Buscar

Análise de SWOT do Supermercado Extra Market

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de SWOT do Supermercado Extra Market
Faculdade Maurício de Nassau - Uninassau
Michael Douglas Santana Santos
01465885
Gestão Comercial – EAD
O planejamento estratégico destaca-se como uma ferramenta muito importante para as organizações, pois através de sua utilização elabora uma metodologia que estuda os fundamentos da organização, o meio externo e interno, os pontos favoráveis e produtivos, como também os pontos fracos, assim possibilitando uma base de ação para as táticas a serem seguidas.
Os supermercados fazem parte do segmento varejista que mais se desenvolveu nos últimos tempos, no qual se vende uma grande variedade de produtos, particularmente, gêneros alimentícios, bebidas, artigos de limpeza e de higiene pessoal (GABRIEL; NODARI, 2016).
Por meio da analise observada, o ambiente externo possibilita como oportunidades, a possibilidade de criação de um programa de fidelização do cliente, o que se não estiver já sendo desenvolvido por outras redes ira proporcionar um maior crescimento dos clientes. A possibilidade da grande demanda do município possibilita alto uma expansão futura. Coma a estratégias de marketing pode se desenvolver. Um cadastro dos clientes e dos itens comprados pode fornecer informações para a empresa. Com essa ferramenta concede o desenvolvimento de um programa de fidelização, pois possibilita a identificação da variação, da frequência e do volume de itens comprados. Apesar da empresa esta com recursos financeiros escassos para realizar investimentos, deve se analisar os fluxos das atividades a fim de identificar os gargalos para que possam ser criados planos de ação para redução dos custos operacionais, assim mapear completamente dos custos e verifica as verdadeiras necessidades.
Além disso, os pequenos supermercadistas devem desenvolver competências servidoras, aproveitando a agilidade e a proximidade que têm com seus clientes com o intuito de melhor servir (NOBREGA, 2009 apud VEIGA-NETO; SOUZA, 2012).
Mesmo com a estrutura física deficitária, pequena a experiência no setor varejista e buscar sempre a inovação tanto em conhecimentos, quanto em produtos e serviços gera credibilidade com fornecedores, a capacidade de manter promoções semanais e preços competitivos. Também investir na qualificação da mão de obra de qualidade e colaboradores bem treinados gerando um ambiente mais confortável e confiável, podendo supri a localização menos favorável. 
Referencias 
GABRIEL, A. P.; NODARI, T. M. S. O trabalho das mulheres em supermercados: um estudo de caso no supermercado X. Unoesc & Ciência – ACSA, Joaçaba, v. 7, n. 2, p. 247-256, jul/dez. 2016.
VEIGA-NETO, A. R.; SOUZA, T. Práticas estratégicas em pequenos supermercados na percepção do consumidor de baixa renda, REBRAE, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 283-293, set./dez. 2012.

Continue navegando