Buscar

Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Teoria Geral da Administração - Avaliação Discursiva - 
Questão:
O Sistema Toyota de Produção ou Ohnoísmo baseia-se no controle da produção, feito de forma visual, pelos próprios operários alcançando grande sucesso e repercussão.  Um dos conceitos apresentados no texto acima foi o método Kanban, porém existem mais conceitos. Quais são, explique cada um dos outros conceitos básicos em que se apoia o sistema e dê um exemplo de aplicação simples,  prática e atual de cada um dos métodos, inclusive exemplo do método Kanban.
O Kanban é considerado uma metodologia ágil porque através de sua metodologia transforma o trabalho ou a ação mais produtiva, evita desperdício e rende mais no dia a dia. O fluxo de trabalho é seguido por etapas onde é melhorado gradualmente nosso processo de trabalho, sendo seguido por etapas de formas mais enxutas. O sucesso do kanban se deu a partir de sua metodologia simples e resultados rápidos. Seus conceitos se aplicam no trabalho administrativo de forma simplificada, autonomia, economia de espaço evitando desperdício. Tem o kanban a função de identificar os possíveis gargalos e corrigi-los para o trabalho fluir economicamente e melhor e na velocidade ideal.
 
 Complementando que  o sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir os estoques e os custos decorrentes do processo de fabricação. Seus conceitos, princípios, métodos, técnicas e ferramentas vêm sendo adaptados e implementados em empresas dos mais diferentes segmentos industriais e de serviços. No contexto empresarial, a metodologia kaizen visa baixar custos e melhorar a produtividade, partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador de competitividade. 
Nesse sentido, esse sistema considera que o mais importante não é buscar somente o bem da empresa, mas também o das pessoas que nela trabalham. Assim, o foco está principalmente no local onde essas pessoas exercem suas funções, pois é lá que o verdadeiro valor da empresa é criado.
Para o Kaizen ser efetivo como ferramenta que auxilia a organização a otimizar processos e alcançar objetivos, é preciso conscientizar todos os integrantes da organização de que se faz necessário mudar continuamente, e para melhor. Sejam grandes ou pequenas mudanças, o importante é buscar, todos os dias, novas formas de fazer e de pensar, transformando Kaizen em uma filosofia que, como resultado, cria valor para a organização.

Outros materiais