Buscar

relatório de estágio entrevista com o professor do ensino infantil

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
PEDAGOGIA
ATIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 
ENTREVISTA COM PROFESSOR DO ENSINO INFANTIL 
MOJU
2021
CIDADE ONDE O PROFESSOR ATUA: MOJU/PA
( X) ESCOLA PÚBLICA ( ) ESCOLA PARTICULAR 
MODALIDADE: ENSINO INFANTIL 
TURMA NA QUAL LECIONA: JARDIM I
IDADE DO PROFESSOR (a) INTREVISTADO (a): 39 ANOS
TEMPO DE ATUAÇÃO COMO PROFESSOR: 7 ANOS
FORMAÇÃO DO PROFESSOR: LICENCIADO EM PEDAGOGIA 
No dia 15 de abril de 2021, realizei a entrevista com a professora Anne Maria Silva que atua no ensino fundamental de 39 anos de idade, que possui formação em pedagogia e que atua no ensino infantil a quase 7 anos.
Eixo 01. Organização do ensino em 2021.
 A educadora entrevistada relatou que na escola de educação infantil onde desenvolve seu trabalho estão sendo desenvolvidas de maneira remota com aulas 100% online, para a excursão das aulas é o aplicativo de mensagem WhatsApp, pois foi o aplicativo escolhido pelos responsáveis pelos alunos juntamente com os professores. 
 Na educação infantil a barreira para esse ensino é muito grande pois o aprendizado da criança depende de diferentes fatores que acontecem pessoalmente na relação social, oque não acontece através do ensino online onde não existe interação social comprometendo o intelecto da criança. Um outro fator preocupante é que a maioria de seus alunos não tem acesso a telefone celular com internet para acompanhamento das aulas online e quando possuem esses instrumentos eles pertencem aos pais que trabalham fora e não conseguem proporcionar que seus filhos estudem no momento certo e enviam as atividades quase sempre depois do prazo proposto pelos alunos.
 Para dá início as aulas remotas em 2021 a escola realizou uma reunião entre coordenação pedagógica gestão e professores para discutirem a cerca das aulas online, como seria desenvolvida quais pontos a serem trabalhados e como poderiam alcançar o maior número possível de alunos e em seguida os professores realizaram separadamente reuniões com os responsáveis de seus respectivos alunos para repassar a estes como seria o ensino em 2021. 
 No desenvolvimento das aulas as professoras confeccionaram cadernos de atividades as quais foram vendidas em uma papelaria do município, os pais compraram esses cadernos e os filhos realizam as atividades propostas de acordo com orientações da professora onde os responsáveis batem fotos das crianças realizando as atividades e mandam via aplicativo de mensagem WhatsApp para correção, a cada 30 dias os cadernos de atividades são entregues para a professora e está elabora um novo caderno.
 A escola ainda não realizou nenhuma ação de acolhimento e interação com os alunos e se comunica com os mesmos somente através de mensagem de texto via WhatsApp e o faz somente quando necessário para o repasse de avisos. A professora citou que sempre realiza conversas individuais com seus alunos para ter um melhor e maior acompanhamento do aprendizado destes e assim minimizar os impactos negativos do ensino online principalmente para a educação infantil que necessita de tantos cuidados haja vista que está sendo trabalhado uma mente ainda em formação que está na descoberta do mundo em que vive e está aprendendo a todo momento e se modificando positiva ou negativamente de acordo com os aprendizados adquiridos.
 Eixo 02. Planejamento do ano letivo em 2021
 O planejamento de ensino da professora foi desenvolvido com a supervisão da coordenação pedagógica e da secretaria de educação do município onde leciona portanto foi desenvolvido coletivamente a partir de propostas estudadas selecionadas e discutidas coletivamente a melhor forma de empregá-las no processo de ensino, onde optou-se pelo ensino 100% online com aulas através do aplicativo de mensagem WhatsApp. Porém as aulas não ocorrem ao vivo, mas somente através de fotos e vídeos propostos postados durante o dia. É claro essa modalidade de ensino remota trás consigo barreiras e desafios a serem vivenciados uma delas é a falta de interação social outra a falta de telefone celular com internet ferramentas necessárias ao ensino remoto online realizado pela escola. 
 As aulas iniciaram com muitas dificuldades de adaptações pois nem todos os alunos realizavam as atividades apenas dois alunos da sua turma faziam e isso deixava a professora triste pois via que muitas crianças estavam sem estudar e por consequência teriam seus aprendizados retardados e teriam dificuldades no seu desenvolvimento em relação a leitura e a escrita.
 As atividades dos alunos são orientadas pela professora todos os dias através de vídeo e mensagens de textos e estes fazem e seus responsáveis batem fotos e mandam para a professora visualizar de segunda a sexta sem limitação de horário.
 A professora avalia os alunos através da realização das atividades que estes realizam se fazem corretamente se obedecem os prazos e se mostram interesse para estudar, pois como não há contato físico entre ela e os alunos a avalição também acontece de uma forma reduzida e na verdade difícil de ser realizada. A educadora citou que desenvolve atividade de vídeos infantis educativos que ela mesma monta e envia para seus alunos afim de deixar as aulas mais divertidas e que desperte o interesse do aluno propiciando que este venha aprender com desejo de aprender e seja estimulado sempre a se manter ativo nos estudos e se torne um cidadão responsáveis socialmente e tenha uma formação profissional.
 Para realizar suas aulas a educadora faz uso de computador, telefone celular com internet. Os avanços e dificuldades desses alunos são avaliados diariamente através da correção das atividades desenvolvidas. Infelizmente no que diz respeito aos alunos que não possuem telefone celular com internet para estudar não está sendo utilizada nenhuma outra metodologia e estes estão sem estudar e completamente afastados do contexto educacional e esse é um problema muito preocupante pois crianças em fase desenvolvimento não estão estudando, não estão aprendendo, estão sem interação social e por consequência expostos ao sentimento de aversão a escola oque pode ocasionar evasão escolar quando retornar as aulas presenciais.
 Eixo 03. Interações e intervenções pedagógicas
 As formas de interação entre a professora e os alunos acontecem no decorrer do desenvolvimento das atividades educativas através de vídeo e mensagens de textos . Quando a professora julga necessário esta realiza chamada de vídeo com os estudantes e conversa sobre o desenvolvimento das crianças diante das aulas 100% online.
 O mundo está passando por muitas mudanças ocasionadas pela Pandemia do Novo Corona vírus e essas mudanças possuem pontos positivos e negativos e este último se intensifica a cada dia principalmente no ambiente econômico e educacional uma vez que as desigualdades sociais aumentaram devido ao desemprego causado pela Pandemia e muitos dos responsáveis pelos alunos não possuem condições financeiras para compararem celular com internet e assim seus filhos estão sem estudar. 
 Esse é um cenário que de acordo com a profissional entrevistada só poderá ser mudado com o retorno das aulas presenciais e com o real interesse do educador com a aprendizagem do aluno e com o desenvolvimento infantil trabalhando para que esses alunos tenham uma boa formação e possam ser assistidos da melhor maneira possível. 
Eixo 04. Encerramento da entrevista 
 Deveriam segundo a educadora participante deste estudo ser realizado um levantamento junto à secretaria de educação do município sobre as metodologias que estão sendo trabalhadas para o retorno das aulas presenciais para o ensino infantil se está acontecendo alguma forma de acolhimento para esses alunos que proporcione segurança e que possibilitem o retorno destes para a sala de aula o mais breve possível.
 Para a professora as aulas presenciais para a educação infantil requercuidados específicos em comparação com o retorno do ensino fundamental uma vez que crianças são mais vulneráveis aos cuidados com a saúde e com suas interações físicas com o outro, porém são a classe de estudantes que mais necessita de interação física para o desenvolvimento social e intelectual tendo em vista que são seres em formação e que estão na descoberta do mundo.
 O ano de 2020 foi um ano de mudanças e desafios que proporcionaram ao ser humano uma reflexão sobre a importância da vida, infelizmente alguns relatam que esse foi um ano onde muitos alunos deixaram de estudar e portanto se afastaram do ambiente escolar oque possibilitou esse ser um ano visto como perdido para o processo educacional. Mas para a educadora foi um período de grandes aprendizados e que não foi um ano perdido mas sim repleto de conhecimentos que o ser humano nunca irá esquecer como a importância da vida, da empatia do amor ao próximo e da paciência. Portanto a cada dificuldade enfrentada No ambiente educacional se viu uma nova adaptação sempre buscando a evolução e novos aprendizados e assim foi um ano muito proveitoso em relação a aprendizados e adaptações aos mais diferentes cenários e que é possível sobreviver a aos desafios que a vida proporciona basta ter coragem, cuidado e empatia por si mesmo e pelo próximo.

Continue navegando