Buscar

História e Ensino de Arte no Brasil

Prévia do material em texto

1
Em 1932, foi publicado o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, documento composto e assinado por mais de 100 intelectuais das áreas de Educação e Ciências Sociais, que tinha por objetivo a reestruturação da educação e do ensino no país. Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O Manifesto passou despercebido, não obtendo grande repercussão na sociedade brasileira e sendo rapidamente esquecido.
II. O Manifesto expôs a desorganização do sistema escolar brasileiro e propôs que o Estado organizasse um plano geral para a educação, o que ainda não acontecia.
III. O Manifestou causou grande polêmica, pois defendia a escola laica, obrigatória e gratuita. A Igreja Católica sentiu-se ameaçada, pois perderia seu monopólio sobre o ensino brasileiro.
A
Todas as frases estão corretas.
B
As frases I e II estão corretas.
C
As frases II e III estão corretas.
D
As frases I e III estão corretas.
2
 Como aconteceu com as vanguardas artísticas europeias, o modernismo brasileiro também tinha como principal proposta estética a ruptura. Como essa ruptura foi expressa plasticamente? Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A proposta era expressa na ruptura com a representação naturalista, realista, herança do neoclassicismo difundido pela Missão Artística Francesa.
II. A pintora Anita Malfatti foi uma das grandes expoentes do modernismo por romper com a representação naturalista. Obras como “O homem amarelo” e “A mulher de cabelos verdes”, já nos títulos, exemplificam essa tendência.
III. Os artistas já não mais usavam telas para suas obras, pintando sobre o próprio corpo.
A
As frases II e III estão corretas.
B
Todas as frases estão corretas.
C
As frases I e III estão corretas.
D
 As frases I e II estão corretas.
3
Sobre a arte indígena, dos habitantes da América Latina antes da chegada dos colonizadores europeus, leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os vestígios encontrados pelos arqueólogos são, em sua maioria, peças de cerâmica, produzidas por tribos sedentárias, que começavam a dominar as técnicas de agricultura.
II. A principal demanda desses objetos, vasos e potes, era a funcionalidade. Era preciso fazer depósitos para os grãos produzidos.
III. Além dos potes para guardar os grãos, também eram feitas de cerâmica urnas funerárias, estas adornadas, para conter os restos mortais.
A
As frases I e III estão corretas.
B
As frases I e II estão corretas.
C
As frases II e III estão corretas.
D
 Todas as frases estão corretas.
4
 Sob a direção de Araújo Porto Alegre, são criadas duas categorias de aluno na Academia Imperial de Belas Artes. Quais são elas?
A
 O “pintor” e o “escultor”
B
 O “aluno artista” e o “crítico”
C
O “aluno arquiteto” e o “aluno artista”
D
O “aluno artista” e o “aluno artífice”
5
Por que o conceito de arte ocidental não pode ser aplicado à arte indígena?
A
 Porque não havia um mercado de arte nem museus que pudessem receber suas obras e comercializá-las.
B
Porque não existiam materiais equivalentes aos utilizados por eles na Europa, impossibilitando sua produção naquele continente.
C
Porque a arte indígena era produzida pelo grupo, a identidade das peças era a do grupo e não de um indivíduo. Não fazia parte de seu universo a figura do artista/artesão.
D
Porque não tinham conhecimento de perspectiva e geometria.
6
Ainda em relação ao “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, quais eram os aspectos desse documento, combatidos pela Igreja Católica, partidária da escola tradicional?
A
Combatia a laicidade e a expansão da escola pública e a igualdade de direito dos sexos à educação, ou seja, a educação feminina.
B
Combatia o ensino do Desenho e a implementação de um programa de artes.
C
 Combatia o ensino religioso, defendendo que a educação deveria ser laica.
D
Combatia o ensino técnico, afirmando não ser necessário.
7
A Missão Artística Francesa chegou ao Brasil no ano de 1816. Dentre os artistas que vieram na comitiva, podemos destacar:
A
Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
B
Victor Meirelles e Manuel de Araújo Porto Alegre.
C
Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde.
D
 Nicolas-Antoine Taunay e Jean-Baptiste Debret.
8
Com relação ao preconceito existente em relação ao trabalho manual no Brasil até meados do século XIX, leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Contribuiu a herança da educação jesuítica, influenciada pela filosofia de Platão, que separava as artes liberais dos ofícios manuais, valorizando a literatura e a música em detrimento das artes plásticas.
II. Contribuiu a associação do trabalho manual à escravatura, ou seja, trabalhar era atividade de escravo.
III. Contribuiu a chegada da Corte ao Brasil, em 1808.
A
As frases I e II estão corretas.
B
Todas as frases estão corretas.
C
As frases I e III estão corretas.
D
As frases II e III estão corretas.
9
Com relação as diferenças entre o Barroco e o Neoclassicismo, relacione as colunas.
A – Barroco.
B – Neoclassicismo.
I. Frio, intelectual.
II. Associado ao povo.
III. Associado à Corte e à aristocracia.
IV. Quente, emocional.
V. Chega ao Brasil no século XIX, com a Missão Artística Francesa.
A
A sequencia correta é  B – A – B – A – B
B
A sequencia correta é A – B – B – A – B
C
A sequencia correta é  A – A – B – B – A
D
A sequencia correta é B – B – B – A – A
10
 No campo do ensino de artes, a virada do século XIX para o XX foi marcado por importantes paradigmas. Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A superação do academicismo, importado da França pela Missão Artística Francesa e difundido pela Academia Imperial de Belas-Artes.
II. A valorização do Barroco brasileiro como uma arte nacional.
III. A consolidação do ensino técnico, para atender a necessidade crescente de uma classe trabalhadora capacitada, nascida em decorrência da abolição da escravatura e do desenvolvimento industrial.
A
As frases I e II estão corretas.
B
 As frases II e III estão corretas.
C
Todas as frases estão corretas.
D
As frases I e III estão corretas.
11
Quem foram, respectivamente, os pintores das seguintes obras: “A Primeira Missa no Brasil” e “O Grito do Ipiranga”? Estes pintores estudaram na Escola Nacional de Belas-Artes (ex-Academia Imperial de Belas-Artes).
A
Victor Meirelles – Pedro Américo.
B
Tarsila do Amaral – Di Cavalcanti.
C
Antônio Parreiras – Eliseu Visconti.
D
Jean-Baptiste Debret – Belmiro de Almeida.
12
Apesar de não ter participado da Semana de Arte Moderna de 1922, esta artista foi extremamente importante para o movimento modernista brasileiro. Sua origem abastada permitiu que buscasse formação artística na Europa. Uma de suas obras mais famosas chama-se “Abaporu”, expressiva da fase antropofágica do modernismo. Ela é
A
Tarsila do Amaral
B
Anita Malfatti
C
 Regina Graz
D
Zina Aita
13Com relação às culturas indígenas do norte do Brasil, relacione as colunas: A – Cultura Marajoara B – Cultura Guarita C – Cultura Santarém ( ) Suas cerâmicas eram decoradas com pintura policrômica, com as cores vermelha, preta e branca. ( ) Sua cerâmica era decorada por cariátides, estatuetas de figuras humanas que apoiam em seus ombros o vaso. ( ) Relacionada a ilha de Marajó. ( ) Produziam vasos de uso doméstico e para uso cerimonial. ( ) Entre suas estatuetas, encontravam-se os muiraquitãs, pequenas rãs de pedra polida, que serviam como amuletos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
 A sequencia correta é A – C – B – B – C
 
B
A sequencia correta é A – B – B – C – C
 
C
A sequencia correta é B – C – A – A – C
 
D
A sequencia correta é B – A – A – C – B
 
14
Sobre as vanguardas artísticas europeias do início do século XX, que influenciaram os modernistas brasileiros, relacione o movimento com seus respectivos artistas:
A – Cubismo
B – Dadaísmo
C – Abstracionismo
( ) Marcel Duchamp
( ) Piet Mondrian
( ) Georges Braque
( ) Wassily Kandinsky
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
A
A sequencia correta é B – A – C – A
B
A sequencia correta é A – A – C – B
C
A sequenciacorreta é  B – C – A – C
D
A sequencia correta é C – A – B – A
15
O Barroco brasileiro pode ser dividido em duas linhas: um praticado nas regiões enriquecidas pelo açúcar e pela mineração, onde as igrejas foram revestidas com ouro, e outro mais modesto, em lugares onde a economia não havia se desenvolvido tanto. Quais estados são representativos do “barroco rico”?
A
Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul
B
Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais
C
São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo
D
Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso
16
 Com relação a Missão Artística Francesa, leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
 I. A Missão Artística Francesa era composta por artistas itinerantes, que viajando para conhecer o novo mundo, acabaram se estabelecendo no Brasil, fundando, na Bahia, a Escola de Artes e Ofícios.
II. A Missão Artística chegou ao Brasil em março de 1816, à convite do Imperador D. João VI. Deveriam fundar a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, para fornecer instrução e formação aos artífices locais. Além disso, também movimentariam a vida cultural da Colônia.
III. A chegada dos artistas franceses, filiados ao neoclassicismo, acentuou o preconceito contra o barroco brasileiro, associado às camadas inferiores da sociedade colonial. O estilo importado deveria “branquear” a arte brasileira, até então feita por negros, índios e mestiços.
A
As frases I e II estão corretas.
B
Todas as frases estão corretas.
C
As frases I e III estão corretas.
D
As frases II e III estão corretas.
17
Com relação ao Movimento Escolinhas de Arte do Brasil, leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil foi influenciado pelo movimento da Escola Nova e buscava a valorização da educação através da arte, para a formação de pessoas mais sensíveis e críticas em relação a si mesmas.
II. O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil buscou ampliar o repertório artístico dos alunos, incluindo em suas aulas elementos da arte popular e do folclore, como fantoches e bonecos, além de propor um intenso diálogo entre diferentes modalidades artísticas.
III. O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil foi considerado um movimento revolucionário no campo da arte-educação no país, difundindo ideias como a aprendizagem livre e incentivando a expressão criativa das crianças e adolescentes.
A
As frases I e III estão corretas.
B
As frases I e II estão corretas.
C
 As frases II e III estão corretas.
D
Todas as frases estão corretas.
18
Sobre a pintora Anita Malfatti, leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Apesar da crítica de Monteiro Lobato, Anita não se abalou e seguiu produzindo arte de vanguarda.
II. É reconhecida como uma das precursoras e catalisadoras da arte moderna brasileira.
III. Sua exposição de 1917 é considerada o “episódio-símbolo” do nascente modernismo brasileiro.
IV. Em reação à crítica de Monteiro Lobato, diversas das obras que haviam sido vendidas acabaram sendo devolvidas.
A
Todas as frases estão corretas.
B
As frases I, II e IV estão corretas.
C
 As frases II, III e IV estão corretas.
D
As frases I, II e III estão corretas.
19
Diversos artistas participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Entretanto, três foram considerados, pela literatura especializada, como a “trinca estimuladora da renovação das artes”. Suas obras e suas atuações no campo artístico foram preponderantes para o movimento modernista brasileiro. São eles:
A
Pedro Américo, Antônio Parreiras e Oswald de Andrade.
B
Victor Meirelles, Zina Aita e Belmiro de Almeida.
C
 Anita Malfatti, Victor Brecheret e Di Cavalcanti.
D
Eliseu Visconti, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
20
Como aprendemos, os movimentos de vanguarda influenciaram fortemente os modernistas brasileiros. O escritor Oswald de Andrade, figura central da Semana de Arte Moderna de 1922, foi influenciado pelo manifesto escrito por um destes movimentos. Que movimento foi esse?
A
Cubismo
B
 Futurismo
C
Dadaísmo
D
Abstracionismo

Continue navegando