Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A antropologia é uma ciência que estuda o ser humano de uma forma ampliada e esmiuçada. Surgiu como um instrumento da sociologia para entender as diferenças éticas dos povos. Em meados do século XIX, a antropologia deu-se início com o intuito de esclarecer melhor de onde veio o ser humano e como se formou, estudando assim sua vida e os diversos costumes. Porém não há uma data exata de quando ocorreu seu surgimento.
No século XX a antropologia se uni com a etnografia, pois antes de disso eram destintas. A etnografia é baseada em registros descritivos dos aspectos culturais de um grupo social especifico. Ela teve origem na antropologia social, que é um dos quatros campos da antropologia. A decada de 20 marcou a história da antropologia social e cultural, pois pode ser considerada como o período classíco da antropologia. Foi no período entre guerras que os antropólogos entenderam que o mundo ocidental viveria uma grande e profunda crise de consciência. Porém ela seria acompanhada de uma profunda intensificação dos estudos sobre a sociedades primitivas. Iniciando assim, o trabalho da antropologia social e cultural. 
O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX, que ficou responsável pela organização do conhecimento com relação aos povos primitivos. Algumas das caracteristicas da escola evolucionista é explicar questões comuns a todos os povos, e ver também os costumes e hábitos em termos de sobrevivência histórica. Já o Funcionalismo estabelece um modelo de etnografia em seus trabalhos de campo. É uma ligação teórica fundamentada na obra do sociologo Durkheim. O funcionamento significa um desregramento da própria sociedade, sendo assim, os fucionalistas se atentam especialmente na relação função. E por fim, o estruturalismo é o método de examinar os fatores sociais reais que tem base na edificação de formas que apresentem o por que acontecem as relações devido as estruturas. 
O conceito pós-modernista teve vida nos Estados Unidos a partir das concepções modernistas. Os estudos etnográficos passaram a ver a revolução histórica de dentro da realidade etnográfica. Em resumo os autores observaram a questão cultural e buscavam basear os métodos etnograficos diferente do passado, pois a experiência antropologica dava se a partir da convivência do pesquisador com o grupo pesquisado.

Mais conteúdos dessa disciplina