Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PESQUISA DE METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Nome Completo: Daniela de Souza E Souza
Matrícula: 04053614
Curso: PEDAGOGIA
.DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!
Atividade Contextualizada
Para começar, leia o texto a seguir:
O método científico se constitui como uma das premissas de condução da ciência. O qual foi criado a partir de ideias de Francis Bacon, Aristóteles e Galileu Galilei, conhecidos por revolucionar o pensamento científico. Perceba que a ciência está presente em nosso cotidiano, na forma como pensamos, em nossa alimentação, vestimentas, há sempre a sua contribuição.
Sua atividade será a partir de uma prática cotidiana (nascimento do sol, desenvolvimento de uma flor, germinação de uma semente), observar algum fenômeno natural e a partir dos procedimentos/passos do método científico, respondê-lo, só que de forma criativa, iniciando esse processo com a elaboração de um questionamento. Você deverá criar um texto discursivo em que demonstre como a sua situação problema se desenvolverá, seguindo os passos do método científico até a aceitação ou rejeição da hipótese. Em seguida poste em seu ambiente virtual.
Boa prática!
Hoje cheguei em casa as 17:00 horas, quase não dava tempo de chegar em casa antes da chuva, pude perceber na minha vinda do trabalho para casa, como o tempo muda em minutos ou até mesmo em segundos. Sai do meu trabalho observei o céu, ele estava envelopado por um azul tão radiante, não me lembro de antes já ter presenciado uma visão tão ilustre.
O trajeto do meu local de trabalho até a minha residência fica 2 km (quilômetros) de distancia, um total de 10 minutos de moto, nesse meio de trajeto observei a formação das nuvens, pude observar elas se locomovendo como se estivessem andando, esse seria um pensamento de uma criança, sim, o vento faz com que as nuvens se desloquem de um lado para o outro.
Apesar da velocidade da moto, percebi que quando o vento soprava as nuvens e estas se locomoviam, elas então começaram a se agrupar, o mesmo céu azulado resplendente começou então escurecer, o tal já não estava mais azul, sua cor tornou-se cinzento. Esse fenômeno ocorreu tão inesperadamente, como apenas um sopro de vento é capaz de agrupar tantas nuvens que o céu inteiro ficou formado por uma camada de nuvens cinzentas carregadas por água, água que foi evaporada pelo calor do sol.
Quando cheguei em minha casa olhei para o horizonte onde há uma margens de arvores ao redor dos campos de pastos, me deparei com uma densa fumaça, de longe parecia fumaça porém, não era fumaça de fogo, mais sim, uma chuva forte que começara cair das nuvens cinzentas, a chuva foi tão forte que de muito longe pude escutar o baralho de sua queda.
Aqui no estado do Pará, onde resido, as chuvas fortes com vento podem acarretar em uma tempestade com raios e trovoadas, e foi isso que aconteceu das 17:00 horas da tarde até as 19:00 horas da noite, raios trovões estes que faziam o céu inteiro ficar resplandecente e estremecer os horizontes.
Além do temporal todo vilarejo ficou sem energia, o que nos deixa mais nervosos, pois no escuro à luz de velas, podemos ver uma sinfonia tão maravilhosa da mãe natureza. Estou falando dos raios e trovões da tempestades, no escuro podemos observar mais direito esse momento, ao silencio das casas somente com o barulho da chuva podemos ver um estalo no céu seguido por um raio que se espalha pelo céu, até tem a semelhança de uma raiz de uma planta, logo seguinte, BUM!!!!. Podemos ouvir o grande som do trovão.
Apesar de todo a tempestades ninguém ficou ferido, e o vento que é o grande responsável por agrupar as nuvens, este também é o grande responsável por faze-las irem embora.

Continue navegando