Buscar

Neoliberalismo no Brasil

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Claudia Moreira Gomes RA:21178531-2 NA
Pensamento neoliberal
O pensamento neoliberal foi singularizado no denominado receituário do Consenso de Washington, expressão que emergiu a partir do encontro realizado em novembro de 1989, na cidade de Washington. Foi realizada uma reunião entre funcionários do governo americano e especialistas em assuntos latino-americanos. 
Além de representantes dos organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e alguns economistas liberais, com o objetivo de realizar uma avaliação das reformas econômicas empreendidas, nas décadas anteriores, nos países da América Latina.
As ideias neoliberais foram inicialmente implementadas na Alemanha Ocidental. Já o Chile foi um dos primeiros países do mundo a adotar o neoliberalismo, assim como o Reino Unido. O neoliberalismo também fez parte da história do Brasil.
A essência do pensamento neoliberal baseia-se na defesa do livre curso do mercado, colocando-o como mediador fundamental das relações societárias e no Estado mínimo como alternativa e pressuposto para a democracia.
Neoliberalismo no Brasil
O neoliberalismo no Brasil começa com o governo de Fernando Collor de Mello e se consolida com a chegada de Fernando Henrique Cardoso à presidência. Houve redução de investimentos públicos e privatização de empresas estatais.
Com o fim da ditadura militar, o Brasil precisava acabar com o principal problema econômico: a inflação. Também a indústria brasileira se encontrava defasada em relação ao avanço tecnológico de outros países ocidentais.
Para isso, Collor de Mello propõe a criação de uma nova moeda, mudança de leis trabalhistas, abertura do mercado nacional e a privatização de estatais. Essas medidas ficaram conhecidas como o Plano Collor.
A fim de abrir o Brasil aos mercados internacionais, o país participou da fundação de alguns blocos econômicos regionais como o Mercosul.
No entanto, devido às acusações de corrupção e ao impeachment sofrido em 1991, o presidente Collor não pode levar a cabo suas ideias.
Desta maneira, o presidente Itamar Franco chama o senador Fernando Henrique Cardoso para ser Ministro da Fazenda. Nesta pasta, Cardoso delinearia o Plano Real que acabou com a inflação no Brasil e estabilizou a economia.
CENÁRIO COM O GOVERNO FHC
Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições para presidente em 1994 derrotando Luís Inácio da Silva, o Lula.
Com a chegada de Cardoso ao poder, o Estado passou a ter outra função. Do Estado desenvolvimentista e grande investidor, como foi o caso de Getúlio Vargas, JK e da ditadura militar, o Estado passaria a ser regulador.
Portanto, várias agências reguladoras foram criadas a fim de ditar as regras para as novas empresas que passaram a atuar no país. Por exemplo: como as telefonias estaduais foram extintas, as companhias privadas têm que se submeter à Anatel para poderem operar no Brasil.
Assim, FHC pôde implantar as ideias neoliberais no Brasil que incluíram:
Privatização da telefonia estatal como a Telebras, Telerj, Telesp, Telemig, etc. e da empresa nacional Embratel;
Venda dos bancos estaduais como Banerj, Banestado, Banesp, etc.
Privatização de empresas como Embraer, Vale do Rio Doce e Companhia Siderúrgica Nacional, entre outras;
Redução de 20% dos funcionários públicos em nível federal e estadual por meio da aposentadoria antecipada ou demissão;
Terceirização de trabalhadores e vários serviços do estado;
Abertura do mercado nacional para empresas estrangeiras.
As consequências da política neoliberal no Brasil podem ser sentidas até hoje.
Apesar de o Governo Lula ter recuperado o protagonismo do Estado como investidor, setores que eram protegidos pelo poder público, como a educação, viram os investimentos diminuir e aumentar a participação do capital privado.
Igualmente, o aumento de concessões para empresas estrangeiras operarem no Brasil. A concessão não é uma privatização. Trata-se apenas de ceder ao investidor a exploração de um serviço mediante certas condições. Atualmente, várias rodovias brasileiras funcionam desta maneira.
Agora responda de acordo com a leitura feita e com seus conhecimentos de economia política...
1) O que é neoliberalismo
2) Quais as suas características
3) Quando o mesmo chega ao Brasil
4) Como ele pode ser percebido na política nacional
5) Qual o seu impacto na vida do brasileiro
6) Quais as vantagens
7) Quais as suas desvantagens
1) Neoliberalismo é uma doutrina econômica que visa orientar as políticas baseadas no capitalismo. 
2) Tem como características a privatização das empresas estatais, a fim de diminuir a intervenção do Estado no mercado, corte de funcionários públicos visando a redução de gastos do Estado, diminuição de leis trabalhistas para diminuir os custos dos empresários, fim das políticas sociais, incentivo à competitividade internacional e visa a repressão às organizações sindicais.
3) Chegou ao Brasil na década de 1990, com o governo Collor e consolidou-se no governo de Fernando Henrique Cardoso.
4) Na política nacional percebemos características do neoliberalismo através das privatizações de empresas estatais, redução de funcionários públicos, terceirização de trabalhadores e serviços do estado e principalmente a diminuição de investimento em alguns setores como a educação, além de concessões a empresas estrangeiras operarem serviços no Brasil.
5) Teve como impacto na vida dos brasileiros, a precarização nas relações de trabalho considerando que foram retirados importantes direitos sociais dos trabalhadores. A concentração de renda aumentou, bem como a desigualdade social.
6) Tem como vantagens o aumento da competitividade do mercado internacional, redução de custos para o Estado por causa das privatizações, redução de impostos para as empresas.
7) Suas desvantagens seriam a possível falência das pequenas empresas, o desemprego, e um considerável aumento da desigualdade social.

Continue navegando