Buscar

entrevista de estágio ensino infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Entrevista de Estágio 
Nome do aluno: Talita Santos de Oliveira RA: 1950258 
Polo: Palmeiras de Goiás Turma: 5° semestre
Informações Gerais:
Cidade onde o professor (a) atua: Palmeiras de Goiás 
(X) Escola pública 
Modalidade: Educação Infantil 
Idade do (a) professor (a): 43 anos de idade
Tempo de atuação como professor (a): 21 anos 
Formação do professor (a): Pedagogia 
 
 Relatório da entrevista 
 No dia 26 de abril de 2021 as 14:00 horas, por meio de um aplicativo de mensagens (WhatsApp). Entrevistei a professora Simone Marques de 43 anos de idade, que é formada em pedagogia e trabalha em uma escola pública de Palmeiras de Goiás, a professora atua na Educação Infantil há mais de 20 anos, atualmente trabalha com a turma infantil do jardim II.
 Sobre a organização do ensino em 2021 a professora relatou que o retorno as atividades foi organizada pela coordenação da escola, juntamente com os professores, disse também que as aulas são remotas, totalmente online. Ela relatou que os professores receberam e recebem frequentemente orientações vinda tanto da coordenação escolar, como da Secretaria da Educação. Sobre as ações de acolhimento, ressaltou que devido ao momento crítico que estamos passando, não foram feitas reuniões e nenhum outro tipo de aglomeração com os alunos nem os familiares, esse acolhimento, e adaptação foi feito através de vídeos e mensagem pelo aplicativo WhatsApp.
 As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da 
Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras garantindo experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências. (OSTETTO 2010)
A respeito do planejamento do ano letivo declarou que a escola recebe da Secretaria Da Educação o conteúdo para ser estudado, já na escola senta-se os professores, coordenadores e diretores para fazer as adaptações necessárias para cada série.
 A professora relatou que as aulas remotas em sua escola é feita através de grupos que a coordenação da escola criou no WhatsApp para cada turma, com os professores e responsáveis por cada aluno, onde é passado o conteúdo e as atividades a serem estudadas diariamente no mesmo horário que seria a aula presencial.
 Declarou que as atividades feitas pelos alunos são corrigidas através das fotos tiradas pelos responsáveis e enviadas pra ela, que realiza a correção da atividades, individualmente assim possibilita saber onde cada aluno está com maior dificuldade, ela está disponível pra tirar qualquer dúvida que o aluno tenha ou explicar novamente sobre o assunto. Os recursos utilizados por ela para as aulas, são os livros didáticos, vídeos com histórias ou explicações sobre o conteúdo, vídeo chamadas, para a avaliação da leitura, o Google Meet, e como citado o WhatsApp, pra esse tipo de trabalho ela usa o celular e o computador, portanto ela usa os espaços virtuais, pra trabalhar com sua turma.
 A respeito das crianças que não tem acesso ao ensino remoto, como as da zona rural, ou que não tem acesso à internet, a escola disponibiliza um material impresso com todo o conteúdo estudado pela outras crianças, esse material é retirado na escola ou levado pelo transporte no caso das crianças da zona rural a cada 15 dias.
 Sobre as interações e intervenções pedagógica a professora relatou que devido as aulas serem online, dificulta um pouco esse momento de interação, mais ela ressaltou que faz o possível para as aulas não ficar muito cansativa para as crianças, ela me disse que faz vídeos dela contando histórias para as crianças, faz brincadeiras, faz vídeos chamadas com 4 alunos por vez para eles poderem interagir com ela e com os outros coleguinhas.
Quanto aos maiores desafios ela acredita que seja a falta de recursos tecnológicos ou falta de tempo os pais para poder acompanhar esse modelo de aula, e a dificuldade de manter a atenção dos pequenos durante a aula, porque em casa sempre vai ter algo para tirar a atenção deles. Ela disse que se os pais tivessem mais tempo e compromisso com as atividades escolares dos filhos, ajudaria bastante na qualidade de ensino dos mesmos.
 A professora ressaltou que esse momento que estamos passando é bastante complicado, ela sabe que é muito difícil para muitas famílias está podendo acompanhar esse novo modelo de aula, mais ela acha que se houver uma ajuda por parte dos responsáveis, as crianças podem sim chegar a um nível bom de aprendizagem, ela parabenizou todos os pais e crianças que estão se esforçando nas aulas remotas. 
Ela discorda que 2020 não foi um ano perdido, foi um ano de mudanças, aprendizagem e de adaptação tanto para os professores quanto aos alunos e responsáveis.
A professora encerrou dizendo que as aulas online são sim um grande desafio para os professores, famílias e principalmente para o alunos da educação infantil, mais se cada um se esforçar e fizer o seu melhor, com certeza apresentarão grandes resultados.
Referências Bibliográficas 
OSTETTO (2010) Educação Infantil, Arte e Formação de Professores: Escuta e Narrativa.
Carla Andrea Corrêa.

Outros materiais