Buscar

2 - RELATÓRIO DESCRITIVO DA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2- RELATORIO DESCRITIVO (ESCOLA)
A escola Municipal Avó neguinha, no Distrito Pouso Alto ,no Município de Paraíso das Àguas- MS, Oferece uma educação democrática, proporcionando um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar , formando cidadãos de bens, ensinando a serem pessoas críticas, autônomas e participativas com atitudes sociais que respeitem o outro, preparando- as para a vida em sociedade.
A escola Acredita-se que só quando atitudes cidadãs passarem a ser constantes nos espaços escolares, é que se terá uma geração de cidadãos participativos, envolvidos com o próprio bem estar.
Atualmente essa escola se depara(vive) com novos desafios, entre eles o ensino remoto e as devolutivas de atividades pelos alunos, e precisou de uma participação efetiva da sociedade nesse novo e inusitado processo educacional, integrando sociedade e escola, mostrando aos indivíduos que a democracia pode ser construída e efetivada em uma sociedade, e que para isso é necessário viver a democracia dentro e fora da escola.
“Democracia não é apenas uma idéia e um ideal a atingir, mas é um modo concreto de vida, um processo de experiência que vai enriquecendo o próprio processo, o qual, desta forma, avança.” (DEWEY, apud NEUTZLING,1984, p.87)
Ao avaliar os aspectos referentes ao ambiente da escola e à formação da docência para educação infantil, percebe – se que os professores são acompanhados pela coordenação pedagógica seguindo os planos de aulas adequado para essa nova situação de aulas remotas. Ao longo do estágio percebe-se que os professores são bastante incentivados pela direção e coordenação a participarem de formações que facilite o ensino nessa época de pandemia, facilitando e enriquecendo o currículo em todas as fases do ensino.
O professor é responsável por muitas descobertas e experiências que podem ser boas (ou não). Como facilitador, deve ter conhecimento suficiente para trabalhar tanto os aspectos físicos e motores, como também os componentes sociais, culturais, cognitivos e psicológicos (GALVÃO, 2002). 
A escola tem uma ótima estrutura, o espaço físico com salas amplas e ventiladas, com quadro branco(negro?), carteiras confortáveis ,ar condicionados em todas as salas, janelas grandes, brinquedoteca, biblioteca, sala de tecnologia, tv, ......, laboratórios, banheiros amplos e adaptados , bebedouros , refeitório, pátio, parquinho, entre outras coisas necessárias para atender toda comunidade do distrito e comunidade rural em sua volta, oferecendo conforto e segurança a todos.
 
.

Continue navegando