Buscar

Anormalidades Cromossômicas: Conceito, Causas e Exemplos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1
"Apesar de todos os recursos atualmente disponíveis, em somente cerca de metade dos casos de PGR a etiologia é identificada. Dentre os fatores de risco conhecidos, que incluem alterações anatômicas uterinas e distúrbios autoimunes e endocrinológicos, são destacadas as anormalidades cromossômicas, observadas em cerca de 3 a 5% destes casais. Esta taxa é cerca de cinco a seis vezes maior do que aquela observada na população adulta em geral, que é de aproximadamente 0,6%. Quando uma anormalidade cromossômica que predispõe à formação de um zigoto anormal é encontrada, existe indicação do diagnóstico pré-natal em futuras gestações. Além disso, esta identificação é fundamental para um adequado aconselhamento genético do casal e de sua família.”
KISS, A. et al. Anormalidades cromossômicas em casais com história de aborto recorrente. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 31, p. 68-74, 2009.
Considere o fragmento de texto e disserte sobre anormalidades cromossômicas. Na sua produção deve conter o conceito de anormalidades cromossômicas, as causas, e um exemplo de síndrome causada por alterações dessa natureza.
Resposta
Anormalidade cromossômica é a alteração na estrutura do genes ou cromossomo, seja de origem estrutural ou numérica. Pois para que um indivíduo seja saudável tanto dos aspectos físicos quanto dos psicológicos é necessário que exista uma estabilidade numérica e morfológica dos cromossomos, o que dá origem a um indivíduo fenotipicamente inviável ou anormal.
Alterações cromossômicas, numéricas e estruturais são modificações semelhantes às mutações gênicas, são fontes de variação importante para a evolução das espécies, inclusive a humana. As alterações podem ser numéricas ou estruturais.
As alterações cromossômicas numéricas podem ser devido à perda ou ao aumento de cromossomo(s) e podem ser euploidia ou aneuploidia. As alterações do genoma, originando células as quais o número de cromossomos é múltiplo exato do número haploide característico da espécie, são chamadas de euploidias e subdividem-se em haploidia (cromossomos de células somáticas exibem dose simples, como ocorre nos gametas) e poliploidia (cariótipos apresentam três, quatro ou maus genomas).
As alterações que ocorrem em um ou mais cromossomos de cada par e dá origem a vários diferentes do número haploide, típico da espécie, é chamada aneuploidia e resulta na não separação de um ou mais cromossomos na anáfase I e/ou II da meiose ou na anáfase da mitose do zigoto. A não disjunção, quando acontece nas divisões iniciais mitóticas do zigoto, pode corresponder na presença de duas ou mais famílias de células diferentes na mesma pessoa, o que é chamado de mosaicismo, e sua causa é desconhecida. As principais aneuploidias são: 
· Nulissomia: Frequentemente são fatais. Acontecem quando há perda das duas unidades do par de cromossomos (2n-2). 
· Monossomia: Quando há perda de uma unidade do par de cromossomos (2n-1). Geralmente são mais destrutivas do que quando um cromossomo é acrescentado.
· Trissomia: Quando um mesmo cromossomo se repete três vezes (2n +1). Na visão clínica, está entre as alterações numéricas que mais ocorrem. 
· Tetrassomia: Quando um cromossomo se reproduz quatro vezes (2n+2). 
· Trissomia dupla: É a trissomia de dois cromossomos pertencentes a pares diferentes (2n+1+1). Ao lado com a tetrassomia, está entre as aneploidias mais raras.
As alterações cromossômicas estruturais são originárias das mudanças na estrutura dos cromossomos, como resultado da quebra em um ou mais cromossomos, com futura conexão em uma conformação distinta. Quando uma reestruturação de cromossomos não é equilibrada, o complemento cromossômico exibe uma quantidade incorreta de material cromossômico. Nesses casos, frequentemente, os resultados clínicos são muito graves, e o sujeito pode apresentar uma série de comprometimentos. A fragmentação dos cromossomos pode acontecer de maneira espontânea ou ser motivada por agentes externos como radiação, drogas, vírus etc. Cada quebra implica o começo de duas extremidades que podem: unir-se novamente, voltando a conformação do cromossomo original; um dos fragmentos do cromossomo se perde em uma divisão celular consequente, e o outro permanece alterado, e um dos fragmentos se unem a outro cromossomo (não homólogo) ou a segmentos cromossômicos.
As alterações estruturais cromossômicas se subdividem em alteração no número do gene (deleções, duplicações, cromossomos em anel e isocromossomos) e modificação na localização do gene (inversões e translocações). 
Alteração no número de genes:
• Deleção: perda de fragmentos cromossômicos que pode acontecer devido à quebra do cromossomo. 
• Duplicação: repetição de um fragmento de cromossomo, ocasionando aumento numérico de genes. 
• Cromossomo em anel: cromossomo apresenta duas deleções na extremidade (perda dos telômeros), e suas extremidades se unem formando um anel. 
• Isocromossomo: quando a divisão do centrômero (na divisão celular) ocorre de maneira transversal, em vez de longitudinalmente, produzindo dois cromossomos com braços idênticos. 
Alteração na localização do gene:
• Inversão: reestruturação na sequência dos genes, derivada de duas quebras de um único cromossomo, seguida de junção do fragmento quebrado, mas, de forma oposta. 
• Translocação: transferência de fragmentos de cromossomo para outro, frequentemente, não-homólogo.
A síndrome de Down (SD) é uma condição humana geneticamente condicionada, com características específicas. 
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
As pessoas com síndrome de Down apresentam características físicas como:
· Raiz nasal achatada;
· Baixa estatura;
· Mãos pequenas e dedos curtos;
· Flacidez muscular;
· Prega palmar única;
· Olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos.

Outros materiais