Buscar

Gigantes da Industria_Ep 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO - FCAP
COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO
DISCIPLINA: CRIAÇÃO DE EMPRESAS
PROFESSOR: EMANUEL LEITÃO
GIGANTES DA INDÚSTRIA 
EPISÓDIO 3
ALUNA:
	
VITORIA VILAS BOAS ARAQUAN NASCIMENTO
RECIFE
2017
GIGANTES DA INDÚSTRIA – NASCE A RIVALIDADE
Andrew Carnegie foi, sem dúvida, um dos grandes homens da história norte-americana. Nascido na Escócia emigrou ainda criança para os EUA, onde trabalhou duro desde os 13 anos, chegando a cumprir uma jornada de 12 horas diárias como aprendiz de tecelão na Pensilvânia, ganhado apenas 1 dólar por semana. Trabalhou também como telegrafista e era incansável em seu aperfeiçoamento intelectual, sempre lendo muito e tentando perder seu sotaque escocês.
 Aos 17, ingressou na empresa de estradas de ferro Pennsylvania Railroad e aos 24, já era superintendente. Ele então conhece Tom Scott, que lhe ensinaria tudo sobre o negócio de estradas de ferro. Ambicioso, resolveu abrir suas próprias empresas - a Companhia de Aço Carnegie e a Keystone Bridge Works. 
Contratado por Scott para construir uma ponte sobre o rio Mississippi, parte do projeto para ligar o leste e oeste do país. Carnegie aceita, mas tem dúvidas de que os materiais disponíveis sejam fortes o suficiente para o projeto. A solução vem com o aço, mas antes que Carnegie consiga atingir o potencial deste material de construção, Scott morre. Em seguida, investiu no processo Bessemer de fabricação de aço e conseguiu o monopólio da indústria metalúrgica de Pittsburgh, sendo responsável pela construção da primeira ponte de ferro de Ohio. 
 Andrew Carnegie, o rei do aço, era chamado de “barão ladrão” pela imprensa da época devido à sua capacidade de manipular a mente das pessoas. Sua conduta, que pregava preços mais baixos e maiores escalas de produção, aumentou a lucratividade de suas empresas. Desrespeitava seus empregados, os quais trabalhavam 84 horas semanais e as greves eram reprimidas com violência. 
No fim do século XIX, Carnegie ditava os preços do aço para a construção de vagões de trens e para o mercado imobiliário criado pelas rotas ferroviárias. Já muito bem estabelecido, vendeu sua empresa siderúrgica por 480 milhões de dólares para o banqueiro J.P.Morgan e se tornou um dos homens mais ricos do mundo. 
A série Gigantes da Indústria estreou em 2003 e foi criada pela emissora History, contém 1 temporada com 8 episódios, é narrado por Campbell Scott, foi indicado ao prêmio Emmy do Primetime e melhor fotografia de programa de não ficção, seus autores são Stephen David, Patrick Reams, Randy Counsman, David C. White, Ed Fields, Keith Palmer.

Outros materiais