Buscar

Atividade Discursiva - Sociedade brasileira e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Sociedade Brasileira e Cidadania
	Para Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), expoente da filosofia da Grécia Antiga – e, em verdade, um dos fundadores da filosofia enquanto ciência e fictícia república de Callipolis.
 	O sentido de participação popular que deriva do termo democracia se explica já nas origens desta palavra, que, em grego antigo, unia demos (povo) e kratos (poder), constituindo, portanto, o poder do povo ou o governo do povo. Se bem verdade que esta noção de participação popular se mantém vinculada ao termo democracia desde a Grécia Antiga até a atualidade, existem outras concepções que foram gradativamente adicionadas ao conceito para que chegássemos ao que, hoje, se entende por democracia.
	Leia o texto e responda as perguntas a seguir:
a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta.
	De acordo com Platão, o governo deveria se estabelecer um equilíbrio de acordo com que impõe a razão, onde o governo será mais eficiente e garantirá mais a felicidade geral do povo, quanto mais forem sábios os que governam. Defendia um governo realizado por sábios. Onde fossem capazes de buscar o bem comum vinculado à ideia de justiça. Entretanto, não esquecendo que essa pureza e sabedoria não estão presentes em todos os indivíduos e que as escolhas dos cidadãos podem refletir essas deficiências.
b) Como Platão argumenta sobre a opinião popular? Justifique sua resposta.
	Platão pensava profundamente nas "opiniões populares", afirmando que a opinião popular era superficial e sem fundamento, onde, é falsa e fundamentalmente inferior à filosofia.  A opinião popular pode ser manipulada ou tendenciosa, degenerando o sistema político.
c) Como se mostra o argumento de Platão sobre a dinâmica democrática? Explique o que o filósofo afirmava sobre a diversidade de características individuais.
 	Para Platão a "dinâmica democrática" deve se dar dentro de grupos dos "tipos de alma" dos sujeitos, ou seja, o talento que cada indivíduo possui, de modo que os sábios devem sempre governar, os corajosos devem sempre guerrear e os demais devem sempre obedecer. Isso acontece, porque a existência de uma diversidade de características individuais é encarada como sendo algo nocivo à condução de um bom governo, uma vez que a existência de “almas” desprovidas da racionalidade filosófica se destacaria às virtudes dos sábios e conduzindo a uma situação de desordem.
	Referências Bibliográficas
https://brainly.com.br/tarefa/21734890
https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/platao.htm

Continue navegando