Buscar

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE 
	AV
	Aluno: NAILSON FERNANDES DA CUNHA
	202008037085
	Professor: MARCIO JORGE GOMES VICENTE
 
	Turma: 9001
	CCE1802_AV_202008037085 (AG) 
	 18/10/2021 15:29:41 (F) 
			Avaliação:
7,0
	Nota Partic.:
	Nota SIA:
7,0 pts
	 
		
	PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
	 
	 
	 1.
	Ref.: 242993
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Como definir as ações de Planejamento Urbano?
		
	 
	O planejamento pode ser definido como um conjunto de ações consideradas mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados pela sociedade.
	
	Para ser considerado Planejamento Urbano, o principal e decisivo fator é a questão estética, estando acima das questões sociais.
	
	Planejamento Urbano não está relacionado ao Estatuto das Cidades.
	
	Planejamneto Urbano visa a estabelecer as melhores condições de moradia e mobilidade para os proprietários de grandes edificações.
	
	Planejamento Urbano são ações estabelecidas e associadas somente as questões ambientais.
	
	
	 2.
	Ref.: 2985511
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	É necessário compatibilizar o uso e ocupação do solo com os tipos de vias urbanas, para que se possa ordenar a hierarquização das mesmas, evitando possíveis conflitos entre usos ou atividades e deslocamento de pedestres e veículos. A partir dessas ações torna-se possível estabelecer diretrizes para racionalizar o sistema viário, regulamentá-lo e criar um plano de manutenção. O texto refere-se ao:
 
		
	 
	Zoneamento urbano
	 
	Zoneamento ambiental
	
	Zoneamneto industrial
	
	Zoneamento federal
	
	Zoneamento estadual
	
	
	 3.
	Ref.: 2985050
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A________________ consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
		
	
	regularização urbana
	 
	regularização fundiária 
	
	regularização ambiental
	
	regularização municipal
	
	regularização social
	
	
	 4.
	Ref.: 747480
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em relação ao processo de requalificação urbana é correto afirmar.
		
	
	Requalificação é em sentido amplo a mesma coisa que revitalizar uma determinada região com as intervenções relacionadas apenas às questões ambientais das suas áreas degradadas.
	
	O processo de requalificação urbana está relacionado apenas às questões estéticas de determinada região, não relacionando esta intervenção ao contexto ambiental.
	
	O processo de requalificação urbana está diretamente relacionada aos programas de saneamento ambiental de áreas ocupadas por populações carentes.
	
	A revitalização urbana é um processo de intervenção urbana totalmente direcionada para as questões de segurança pública.
	 
	Processos de requalificação de áreas centrais degradadas têm, em geral, como objetivo principal declarado, incrementar a densidade de ocupação, de modo a promover a reutilização da infraestrutura e equipamentos urbanos já existentes.
	
	
	 5.
	Ref.: 695072
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	"O controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem-estar físico, mental ou social". Essa frase diz respeito ao conceito de:
		
	 
	Planejamento Ambiental.
	
	Reestruturação Urbana.
	
	Restauração do meio ambiente.
	 
	Saneamento Ambiental.
	
	Zoneamento Ambiental.
	
	
	 6.
	Ref.: 2985690
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Entende-se por _____________________ a concepção da cidade como parte da natureza que a cerca e como espaço democrático de integração social, tendo a rua como local privilegiado de convívio.
		
	
	rodovia
	
	urbanismo 
	
	meio cultural
	
	ciclovia
	 
	urbanismo verde
	
	
	 7.
	Ref.: 695117
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Os Consóricios Públicos atuam como instrumento para a realização dos objetivos do Estatuto da Cidade. Marque a única opção correta em relação a Operações Urbanas Consorciadas.
		
	
	O Poder Público deverá resolver os problemas pontuais diretamente e sem nenhuma intervenção ou participação da sociedade e não necessita, portanto, das Operações Urbanas
	
	Não existe nenhuma relação entre Operação Urbana Consorciada e Plano Diretor Estratégico do Município.
	 
	Operações urbanas consorciadas são intervenções pontuais realizadas sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local, buscando alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.
	 
	O Poder Público deverá sempre oferecer à iniciativa privada a concessão de aumento do Coeficiente de Aproveitamento ou de modificação dos usos permitidos para o local sempre que necessitar, independentemente dos Estudos Prévios de Impacto Ambiental e Viário.
	
	Operações urbanas não necessitam de potencial de qualificação espacial para as cidades, visto que não atuam sob o contexto quase arquitetônico dos espaços urbanos.
	
	
	 8.
	Ref.: 2985786
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os indicadores ambientais podem ser organizados por modelos específicos. A emissão de contaminantes, eficiência tecnológica, intervenção no território e de impacto ambiental, descrevendo a pressão exercida direta ou indiretamente pela atividade humana sobre o meio ambiente e os recursos naturais, constituem um modelo de:
		
	
	Monitoramento
	
	Temperatura
	 
	Pressão
	
	Estado
	
	Falha
	
	
	 9.
	Ref.: 721671
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Estatuto da Cidade é a denominação que recebe a Lei n° 10.257 de 10 de julho de 2001, a qual regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Como a população deve se posicionar frente a esta Lei ?
		
	 
	A população deve participar ativamente das decisões através das audiências públicas que serão realizadas para discutir projetos, planos e programas com potencial dano ao meio ambiente natural ou construído, ou ainda à segurança e/ou ao conforto da população
	
	A população deve participar encaminhando suas sugestões através dos seus representantes públicos, mas podem participar das audiências agendadas previamente.
	
	A participação popular está limitada aos Municípios com mais de 20.000 habitantes.
	
	De acordo com o Estatuto da Cidade a população deverá participar através dos projetos encaminhados pelos vereadores locais. Esta é a única forma de participação popular direta.
	
	O Estatuto da Cidade não prevê participação popular nas discussões dos projetos e intervenções urbanas.
	
	
	 10.
	Ref.: 701435
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Municipalizar é transferir para as cidades a responsabilidade e os recursos necessários para exercer as funções referentes à gestão do município de forma autônoma. Sobre o conceito de Municipalização está correto afirmar que:
		
	 
	O processo fundamenta-se em planejamento integrado, com a participação direta dos beneficiários.
	
	A Municipalização não tem características democráticas, já que não permite ao cidadão a expressão de sua vontade.
	
	A responsabilidade pela preservação ambiental cabe sempre ao Governo Federal.
	
	A Municipalização não concede autonomia aos municípios para a gestão de seus recursos.
	
	A pouca diversidade econômica e cultural do Brasil é um complicador para o processo de Municipalização.

Continue navegando