar oportunidades e implantar medidas de P+L, monitorar o programa, dar continuidade ao programa.
	Na etapa 02, o ecotime fará o levantamento dos dados quantitativos ambientais e de produção existentes , utilizando fontes disponíveis como, por exemplo, estimativas do setor de compras, etc. Consiste em: quantificação de entradas (matérias -primas, água, energia e outros insumos) (no nível geral da empresa), quantificação de saídas (resíduos, efluentes, emissões, subprodutos e produtos) (no nível geral da empresa), dados da situação ambiental da empresa e dados referentes à estocagem e armazenagem. O foco de trabalho é selecionado entre todas as atividades e operações da empresa, a partir da análise dos dados/informações anteriores (fluxogramas qualitativo e quantitativo), considerando os regulamentos legais, a quantidade de resíduos gerados, a toxicidade dos resíduos e os custos envolvidos 
	A etapa 03 representa o balanço material (análise quantitativa de entradas e saídas) e estabelecimento de indicadores. Consiste em: levantamento dos dados quantitativosmais detalhados nas atividades foco do programa P+L, os item avaliados são os mesmos da atividade de realização do Diagnóstico Ambiental e de Processo, análise quantitativa de entradas e saídas, quantificação de entradas (matérias - primas, água, energia e outros insumos), quantificação de saídas (resíduos, efluentes, emissões, subprodutos e produtos), dados da situação ambiental da empresa, dados referentes à estocagem, armazenamento e acondicionamento de entradas e saídas. Os indicadores possibilitam a comparação da situação antes e depois da implementação do Programa de P+L. Com os dados levantados no balanço material, são avaliadas pelo ecotime as causas de geração dos resíduos na empresa. Com base nas causas de geração de resíduos, são propostas as soluções, que podem se enquadrar nos vários níveis de atuação da P+L. A P+L – prioridade a ações de Nível 1 (Redução na Fonte) , seguidas do Nível 2 (Reciclagem interna) e Nível 3 (Reciclagem externa e compostagem), nesta ordem.

Outros materiais