Buscar

template_trilha_pedagogica_com (2)

Prévia do material em texto

Sirlene da Silva Sellmer
A Importância Do Voleibol No Contexto Escolar
Iniciação ao Voleibol
 
Ensino Médio – 1º ano 
A instituição privada de educação básica Associação Educacional Luterana Bom Jesus-Ielusc fica no bairro de Centro , em Joinville ( SC ), e oferece aulas de Educação infantil, Ensino fundamental I, Ensino fundamental II, Ensino médio . o estabelecimento atende mais de 4 mil alunos entre o berçário e cursos de ensino superior, o BOM JESUS IELUSC, mantenedora do Colégio Bonja e da Faculdade Ielusc, tem estado presente em boa parte da vida de gerações de famílias na comunidade de Joinville e região. A tradição do colégio abre as portas para novas tecnologias e formas de aprender, com parcerias com a Google e Apple, atividades extras nos campos das artes, esportes e tecnologias, além de contar com a primeira escola internacional do Estado, com ensino trilíngue (português, inglês e alemão).
Na instituição ASSOCIACAO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS-IELUSC 97,24% dos professores tem ensino superior completo.
Objetivo Geral: 
Estimular o interesse do aluno a praticar e a conhecer a modalidade vôlei.
Desenvolver técnicas do vôlei.
Objetivo Específico: 
Reconhecer habilidades e dificuldades dos alunos.
Cronologia: 3 aulas de 45 minutos. 
Iniciar a aula com uma pergunta para a turma: o que os alunos conhecem a respeito do vôlei? Eles costumam praticar este esporte fora da escola? Estabelecer uma conversa inicial com os alunos a respeito da modalidade é fundamental para compreender o que eles já sabem. Neste este momento o professor irá contar à turma mais sobre a origem e a evolução do voleibol e irá expor algumas das regras da modalidade.
Em seguida, levar os alunos à quadra da escola e propor uma atividade de aquecimento, a "rodinha". Dividir a turma em grupos de quatro alunos e organizar pequenas rodas, para que cada aluno participe da atividade tocando a bola várias vezes. 
Palavras-chave: Voleibol; Coletividade; Espírito de equipe.
- Conhecer os principais fundamentos e regras do voleibol.
- Praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva
Aula 1
Dividir a turma em grupos de quatro alunos e organizar pequenas rodas, para que cada aluno participe da atividade tocando a bola várias vezes. Utilizar bolas de iniciação esportiva, mais leves e macias. O objetivo do jogo é tocar a bola entre os integrantes da roda utilizando os fundamentos do voleibol (toque e manchete), mantendo-a em jogo com maior número de toques possível. É permitido usar os pés para alcançar uma bola distante, e a bola poderá tocar o piso apenas uma vez a cada toque de um aluno. Se a bola tocar o piso por duas vezes consecutivas, a contagem será reiniciada pelo grupo. No final desta etapa, perguntar a cada grupo qual foi o máximo de toques que conseguiram dar na bola. Para finalizar o aquecimento, aumentar a complexidade orientando que agora a bola não poderá tocar o piso nem por uma vez. Se isto acontecer, a contagem será reiniciada pelo grupo.
Depois da atividade de aquecimento, realizar um alongamento e explicar à turma a importância de alongar-se antes e depois da prática de exercícios físicos. Você, professor, é quem vai conduzir esta atividade. 
Com os alunos devidamente alongados, propor uma situação de jogo. Dividir a quadra em duas metades no sentido de seu comprimento com uma corda elástica amarrada às traves de futsal, de modo que a corda passe e fique apoiada sobre a rede de vôlei (ou seja, a quadra vai ficar dividida em quatro partes). Propor um jogo de vôlei dinâmico, em quadra reduzida e, também, com número reduzido de jogadores por equipe. Trabalhar, a princípio, com bolas de iniciação esportiva, orientando o bom posicionamento para a recepção, o toque e a manchete.
Nesta etapa, orientar os alunos na prática dos fundamentos do vôlei – os deslocamentos, as paradas bruscas, os saltos, a agilidade, os movimentos de recepção e de levantamento de bola e o ataque (os toques, as manchetes, os saques e as cortadas).
Após a partida, organizar um alongamento em grupo, conduzido por um ou dois alunos, sob orientação. Para finalizar, conversar com a turma para averiguar quais foram os pontos positivos e negativos das atividades e pedir para que enumerem as situações de jogo e os fundamentos que precisam ser aprimorados nas próximas aulas.
Aula 2
Parte inicial: O professor dividirá a turma em três grupos iguais, após dividir a turma, ele iniciará o aquecimento, pega-pega corrente de no máximo 5 minutos.
Em seguida o professor irá demonstrar como que fazem os movimentos dos fundamentos básicos de vôlei, máximo 10 minutos.
Total de 15 minutos.
Parte principal: O professor irá separar os grupos em determinados locais demarcados na quadra, cada área será referente ao um tipo de fundamento, primeira área Saque, segunda área manchete, terceira área toque.
Na primeira área o grupo 1, formará um círculo e cada um irá sacar para os outros.
Na segunda área o grupo 2, formará um círculo e cada um irá tocar de manchete para os outros.
Na terceira área o grupo 3, formará um círculo e cada um irá tocar para os outros.
O Professor deverá ficar atento para saber se os alunos estão realizando os movimentos corretamente, se não estiverem ele deve passar o feedback extrínseco correto (mostrar visualmente na frente do aluno (visual), se necessário o professor posicionará o aluno no jeito correto (toque).
Cada grupo realizará os fundamentos durante 10 minutos, depois os grupos iram revezar entre si, assim fazendo que todos os alunos aprendam todos os fundamentos básicos. 
Total de 30 minutos.
Parte final: Ao termino da atividade volta a calma com alongamento de 3 minutos e 2 minutos para hidratação.
Total de 5 minutos.
Aula 3
AQUECIMENTO
(05Min)
PIQUE COLA, o professor pedirá para que os alunos se espalhem pela quadra, e escolherá dois alunos para ser o pegador e os mesmos estará segurando uma bola porém só pode colar quem estiver segurando a bola.
DESENVOLVIMENTO
(40Min)
Primeira atividade: Um aluno com a bola à altura da cabeça lançará a bola de saque para o outro aluno e o que recepcionar a bola procura enviá-la novamente com o antebraço totalmente estendido.
Segunda atividade: Colocando ambos em lados opostos da quadra, em quanto um grupo ficará sacando a bola do outro lado o outro grupo estará recepcionando a bola em forma de manchete, depois
trocará quem sacou recebe e quem recebeu saca.
Terceira atividade: Em duplas um aluno sacará a bola devagar em direção ao colega de forma que ele possa
recepcionar a bola em forma de manchete, deslocando-se para frente para trás, para a direita e esquerda sempre tentando fazer o movimento mais correto possível e consequentemente fazendo com que a bola retorne a mão colega.
Quarta atividade: 
JOGO: A turma será dividida em times para ser promovido um jogo em que é necessário fazer cinco passes antes de passar a bola para o outro lado da quadra.
VOLTA A CALMA
(5Min)
Com os alunos formando um semi círculo e todos sentados, será realizada uma breve conversa sobre o que foi aprendido, dando assim a oportunidade dos alunos se expressarem.
Observar a participação dos alunos ao longo das atividades de conversa, alongamento, aquecimento e durante a partida. É importante que, ao final da aula, a turma saiba contar mais sobre a história do vôlei, reconheça as regras da modalidade e saiba executar alguns de seus fundamentos – o saque, as manchetes, o toque e as cortadas, por exemplo.
Avaliar a interação uns com os outros e a conectividade dos envolvidos.
Avaliar a compreensão dos alunos em relação as técnicas aprendidas.
BRASIL. Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html. Acesso em: 02 set.2021.
Disponível em: http://escola.educacaofisicaa.com.br/Acesso em: 02 set.2021.
 
Outras consultas:
https://normas-abnt.espm.br/index.php?title=Recursos_virtuais

Continue navegando