Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Software (AOL 2)

User badge image
Allyson Pina

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A aplicação de Lean Software Development pode ajudar equipes de desenvolvimento de software a atingirem maior nível de maturidade em termos de qualidade e velocidade, entendendo e estudando seu processo atual, e trabalhando constantemente na identificação e eliminação de desperdícios.
O trecho acima trata das funcionalidades da aplicação do Lean Software Development. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos processos de desenvolvimento de produtos, o conceito que está relacionado à criação e execução do produto pode ser denominado como:
1. modelo Scrum.
2. modelo TPS.
3. linha determinística.
4. lean.
5. linha empírica.

[...] o engenheiro de software atua no desenvolvimento de programas, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade.
Este trecho refere-se às atribuições de um profissional da área de Engenharia de Software. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito, é possível afirmar que o objetivo da Engenharia de Software é:
1. dispensar o uso de técnicas que garantam a qualidade do software e a introdução de uma mentalidade que envolva coordenação.
2. disponibilizar um software que se caracterize por ser de baixo custo e que ofereça confiabilidade e eficiência.
3. abortar ações relacionadas e planejamento e estimativa de projetos, além da avaliação de requisitos.
4. extinguir as ferramentas que ofereçam apoio, seja de forma automatizada ou não, aos métodos aplicados.
5. utilizar métodos de maneira distinta desde que utilize um conjunto de ferramentas que automatizem esses métodos.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
O trecho aponta as características do método Scrum e suas funcionalidades. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode se concluir que a abordagem Scrum apresenta-se em três fases, dispostas sequencialmente como:
1. Planejamento Geral, Ciclos de Sprint, Encerramento ágil.
2. Planejamento Geral, Ciclos de Desenvolvimento, Encerramento do projeto.
3. Planejamento Geral, Ciclos Ágeis, Encerramento do projeto.
4. Planejamento Geral, Ciclos de Sprint, Encerramento do projeto.
5. Planejamento Ágil, Ciclos de Sprint, Encerramento do projeto.

O desenvolvimento de softwares é uma área que oferece inúmeras ferramentas para potencializar o desempenho dos profissionais envolvidos em seus processos. E um dos fatores que desponta como um grande diferencial é o Rapid Application Development, ou RAD. O método vem sendo amplamente aderido e pode revolucionar os processos de desenvolvimento em uma empresa.
O trecho se refere à importância do método RAD dentro das organizações. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as etapas do modelo RAD e associe-os às suas respectivas características:
1) Comunicação
2) Planejamento
3) Modelagem
4) Construção
5) Implantação
( ) Determina a referência para as iterações subsequentes caso haja necessidade.
( ) Abrange as fases relacionadas a negócios, dados e processos e determinam as representações de projeto.
( ) Atua para compreender os problemas do negócio, além das características de informação que são acomodadas pelo software.
( ) Auxilia as diversas equipes de software a executarem as suas atividades em conjunto baseadas nas diferentes funções do sistema.
( ) Destaca a utilização de componentes de software preexistentes. Essa fase também se destaca pela aplicação da geração automática de código.
1. 1, 2, 4, 5, 3.
2. 4, 1, 2, 5, 3.
3. 2, 5, 4, 3, 1.
4. 5, 3, 1, 2, 4.
5. 3, 1, 2, 5, 4.

Equipes ágeis costumam lançar seus produtos mais rapidamente em comparação às equipes que utilizam os métodos tradicionais, pois vão sendo liberados partes que geram valor ao negócio.
O trecho fala das vantagens em se adotar os métodos ágeis dentro de uma empresa. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, é possível afirmar que a introdução dos métodos ágeis nas grandes empresas é complexa, dentre outros aspectos, por conta da:
1. resistência cultural das empresas.
2. a experiência comprovada dos gestores.
3. padrões de qualidade informais.
4. o aumento dos mecanismos de comunicação.
5. a pouca dinâmica dos métodos Ágeis.

Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Vem fazendo sucesso em diversos países, por ajudar a criar sistemas de melhor qualidade, que são produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual.
O trecho acima trata da origem do método Extreme Programming e suas características. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do Extreme Programming, é possível afirmar que os seus requisitos acontecem em forma de cenários, cuja implementação:
1. ocorre de maneira direta a uma série de atividades onde os programadores desenvolverão testes para cada uma delas, na fase anterior a escritura do código.
2. participação do cliente se refere à priorização e especificação de requisitos, ou seja, diferentes das equipes de desenvolvimento.
3. são fundamentados em métodos que agem como pilares na decisão da funcionalidade inclusa no incremento do sistema.
4. participação do cliente junto com a equipe de desenvolvimento tem a missão de estabelecer quais os testes de aceitação dos sistemas descartados.
5. criação de projetos simples evita o prolongamento das mudanças no sistema e garantir a manutenção da simplicidade.

Em uma abordagem dirigida a planos, acontecem iterações no ambiente de atividades com documentos formais que são utilizados para estabelecer a comunicação entre os estágios do processo.
O trecho acima estabelece a utilização dos métodos ágeis dirigido a planos. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, a abordagem dirigida a planos tem por objetivo:
1. definir as saídas como referências para o planejamento da atividade do processo anterior.
2. realizar iterações das atividades com os documentos informais, que objetivam definir a comunicação entre as fases do processo.
3. propor uma abordagem rígida e alternativa para a utilização dos métodos ágeis.
4. estabelecer as atividades consideradas centrais no processo: o projeto e a Implementação.
5. identificar etapas diferentes do processo de software, em que as saídas estão relacionadas a cada etapa.

A prototipação se dá basicamente com a comunicação que ocorre através de uma reunião com todos os envolvidos a fim de definir objetivos gerais do software e identificar quais requisitos já estão bem conhecidos e esquematizar as áreas que realmente necessitam de uma definição mais ampla.
O trecho acima aborda a definição conceitual do modelo de prototipação. Com base no conteúdo estudado e no trecho acima, podemos afirmar que uma das formas em que o modelo de prototipação está disposto é:
1. estabelecendo diretrizes gerais para o uso do software, sinalizando quais as exigências do cliente.
2. a partir da observação de um programa desconhecido utilizado para limitar total ou parcialmente a função solicitada.
3. através de um modelo referenciado em PC ou em um papel, que apresente a interação existente entre homem e máquina.
4. representando as características de softwares que estarão facilmente visíveis ao usuário.
5. por meio de um protótipo de trabalho, desde que se consiga reduzir subconjuntos da função solicitada do software requerido.

Métodos utilizados para elaboração de sistemas computacionais dando prioridade a sua coesão, isto porque estes métodos são desenvolvidos a partir de princípios matemáticos que garantem a sua exatidão na capacidade de expressão das ideias vinculadas ao projeto de software.
O trecho acima trata da conceituação dos métodos formais. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito, é correto afirmar que a especificação formal se caracteriza por:
1. realizar a elaboração de um protótipo funcional do sistema para atestar a capacidade de atender as demandas do cliente.
2. tratar da arquitetura do sistema, com os mais variados elementos e observando suas interfaces, e relacionamentos entre eles.
3. adotar a avaliação do sistema desenvolvido para verificar se foi idealizado atendendo a todos os requisitos.
4. identificar os requisitos funcionais, que definem o que o software deve fazer, e não funcionais, que estabelecem como o software vai executar as suas rotinas.
5. gerar a base estrutural do código, partindo da etapa de refinação, servindo como referência para a implementação do sistema.

Gestores de TI interessados em otimizar a governança e em ampliar os resultados da área precisam estar atentos a essas inovações, e é relevante conhecer melhor o que é DevOps. Em essência, esse modelo aproxima o desenvolvimento da operação com o objetivo de simplificar processos, integrar áreas, alcançar maior qualidade nas entregas e reduzir o tempo de resposta ao cliente.
O trecho acima retrata a importância da aplicação do DevOps dentro das organizações. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o termo DevOps pode ser definido para:
1. transferência limitada de experiência e conhecimento entre as áreas de desenvolvimento, operações e apoio.
2. utilização de processos automatizados direcionados à produção mais veloz e estável dos serviços e aplicações.
3. implementar serviços que reduzam o desenvolvimento do negócio e criem um ambiente para a execução de um projeto.
4. possibilitar a liberação rápida e contínua das versões mais antigas de serviço ou software.
5. aplicar feedback às equipes que estão inseridas nas etapas do ciclo de vida do software ou serviço.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A aplicação de Lean Software Development pode ajudar equipes de desenvolvimento de software a atingirem maior nível de maturidade em termos de qualidade e velocidade, entendendo e estudando seu processo atual, e trabalhando constantemente na identificação e eliminação de desperdícios.
O trecho acima trata das funcionalidades da aplicação do Lean Software Development. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos processos de desenvolvimento de produtos, o conceito que está relacionado à criação e execução do produto pode ser denominado como:
1. modelo Scrum.
2. modelo TPS.
3. linha determinística.
4. lean.
5. linha empírica.

[...] o engenheiro de software atua no desenvolvimento de programas, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade.
Este trecho refere-se às atribuições de um profissional da área de Engenharia de Software. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito, é possível afirmar que o objetivo da Engenharia de Software é:
1. dispensar o uso de técnicas que garantam a qualidade do software e a introdução de uma mentalidade que envolva coordenação.
2. disponibilizar um software que se caracterize por ser de baixo custo e que ofereça confiabilidade e eficiência.
3. abortar ações relacionadas e planejamento e estimativa de projetos, além da avaliação de requisitos.
4. extinguir as ferramentas que ofereçam apoio, seja de forma automatizada ou não, aos métodos aplicados.
5. utilizar métodos de maneira distinta desde que utilize um conjunto de ferramentas que automatizem esses métodos.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
O trecho aponta as características do método Scrum e suas funcionalidades. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode se concluir que a abordagem Scrum apresenta-se em três fases, dispostas sequencialmente como:
1. Planejamento Geral, Ciclos de Sprint, Encerramento ágil.
2. Planejamento Geral, Ciclos de Desenvolvimento, Encerramento do projeto.
3. Planejamento Geral, Ciclos Ágeis, Encerramento do projeto.
4. Planejamento Geral, Ciclos de Sprint, Encerramento do projeto.
5. Planejamento Ágil, Ciclos de Sprint, Encerramento do projeto.

O desenvolvimento de softwares é uma área que oferece inúmeras ferramentas para potencializar o desempenho dos profissionais envolvidos em seus processos. E um dos fatores que desponta como um grande diferencial é o Rapid Application Development, ou RAD. O método vem sendo amplamente aderido e pode revolucionar os processos de desenvolvimento em uma empresa.
O trecho se refere à importância do método RAD dentro das organizações. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as etapas do modelo RAD e associe-os às suas respectivas características:
1) Comunicação
2) Planejamento
3) Modelagem
4) Construção
5) Implantação
( ) Determina a referência para as iterações subsequentes caso haja necessidade.
( ) Abrange as fases relacionadas a negócios, dados e processos e determinam as representações de projeto.
( ) Atua para compreender os problemas do negócio, além das características de informação que são acomodadas pelo software.
( ) Auxilia as diversas equipes de software a executarem as suas atividades em conjunto baseadas nas diferentes funções do sistema.
( ) Destaca a utilização de componentes de software preexistentes. Essa fase também se destaca pela aplicação da geração automática de código.
1. 1, 2, 4, 5, 3.
2. 4, 1, 2, 5, 3.
3. 2, 5, 4, 3, 1.
4. 5, 3, 1, 2, 4.
5. 3, 1, 2, 5, 4.

Equipes ágeis costumam lançar seus produtos mais rapidamente em comparação às equipes que utilizam os métodos tradicionais, pois vão sendo liberados partes que geram valor ao negócio.
O trecho fala das vantagens em se adotar os métodos ágeis dentro de uma empresa. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, é possível afirmar que a introdução dos métodos ágeis nas grandes empresas é complexa, dentre outros aspectos, por conta da:
1. resistência cultural das empresas.
2. a experiência comprovada dos gestores.
3. padrões de qualidade informais.
4. o aumento dos mecanismos de comunicação.
5. a pouca dinâmica dos métodos Ágeis.

Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Vem fazendo sucesso em diversos países, por ajudar a criar sistemas de melhor qualidade, que são produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual.
O trecho acima trata da origem do método Extreme Programming e suas características. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do Extreme Programming, é possível afirmar que os seus requisitos acontecem em forma de cenários, cuja implementação:
1. ocorre de maneira direta a uma série de atividades onde os programadores desenvolverão testes para cada uma delas, na fase anterior a escritura do código.
2. participação do cliente se refere à priorização e especificação de requisitos, ou seja, diferentes das equipes de desenvolvimento.
3. são fundamentados em métodos que agem como pilares na decisão da funcionalidade inclusa no incremento do sistema.
4. participação do cliente junto com a equipe de desenvolvimento tem a missão de estabelecer quais os testes de aceitação dos sistemas descartados.
5. criação de projetos simples evita o prolongamento das mudanças no sistema e garantir a manutenção da simplicidade.

Em uma abordagem dirigida a planos, acontecem iterações no ambiente de atividades com documentos formais que são utilizados para estabelecer a comunicação entre os estágios do processo.
O trecho acima estabelece a utilização dos métodos ágeis dirigido a planos. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, a abordagem dirigida a planos tem por objetivo:
1. definir as saídas como referências para o planejamento da atividade do processo anterior.
2. realizar iterações das atividades com os documentos informais, que objetivam definir a comunicação entre as fases do processo.
3. propor uma abordagem rígida e alternativa para a utilização dos métodos ágeis.
4. estabelecer as atividades consideradas centrais no processo: o projeto e a Implementação.
5. identificar etapas diferentes do processo de software, em que as saídas estão relacionadas a cada etapa.

A prototipação se dá basicamente com a comunicação que ocorre através de uma reunião com todos os envolvidos a fim de definir objetivos gerais do software e identificar quais requisitos já estão bem conhecidos e esquematizar as áreas que realmente necessitam de uma definição mais ampla.
O trecho acima aborda a definição conceitual do modelo de prototipação. Com base no conteúdo estudado e no trecho acima, podemos afirmar que uma das formas em que o modelo de prototipação está disposto é:
1. estabelecendo diretrizes gerais para o uso do software, sinalizando quais as exigências do cliente.
2. a partir da observação de um programa desconhecido utilizado para limitar total ou parcialmente a função solicitada.
3. através de um modelo referenciado em PC ou em um papel, que apresente a interação existente entre homem e máquina.
4. representando as características de softwares que estarão facilmente visíveis ao usuário.
5. por meio de um protótipo de trabalho, desde que se consiga reduzir subconjuntos da função solicitada do software requerido.

Métodos utilizados para elaboração de sistemas computacionais dando prioridade a sua coesão, isto porque estes métodos são desenvolvidos a partir de princípios matemáticos que garantem a sua exatidão na capacidade de expressão das ideias vinculadas ao projeto de software.
O trecho acima trata da conceituação dos métodos formais. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito, é correto afirmar que a especificação formal se caracteriza por:
1. realizar a elaboração de um protótipo funcional do sistema para atestar a capacidade de atender as demandas do cliente.
2. tratar da arquitetura do sistema, com os mais variados elementos e observando suas interfaces, e relacionamentos entre eles.
3. adotar a avaliação do sistema desenvolvido para verificar se foi idealizado atendendo a todos os requisitos.
4. identificar os requisitos funcionais, que definem o que o software deve fazer, e não funcionais, que estabelecem como o software vai executar as suas rotinas.
5. gerar a base estrutural do código, partindo da etapa de refinação, servindo como referência para a implementação do sistema.

Gestores de TI interessados em otimizar a governança e em ampliar os resultados da área precisam estar atentos a essas inovações, e é relevante conhecer melhor o que é DevOps. Em essência, esse modelo aproxima o desenvolvimento da operação com o objetivo de simplificar processos, integrar áreas, alcançar maior qualidade nas entregas e reduzir o tempo de resposta ao cliente.
O trecho acima retrata a importância da aplicação do DevOps dentro das organizações. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o termo DevOps pode ser definido para:
1. transferência limitada de experiência e conhecimento entre as áreas de desenvolvimento, operações e apoio.
2. utilização de processos automatizados direcionados à produção mais veloz e estável dos serviços e aplicações.
3. implementar serviços que reduzam o desenvolvimento do negócio e criem um ambiente para a execução de um projeto.
4. possibilitar a liberação rápida e contínua das versões mais antigas de serviço ou software.
5. aplicar feedback às equipes que estão inseridas nas etapas do ciclo de vida do software ou serviço.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
/1 
“A aplicação de Lean Software Development pode ajudar equipes de desenvolvimento 
de software a atingirem maior nível de maturidade em termos de qualidade e 
velocidade, entendendo e estudando seu processo atual, e trabalhando 
constantemente na identificação e eliminação de desperdícios.” 
Fonte: DEVMEDIA. Lean Software Development: Java Magazine 81. Disponível em: 
<https://www.devmedia.com.br/extreme-programming-conceitos-e-
praticas/1498>. Acesso em: 31 mar. 2019. 
O trecho acima trata das funcionalidades da aplicação do Lean Software 
Development. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos 
processos de desenvolvimento de produtos, o conceito que está relacionado à criação e 
execução do produto pode ser denominado como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
modelo TPS. 
2. 
linha empírica. 
3. 
lean. 
4. 
linha determinística. 
Resposta correta 
5. 
modelo Scrum. 
2. Pergunta 2 
/1 
“[...] o engenheiro de software atua no desenvolvimento de programas, sua 
manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior 
desempenho e produtividade.” 
Fonte: GUIA DO ESTUDANTE. Engenharia de Software. Disponível em: 
<https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-de-software/>. Acesso 
em: 31 mar. 2019. 
Este trecho refere-se às atribuições de um profissional da área de Engenharia de 
Software. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito, é possível 
afirmar que o objetivo da Engenharia de Software é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
disponibilizar um software que se caracterize por ser de baixo custo e 
que ofereça confiabilidade e eficiência. 
Resposta correta 
2. 
extinguir as ferramentas que ofereçam apoio, seja de forma 
automatizada ou não, aos métodos aplicados. 
3. 
utilizar métodos de maneira distinta desde que utilize um conjunto de 
ferramentas que automatizem esses métodos. 
4. 
dispensar o uso de técnicas que garantam a qualidade do software e a 
introdução de uma mentalidade que envolva coordenação. 
5. 
abortar ações relacionadas e planejamento e estimativa de projetos, 
além da avaliação de requisitos. 
3. Pergunta 3 
/1 
“Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. 
No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de 
Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades 
deve ser executado.” 
Fonte: DESENVOLVIMENTO ÁGIL. Scrum. Disponível em: 
<https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/>. Acesso em: 31 mar. 2019. 
O trecho aponta as características do método Scrum e suas funcionalidades. A partir 
dessas informações e do conteúdo estudado, pode se concluir que a abordagem Scrum 
apresenta-se em três fases, dispostas sequencialmente como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Planejamento Geral, Ciclos de Desenvolvimento, Encerramento do 
projeto. 
2. 
Planejamento Geral, Ciclos de Sprint, Encerramento do projeto. 
Resposta correta 
3. 
Planejamento Ágil, Ciclos de Sprint, Encerramento do projeto. 
4. 
Planejamento Geral, Ciclos de Sprint, Encerramento ágil. 
5. 
Planejamento Geral, Ciclos Ágeis, Encerramento do projeto. 
4. Pergunta 4 
/1 
“O desenvolvimento de softwares é uma área que oferece inúmeras ferramentas para 
potencializar o desempenho dos profissionais envolvidos em seus processos. E um dos 
fatores que desponta como um grande diferencial é o Rapid Application Development, 
ou RAD. O método vem sendo amplamente aderido e pode revolucionar os processos 
de desenvolvimento em uma empresa.” 
Fonte: CRONAPP. Como aplicar o RAD no desenvolvimento de softwares? 
Disponível em: <https://www.cronapp.io/pt-br/como-aplicar-o-rad-no-
desenvolvimento-de-softwares/>. Acesso em: 31 mar. 2019. 
O trecho se refere à importância do método RAD dentro das organizações. Assim, 
considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as 
etapas do modelo RAD e associe-os às suas respectivas características: 
1) Comunicação 
2) Planejamento 
3) Modelagem 
4) Construção 
5) Implantação 
( ) Determina a referência para as iterações subsequentes caso haja necessidade. 
( ) Abrange as fases relacionadas a negócios, dados e processos e determinam as 
representações de projeto. 
( ) Atua para compreender os problemas do negócio, além das características de 
informação que são acomodadas pelo software. 
( ) Auxilia as diversas equipes de software a executarem as suas atividades em 
conjunto baseadas nas diferentes funções do sistema. 
( ) Destaca a utilização de componentes de software preexistentes. Essa fase também 
se destaca pela aplicação da geração automática de código. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 4, 5, 3. 
2. 
4, 1, 2, 5, 3. 
3. 
2, 5, 4, 3, 1. 
4. 
5, 3, 1, 2, 4. 
Resposta correta 
5. 
3, 1, 2, 5, 4. 
5. Pergunta 5 
/1 
“Equipes ágeis costumam lançar seus produtos mais rapidamente em comparação às 
equipes que utilizam os métodos tradicionais, pois vão sendo liberados partes que 
geram valor ao negócio.” 
Fonte: ROBSON CAMARGO. Equipes ágeis querem métodos ágeis. Disponível em: 
<https://robsoncamargo.com.br/blog/equipes-ageis-querem-metodos-ageis>. Acesso 
em: 31 mar. 2019. 
O trecho fala das vantagens em se adotar os métodos ágeis dentro de uma empresa. 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, é 
possível afirmar que a introdução dos métodos ágeis nas grandes empresas é 
complexa, dentre outros aspectos, por conta da: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o aumento dos mecanismos de comunicação. 
2. 
a experiência comprovada dos gestores. 
3. 
resistência cultural das empresas. 
Resposta correta 
4. 
padrões de qualidade informais. 
5. 
a pouca dinâmica dos métodos Ágeis. 
6. Pergunta 6 
/1 
“Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software, 
nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Vem fazendo sucesso em diversos 
países, por ajudar a criar sistemas de melhor qualidade, que são produzidos em menos 
tempo e de forma mais econômica que o habitual.” 
Fonte: DESENVOLVIMENTO ÁGIL. Extreme programming. Disponível em: 
<http://www.desenvolvimentoagil.com.br>. Acesso em: 31 mar. 2019. 
O trecho acima trata da origem do método Extreme Programming e suas 
características. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do 
Extreme Programming, é possível afirmar que os seus requisitos acontecem em forma 
de cenários, cuja implementação: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ocorre de maneira direta a uma série de atividades onde os 
programadores desenvolverão testes para cada uma delas, na fase 
anterior a escritura do código. 
Resposta correta 
2. 
participação do cliente se refere à priorização e especificação de 
requisitos, ou seja, diferentes das equipes de desenvolvimento. 
3. 
são fundamentados em métodos que agem como pilares na decisão da 
funcionalidade inclusa no incremento do sistema. 
4. 
participação do cliente junto com a equipe de desenvolvimento tem a 
missão de estabelecer quais os testes de aceitação dos sistemas 
descartados. 
5. 
criação de projetos simples evita o prolongamento das mudanças no 
sistema e garantir a manutenção da simplicidade. 
7. Pergunta 7 
/1 
“Em uma abordagem dirigida a planos, acontecem iterações no ambiente de atividades 
com documentos formais que são utilizados para estabelecer a comunicação entre os 
estágios do processo.” 
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO. Metodologias de desenvolvimento ágil de 
softwares. Disponível em: <http://introduceti.com.br/blog/descubra-o-que-sao-os-
metodos-ageis-e-sua-aplicacao-alem-da-ti/>. Acesso em: 31 mar 2019. 
O trecho acima estabelece a utilização dos métodos ágeis dirigido a planos. A partir 
dessas informações e do conteúdo estudado, a abordagem dirigida a planos tem por 
objetivo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
definir as saídascomo referências para o planejamento da atividade do 
processo anterior. 
2. 
realizar iterações das atividades com os documentos informais, que 
objetivam definir a comunicação entre as fases do processo. 
3. 
propor uma abordagem rígida e alternativa para a utilização dos 
métodos ágeis 
4. 
estabelecer as atividades consideradas centrais no processo: o projeto e 
a Implementação. 
5. 
identificar etapas diferentes do processo de software, em que as saídas 
estão relacionadas a cada etapa. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
/1 
“A prototipação se dá basicamente com a comunicação que ocorre através de uma 
reunião com todos os envolvidos a fim de definir objetivos gerais do software e 
identificar quais requisitos já estão bem conhecidos e esquematizar as áreas que 
realmente necessitam de uma definição mais ampla.” 
Fonte: DEVMEDIA. Introdução aos Processos de Software e o Modelo Incremental 
e Evolucionário. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/introducao-aos-
processos-de-software-e-o-modelo-incremental-e-evolucionario/29839>. Acesso em: 
31 mar. 2019. 
O trecho acima aborda a definição conceitual do modelo de prototipação. Com base no 
conteúdo estudado e no trecho acima, podemos afirmar que uma das formas em que o 
modelo de prototipação está disposto é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
estabelecendo diretrizes gerais para o uso do software, sinalizando quais 
as exigências do cliente. 
2. 
a partir da observação de um programa desconhecido utilizado para 
limitar total ou parcialmente a função solicitada. 
3. 
através de um modelo referenciado em PC ou em um papel, que 
apresente a interação existente entre homem e máquina. 
Resposta correta 
4. 
representando as características de softwares que estarão facilmente 
visíveis ao usuário. 
5. 
por meio de um protótipo de trabalho, desde que se consiga reduzir 
subconjuntos da função solicitada do software requerido. 
9. Pergunta 9 
/1 
“Métodos utilizados para elaboração de sistemas computacionais dando prioridade a 
sua coesão, isto porque estes métodos são desenvolvidos a partir de princípios 
matemáticos que garantem a sua exatidão na capacidade de expressão das ideias 
vinculadas ao projeto de software.” 
Fonte: DEVMEDIA. Como usar os Métodos Formais no desenvolvimento de 
Software. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/como-usar-os-metodos-
formais-no-desenvolvimento-de-software/31339>. Acesso em: 31 mar. 2019. 
O trecho acima trata da conceituação dos métodos formais. A partir dessas 
informações e do conteúdo estudado a respeito, é correto afirmar que a especificação 
formal se caracteriza por: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
tratar da arquitetura do sistema, com os mais variados elementos e 
observando suas interfaces, e relacionamentos entre eles. 
2. 
realizar a elaboração de um protótipo funcional do sistema para atestar 
a capacidade de atender as demandas do cliente. 
3. 
gerar a base estrutural do código, partindo da etapa de refinação, 
servindo como referência para a implementação do sistema. 
4. 
adotar a avaliação do sistema desenvolvido para verificar se foi 
idealizado atendendo a todos os requisitos. 
5. 
identificar os requisitos funcionais, que definem o que o software deve 
fazer, e não funcionais, que estabelecem como o software vai executar as 
suas rotinas. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
/1 
“Gestores de TI interessados em otimizar a governança e em ampliar os resultados da 
área precisam estar atentos a essas inovações, e é relevante conhecer melhor o que é 
DevOps. Em essência, esse modelo aproxima o desenvolvimento da operação com o 
objetivo de simplificar processos, integrar áreas, alcançar maior qualidade nas 
entregas e reduzir o tempo de resposta ao cliente.” 
Fonte: GAEA ENGENHARIA. DevOps. Disponível em: <https://gaea.com.br/o-que-e-
devops-conceito/>. Acesso em 31 Mar. 2019. 
O trecho acima retrata a importância da aplicação do DevOps dentro das organizações. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que o termo 
DevOps pode ser definido para: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
utilização de processos automatizados direcionados à produção mais 
veloz e estável dos serviços e aplicações. 
Resposta correta 
2. 
implementar serviços que reduzam o desenvolvimento do negócio e 
criem um ambiente para a execução de um projeto. 
3. 
possibilitar a liberação rápida e contínua das versões mais antigas de 
serviço ou software. 
4. 
aplicar feedback às equipes que estão inseridas nas etapas do ciclo de 
vida do software ou serviço. 
5. 
transferência limitada de experiência e conhecimento entre as áreas de 
desenvolvimento, operações e apoio.

Mais conteúdos dessa disciplina