Buscar

av1 estilo



Continue navegando


Prévia do material em texto

Leia a citação a seguir.
“A origem do novo coronavírus ainda é desconhecida. Pesquisadores estão trabalhando na árvore genética do novo coronavírus para tentar determinar essa fonte. Os coronavírus pertencem a uma família de vírus, que podem circular tanto entre pessoas, como entre animais, incluindo camelos, gatos e morcegos. Pesquisadores chineses já identificaram que o novo vírus teve origem em um grande mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan, na China”.
QUAL a origem desse novo coronavírus? Fiocruz, [s. l.], 3 fev. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-origem-desse-novo-coronavirus. Acesso em: 26 abr. 2020.
Observe as afirmações a seguir.
I. Para combater essa pandemia, os governos orientaram que seus cidadãos tomem medidas como a utilização de máscaras, higienização frequente das mãos e isolamento social.
II. Foi providenciada a testagem da população a fim de rastrear os casos da doença, e isolar essas pessoas para evitar novas contaminações.
Escreva um texto dissertativo que relacione cada afirmação ao nível de prevenção a que ela se refere e justifique a sua resposta. Importante: garanta que seu texto aponte especificamente a afirmação e o nível de prevenção correspondente.
Segundo o site do ministério da saúde o sars-cov-2 ou coronavírus é transmitido da seguinte maneira:
	De acordo com as evidências mais atuais, o SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por três modos: contato, gotículas ou por aerossol.
	A transmissão por contato é a transmissão da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), ou com objetos e superfícies contaminados (fômites).
	A transmissão por gotículas é a transmissão da infecção por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, principalmente quando ela se encontra a menos de 1 metro de distância da outra.
	A transmissão por aerossol é a transmissão da infecção por meio de gotículas respiratórias menores (aerossóis) contendo vírus e que podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).
 	
 
	Assim podemos concluir que de acordo com as informações, o uso da máscara é extremamente essencial para a diminuição do contágio do vírus, podemos concluir também sobre higiene das mãos, que é uma forma simples, barata e eficiente tendo em vista que o vírus fica vivo em superfícies ou objetos contaminados, aproveitando esse mesmo contexto podemos destacar o distanciamento social, do mesmo modo em que o vírus fica vivo em superfícies, evidenciando que faz-se necessário o contato restrito entre pessoas, higienização das mãos e ainda que uma pessoa contaminada pode disseminar o vírus até 1 m e o mesmo vírus pode percorrer grandes distâncias, como mostra nas informações acima.
	Testar maciçamente a população. Esta é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da Covid-19. Para a entidade, a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social,é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.
	O período de incubação é estimado entre 1 a 14 dias, com mediana de 5 a 6 dias, nesse período a pessoa infectada já pode transmitir o vírus. Podemos ter também pessoas assintomáticas que passam pela infecção viral e não apresentam sinais ou sintomas da doença, podendo assim contaminar um grande número de pessoas e desta forma como em uma pirâmide, uma grande quantidade de pessoas irá ser infectada e espalhar o vírus em uma velocidade muito grande.
	A testagem em massa possibilita a identificação dessas pessoas e já iniciando o isolamento social e medidas mais rígidas de prevenção, assim quebrando um ciclo de transmissão.
 	Um ponto de suma importância entre todas essas informações é que ela seja repassada à população em larga escala, pessoas bem instruídas e orientadas podem ajudar a combater com grande eficiência o surto do vírus, evitando sua disseminação e ajudando a quebrar ciclos de transmissão.