Buscar

Unhas Amareladas

Prévia do material em texto

Unhas Amareladas
É importantíssimo consultar o dermatologista após constatar a coloração diferente nas unhas
Basicamente todas as mulheres têm alguns tipos de cuidados com as unhas. Muitas são mais vaidosas e não deixam faltar na bolsa esmaltes de diferentes cores, outras são mais discretas, mas ainda assim não abrem mão de sair com elas sempre bonitas. O cuidado com as unhas tem importância que vai além da questão estética, afinal algumas anormalidades podem indicar doenças e quando as unhas estão amarelas há indícios de que algo está errado com o corpo. Atenção: os homens também devem ficar atentos.
E o que fazer após constatar a diferente e estranha coloração nessa parte dos dedos? Uma causa facilmente identificável para o amarelo das unhas está no uso frequente de esmaltes com excesso de pigmentação, pois as substâncias podem tirar a coloração natural, todavia não se deve menosprezar o fato e após observá-las amarelas, o ideal é consultar o dermatologista.
E sabe aquela regrinha básica de não utilizar medicamentos por conta própria? Aqui ela também é válida, então esqueça as soluções caseiras e procure o especialista, pois somente após o diagnóstico certo e a prescrição medicamentosa o problema será solucionado. E para tirar dúvidas – o que é muito importante na própria consulta e na garantia de medidas preventiva – veja quais são os principais causadores do amarelo nas unhas.
 
Anemia
A anemia é uma condição caracterizada pela carência de glóbulos vermelhos no sangue, o que causa a minimização do oxigênio em diferentes órgãos. A fraqueza, indisposição, má desempenho unhas amarelasescolar em razão da apatia, tonturas e enjoos estão entre os sintomas mais identificáveis, mas as unhas quebradiças, frágeis e amareladas também podem indicar anemia.
 
Doenças no fígado
Se você sente dores abdominais fortes e as unhas estão amareladas é possível que exista alguma doença no fígado. Geralmente a avaria implica em problemas digestivos, febre, enjoos, etc.
 
Síndrome da unha amarela
A síndrome da unha amarela é uma doença rara geralmente associada às tosses ininterruptas, sinusite, deficiência no sistema de defesas do organismo, artrite, etc. De maneira geral a doença surge como conseqüência ao hábito de fumar (ação direta da nicotina).
 
Onicomicose
Identificada popularmente como micose de unha, a Onicomicose é uma infecção provocada por fungos que na maioria dos casos acontece em idosos. Em grande parte das incidências as infecções são adquiridas em áreas com muita umidade, como banheiros, vestiários, piscinas, etc.
Nessa condição as unhas podem ficar amareladas, frágeis e bastante quebradiças, escurecidas e sem brilho.
 
Tratamentos para melhorar a saúde das unhas
Como há diferentes fatores que causam o amarelo nas unhas, os tratamentos para as soluções ou mesmo para a melhora dos casos são distintos. O indispensável é consultar o dermatologista logo após a observação do quadro para obtenção do diagnóstico correto.
A anemia, por exemplo, é uma condição relativamente simples que é solucionada após aumento da ingestão de feijão, beterraba, verduras e outros alimentos que contenham ferro. Depois da melhoria no aspecto visual – as pessoas ficam mais coradas – a coloração da unha voltará ao normal.
Em doenças provocadas por fungos, o tratamento é estabelecido com medicamentos específicos, os chamados antifúngicos. Estes são os principais: Griseofulvina, Terbinafina, Fluconazol, e Itraconazol. Como fora explicitado no primeiro parágrafo, só use esses medicamentos após a indicação médica.
 
Dicas de cuidados especiais com as unhas
Ainda que não seja possível antever aos problemas de saúde, há várias maneiras simples de evitá-los. Tais medidas profiláticas são adotadas no cotidiano e é claro que em muitos casos deixam o corpo mais forte e até preparado, se por ventura, as doenças aparecerem.
Você quer ficar com as unhas bonitas e não notar amarelados ou qualquer outro agravante que seja aviso de problemas mais sérios? Adote essas medidas no seu dia a dia!
Beber muita água – Água é sempre muito importante para o organismo. Além de facilitar o transporte de nutrientes pelo corpo ela proporciona hidratação, o que é vital para a manutenção da beleza das cutículas.
Para um indivíduo adulto o recomendado é beber entre 2 e 3 litros de água por dia.
Limpeza – As unhas não devem ser negligenciadas no banho principalmente após o contato com superfícies úmidas. Depois de ir para a piscina do clube ou praia, lave-as bem e seque-as.
Boa alimentação – Privilegie alimentação balanceada, aquela com os famosos ‘pratos coloridos’: arroz, feijão, carne, legumes e verduras.

Continue navegando