Buscar

PROJETOS COMPLEMENTARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância dos projetos complementares
Os projetos complementares são projetos técnicos que auxiliam no entendimento do projeto arquitetônico, como por exemplo, projeto elétrico, hidrossanitário, estrutural, PPCI, luminotécnico, climatização, entre outros. Todas as informações necessárias para execução da obra estarão especificadas em cada projeto, diminuindo a chance de possíveis erros e imprevistos.
Com isso, é necessário realizar a compatibilização de projetos que é de extrema importância, onde as informações são sobrepostas para que sejam evitados conflitos e falhas entre os projetos, identificando possíveis interferências que poderiam prejudicar a execução e propor soluções, por ser um trabalho complexo muitas vezes são contratados projetistas terceirizados e todo processo é coordenado pelo gestor de projetos, que administra o cronograma, prazos, custos e toda equipe responsável. Esta etapa evita retrabalhos, e possibilita identificar erros que seriam percebidos somente na execução, alguns problemas comuns que podem ocorrer com a falta da compatibilização são: passagem de tubulações de água/luz por vigas e pilares; quadros de luz próximos a tubulações de água; falta de caimento na rede de esgoto; diferença de alturas, etc. E identificando esses possíveis problemas evitaremos gastos desnecessários no decorrer da obra. 
Com base nessas informações e como gestora de projetos responsável, é possível identificar a importância da realização de projetos complementares para uma execução satisfatória, e uma boa compatibilização de projetos se faz fundamental para o sucesso de uma obra.
Bibliografia
O que são projetos complementares?. Raboni Engenharia. 2021. Disponível em: <https://www.raboni.eng.br/o-que-sao-projetos-complementares/ >Acesso em: 14 nov. 2021.
Entenda como a compatibilização de projetos pode economizar tempo e dinheiro. SM Arquitetura. 2019. Disponível em: <http://smarq.com.br/entenda-como-a-compatibilizacao-de-projetos-pode-economizar-tempo-e-dinheiro/>. Acesso em: 14 nov. 2021.

Outros materiais