Buscar

6MA- NUTRIÇÃO SOCIAL

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO- II
Disciplina: Nutrição Social 
Turma: 6MA PIEDADE
Professora: Mariana Albuquerque
Nome aluno(a).: VANESSA MARIA 	
1) Sobre a promoção da alimentação saudável no âmbito escolar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( 2,0 PONTO)
(V) As atividades educativas promotoras de saúde na escola, em particular a promoção da alimentação saudável (PAS), representam possibilidade concreta de produção de impacto sobre a saúde, a autoestima, os comportamentos e o desenvolvimento de habilidades para a vida de todos os membros da comunidade escolar.
(F ) O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem a função de proporcionar assistência alimentar suplementar aos escolares e promove a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensinoaprendizagem, no entanto não abrange o envolvimento da comunidade nesse processo.
(V ) Os manipuladores da alimentação, como membros da comunidade escolar, desempenham um papel importante na formação dos hábitos alimentares dos alunos, uma vez que devem se responsabilizar pela preparação segura dos alimentos servidos. De forma adicional, atuam como propagadores de conhecimentos do senso comum, podendo constituir-se em agentes promotores da alimentação saudável.
(F ) A PAS na escola apresenta possibilidades limitadas de ações baseadas em eixos que priorizam a educação alimentar e nutricional. Dentre as existentes, estão: o estímulo à produção de hortas como método pedagógico e a inclusão das boas práticas da manipulação de alimentos no ambiente escolar.
A) V – F – V – V. 
B) V – V – V – F.
C) V – F – V – F. 
D) F – F – V – F.
E) V – F – F – F
2) Para alcançar uma alimentação saudável no ambiente escolar, é necessário implementar as seguintes ações, EXCETO: ( 1,0 PONTO)
A) Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, verduras e legumes.
B) Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e vivências.
C) Ofertar alimentos que tenham alto teor de gordura, açúcar e sal.
D) Definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis.
E) 
3) O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado com o objetivo de melhoria da situação nutricional dos trabalhadores, visando a promover sua saúde e prevenir as doenças relacionadas ao trabalho. Em relação as vantagens do PAT, assinale a alternativa INCORRETA. (1,0 PONTO)
A) Redução da rotatividade
B) Redução de atrasos dos funcionários.
C) Aumento da produtividade.
D) Incentivo fiscal: dedução de até 5% do imposto de renda.
E) Redução do número de doenças e acidentes de trabalho.
4) Nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) cadastradas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o nutricionista deve se atentar aos parâmetros nutricionais que embasam esse programa governamental.
Avalie o que se afirma em relação aos parâmetros nutricionais descritos na Portaria de 2006.
I. O cálculo do Valor Energético Total (VET) será alterado, desde que baseado em estudos de diagnóstico nutricional. 
II. As refeições principais deverão conter de 600 a 800 kcal, admitindo-se um acréscimo de 20% em relação ao VET de 2000 kcal.
III. As refeições principais deverão corresponder à faixa de 30 a 40% do VET diário. IV. O percentual proteico-calórico (NdPCal) das refeições deverá ser de, no mínimo, 10%.
Está correto apenas o que se afirma em: ( 1,0 PONTO)
A) II, III e IV.
B) II e III.
C ) I e II.
D ) I, II e III.
5) O processo de trabalho na Atenção Básica orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, portanto, marque a opção que corresponde aos itens corretos.(1,0 PONTO)
I - A gestão deve definir o território de responsabilidade de cada equipe e esta deve conhecer o território de atuação para programar suas ações de acordo com o perfil e as necessidades da comunidade. 
II - A unidade de saúde deve acolher todas as pessoas do seu território de referência, de modo universal e sem diferenciações excludentes. 
III - Implementação de processos nas atuais concepções, pois existem termos distintos tendo em vista que a atenção primária possui níveis de complexidade menores. 
IV - A Rede de Atenção à Saúde fundamenta-se na compreensão da Atenção Hospitalar como primeiro nível de atenção e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção.
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III apenas.
C) I e II apenas.
D) III e IV apenas.
6) O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) tem acompanhado, particularmente, as resoluções e os pactos realizados em todas as instâncias de gestão do SUS, referentes à Atenção Primária em Saúde, na busca de maior racionalidade e resolubilidade na utilização dos demais níveis assistenciais. A Atenção Primária em Saúde, que tem na Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) elementos concretos de reorganização do modelo de atenção à saúde, engloba um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. (Conselho Federal de Nutricionistas. O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde. 3ª ed. Brasília, 2015).
A partir do texto, escolha a resposta INCORRETA: ( 2,0 PONTO)
A) A ação do nutricionista na atenção primária à saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias e das ferramentas de ação em saúde coletiva.
B) Considerando o papel da alimentação como fator de proteção - ou de risco - para ocorrência de grande parte das doenças e das causas de morte atuais, considera-se que a inserção universal, sistemática e qualificada de ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde, integrada às demais ações já garantidas pelo SUS, poderá ter um importante impacto na saúde de pessoas, famílias e comunidades.
C) Fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da atenção primária é uma forma mais econômica, ágil, sustentável e eficiente de prevenir a ocorrência de novos casos de obesidade e doenças associadas à má alimentação do que referenciá-los para o atendimento hospitalar, num futuro próximo, em decorrência de suas complicações.
D) Ações de alimentação e nutrição, no âmbito municipal, já são parte obrigatória da agenda programática da atenção básica em saúde, e vem sendo implementadas de maneira integral e universal. Dentre essas ações, estão incluídos o incentivo, o apoio e a proteção ao aleitamento materno; a vigilância alimentar e nutricional (SISVAN); programas de suplementação medicamentosa de micronutrientes (ferro, ácido fólico e vitamina A); o cuidado nutricional em programas de saúde para grupos populacionais específicos (risco nutricional, hipertensos, diabéticos, entre outros) e o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
7) Em relação aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF‐AB), nova denominação que os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) receberam após a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB‐2017), julgue o item ( 1,0 PONTO)
As equipes que compõem os NASF‐AB podem colaborar com a atenção nutricional ofertada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), identificando e analisando as características alimentares e nutricionais da população adstrita, assim como planejando e executando atividades de educação alimentar e nutricional. No que se refere ao atendimento clínico‐nutricional, a equipe deverá realizar o encaminhamento prioritariamente para a atenção especializada.
A) Certo
B) Errado
8) Sobre propostas de ações do nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, analise as afirmativas seguintes e assinale a alternativa correta: (1,0 PONTO)
I- Conhecer e estimular a produção e o consumo dos alimentos saudáveis produzidos regionalmente. 
II- Promover a articulação intersetorial para viabilizar o cultivo de hortas e pomares comunitários.III- Capacitar equipe de saúde da família e participar de ações vinculadas aos programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais, como carências por micronutrientes, sobrepeso, obesidade, doenças crônicas não transmissíveis e desnutrição. 
IV- Elaborar em conjunto com as equipes de saúde da família, rotinas de atenção nutricional e atendimento para doenças relacionadas à Alimentação e Nutrição, de acordo com protocolos de atenção básica, organizando a referência e a contrarreferência do atendimento. 
A) Apenas a I está correta. 
B) Apenas III e IV estão corretas. 
C) Apenas I, II e III estão corretas. 
D) Apenas a IV está correta.
E) Todas estão corretas
Boa Prova!

Continue navegando