Buscar

ATV 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Teoria Macroeconômica I
ATIVIDADE 3
Aluna: LORENA REJANE MONTEIRO FARIAS
1. Quais são as variáveis exógenas que, quanto mudam, causam variações do produto e do emprego?
R:	No modelo clássico, os fatores que determinam a produção e o emprego são os que determinam as posições das curvas de oferta e demanda por trabalho, bem como a posição da função produção agregada.
A função produção é deslocada por uma mudança tecnológica que altera a quantidade de produtos obtenível a partir de quantidades fixas de insumos. Como exemplificado na figura do texto, à medida que o estoque de capital se altera no decorrer do tempo, a função produção também se desloca e a posição da curva de demanda por trabalho será deslocada se a produtividade do trabalho mudar em virtude de uma mudança tecnológica ou de formação de capital. Pela derivação da curva de oferta de trabalho, podemos observar que essa relação variaria à medida que o tamanho da força de trabalho se alterasse. O crescimento populacional, por exemplo, desloca a curva de oferta de trabalho para a direita. A curva de oferta de trabalho também seria alterada pelas mudanças nas funções das preferências dos indivíduos, que expressam seus trade-offs trabalho-lazer. 
2. Por que acréscimos ou decréscimos equiproporcionais nos salários nominais e no nível de preços deixam inalterada a quantidade de trabalho ofertada?
R:	No modelo clássico, os níveis de produção e emprego são determinados exclusivamente por fatores associados à oferta. 
 
A imagem acima mostra-nos a dinâmica de como o salário real e o nível de emprego permanecem inalterados, pois a oferta e a demanda por trabalho são ilustradas em função do salário nominal. Os aumentos do nível de preços (de P, para 2P1 e em seguida para 3P1) deslocam, proporcionalmente, as curvas de oferta e demanda para cima. O salário monetário aumenta proporcionalmente ao nível de preços (de W1 para 2 W, e em seguida para 3 W,) e por serem proporcionais também não alteram a quantidade de trabalho ofertada. A demanda por trabalho depende somente do salário real. Aumentos eqüiproporcionais do salário nominal e do nível de preços, de ( vv;, P1) para ( 2 vv;, 2P1) para ( 3 vv;, 3 P1), deixam a demanda por trabalho inalterada no nível N 1• Tais alterações deixam o salário real inalterado em WJPP correspondendo, na Figura 3.5a, à demanda N 1 .
3. O que significa dizer que, no modelo clássico, os níveis de produção e emprego são determinados exclusivamente por fatores associados à oferta?
R:	Uma característica comum aos fatores que determinam a produção no modelo clássico é que todos são variáveis que afetam o lado da oferta, ou seja, as quantidades que as firmas escolhem produzir. De modo que pra exemplificar o que isso significa, podemos trazer o exemplo da imagem abaixo, onde a curva tem inclinação positiva, pois, para um dado nível de preços, um salário monetário mais alto é um salário real mais alto. Como os trabalhadores estão interessados nos salários reais, cada nível de preços terá uma curva diferente. Para um determinado salário monetário, cada nível de preços significará um salário real diferente e, portanto, uma quantidade ofertada de trabalho diferente. Mudando o cenário para o dobro, a curva de oferta de trabalho muda, ou seja, menos trabalho é ofertado para qualquer salário monetário, porque, ao nível mais alto de preços, um determinado salário monetário corresponde a um salário real mais baixo. O aumento do nível de preços desloca a curva de oferta de trabalho) para cima e para a esquerda.
4. Como varia a quantidade ofertada de produtos quando mudam os preços reais?
R: Basicamente, um aumento nos preços reais leva a um aumento na quantidade ofertada do bem ou serviço, enquanto uma queda nos preços reais diminuirá a quantidade ofertada.
5. Quais fatores não afetam o produto e emprego no modelo clássico? Explique.
R:	Como o produto e o emprego são determinados pela oferta, o nível da demanda agregada não terá efeito sobre o produto. O nível da demanda agregada não terá efeito sobre o produto. Fatores como a quantidade de moeda, o nível de gastos governamentais e o nível da demanda por bens de capital pelo setor empresarial são todos fatores do lado da demanda, que não exercem nenhuma função na determinação do produto e do emprego. As mudanças nos impostos - na medida em que afetarem o lado da demanda - não afetarão a produção nem o emprego.

Continue navegando