Buscar

AOL1, CUSTOS E PLANEJAMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CUSTOS E PLANEJAMENTOS  
AULA 1 
Pergunta 1 
Quando da inexistência de planejamento de ações e da previsão de monitoramento dos e avaliação dos custos, um empreendimento pode até demonstrar bom funcionamento e obtenção de lucros. Isso acontece pelo fato de que: 
D) se uma obra ou empresa não possui quantificação de investimentos prévios e definição do que se almeja obter de resultado final, não existirão parâmetros para se analisar se os resultados são positivos. 
  
Pergunta 2 
São custos que não compõem o escopo de materiais que serão diretamente empregados na obra. Mão-de-obra indireta, equipamentos, máquinas, água, energia, transporte, telefone, aluguéis, alimentação etc. esses custos devem estar presentes no orçamento mesmo quando se demonstram irrisórios. Os custos descritos na sentença são: 
E) custos indiretos. 
  
Pergunta 3 
Considerando as diretrizes de planejamento de obra, qual dos processos descritos abaixo faz parte do planejamento total de uma obra? 
C) Processo de planejamento. 
  
Pergunta 4 
Tabela mantida pela Caixa Econômica Federal e pelo IBGE que informa os custos e índices da Construção Civil de cada região do Brasil e ela pode ser consultada nos sites da Caixa. A tabela descrita é chamada: 
C) Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da construção Civil (SINAPI). 
  
Pergunta 5 
O controle nesse tipo de processo aborda monitoração, medição e ações corretivas, para que seja possível perceber o quanto antes o que não saiu como previsto e para que medidas sejam tomadas para minimizar o impacto no resultado final da obra. O enunciado diz respeito a qual fase de processo do planejamento? 
A) Processo de controle. 
  
Pergunta 6 
É uma forma de exprimir quantitativamente o que foi planejado para determinado serviço, constituindo um instrumento de decisão de quanto que deverá, ou não, ser realizado, o que será empregado para sua realização e como as atividades deverão ser organizadas. O trecho acima se refere a: 
D) orçamento. 
  
Pergunta 7 
É um dos índices mais importantes da construção civil e consiste numa base de dados que fornece informações confiáveis a profissionais da área desde 1955. Sua versão final é produzida pela Pini, portal de notícias da construção que também realiza pesquisas quantitativas e qualitativas nesse ramo do mercado. O nome do documento descrito é:  
A) Tabela de Composições de Preços e Orçamentos (TCPO). 
  
Pergunta 8 
O seu desenvolvimento permite a quantificação inicial da área mínima necessária à demanda identificada, ou seja, no desenvolvimento do desenho do projeto, já se saberá qual o espaço mínimo deve ser adotado para cada ambiente. Qual fase do projeto está sendo abordada na sentença? 
D) Programa de necessidades.  
  
Pergunta 9 
Pode ser definido como um processo de tomada de decisão realizado para antecipar uma desejada ação futura, utilizando meios eficazes para concretizá-la. O trecho acima se refere a: 
E) planejamento. 
  
Pergunta 10 
Reunião com os envolvidos, levantamento dos quantitativos dos serviços, estabelecimento de prazos e metas, elaboração do cronograma físico/financeiro e estabelecimento das diretrizes para acompanhamento e controle constituem um roteio básico para:  
D) planejamento de obra.

Outros materiais