Buscar

Exercicios de fixacao - reprodutor masculino e femino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios fixação
REPRODUTOR MASCULINO
1.Quais são as duas principais funções dos testículos? Onde cada uma delas ocorre no órgão? As duas principais funções dos testículos são a produção e armazenamento do espermatozoide, e formação de hormônio testosterona.
A produção e do espermatozoide ocorre no testículo, e o armazenamento no epidídimo. A formação do hormônio ocorre no testículo.
2. Por que um animal criptorquida bilateral é normalmente estéril?
Porque os testículos ficam retidos e a espermatogénese que seria a formação de espermatozoides ficará ausente, devido a localização na cavidade abdominal, onde são elevados a altas temperaturas e considerados estéreis ou inférteis.
3. Um animal com criptorquida bilateral exibe um comportamento normal de macho? Por quê? 
Um animal com criptorquida bilateral exibe comportamentos sexuais ativos, pois a testosterona continua a ser produzida. E nota-se que, geralmente, animais com criptorquida bilateral apresentam uma libido aumentada devido a maior produção de hormônios masculinos nos testículos retidos.
4. Onde os espermatozoides são armazenados antes da ejaculação?
Os espermatozoides são armazenados no epidídimo, onde ganham mobilidade antes da ejaculação. E cerca de 70% dos espermatozoides são armazenados na cauda do epidídimo. 
5. O volume ou aparência macroscópica do sêmen de um animal que fez vasectomia serão muito diferentes de um animal normal? Por quê?
Sim, a aparência macroscópica do sêmen de um animal que fez vasectomia será diferente dos de outro animal pois na vasectomia, os ductos deferentes são bloqueados através de fios de suturas para que o transporte dos espermatozoides seja bloqueado. Com isso, a aparência de um sêmen com vasectomia é mais transparente, sendo apenas o líquido seminal sem a película branca da junção das células somáticas que são produzidas pelos ductos.
6. Quais as três partes do pênis?
São as Raízes do pênis, Corpo do pênis e Glande do pênis.
7. Por quais estruturas o espermatozoide passa desde o seu local de produção até a chegada final ao trato reprodutivo fêmea?
Os espermatozoides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozoides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozoides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozoides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sêmen é feito ao longo da uretra, em que durante a relação sexual os espermatozoides são expulsos pelo pênis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sêmen, através da ejaculação. Dos milhões de espermatozoides que são lançados na vagina pelo pênis, muitos conseguem subir até ao útero e daí até às trompas na tentativa de encontrar um óvulo. Se a chegada dos espermatozoides ocorrer na mesma altura que a libertação do óvulo pode dar-se a fecundação.
REPRODUTOR FEMININO
1.Cite e descreva os principais segmentos/partes do sistema reprodutor feminino.
· Ovários: São glândulas pares, produzem hormônios esteroides, tem forma de amêndoa na maioria das espécies e a localização seria caudalmente aos rins. 
· Trompas Uterinas: São conhecidas por ovidutos ou trompas de Falópio, iram transportar o óvulo (ovário/útero), possuem células secretórias e ciliadas.
· Útero: Desenvolvimento do feto; Possui regiões: Colo uterino ou cérvix, Corpo e Cornos (dois). 
· Vagina: Porção do canal do parto e é aglandular.
· Vulva: Possui Orifício externo uretral (delimita), Vestíbulo da vagina, Lábios (parte externa) e o Clitóris (vestígio feminino corresponde ao pênis).
2. Quais hormônios secretados e/ou liberados pelo hipotálamo e pela glândula hipófise (anterior e posterior) atuantes no sistema reprodutor feminino e suas principais funções.
· Hormônio Liberador de Gonadotrofinas (GnRH) – produzido pelo hipotálamo; e regula a liberação gonadotrofinas pela pituitária os hormônios FSH e LH.
· FSH – hormônio folículo estimulante – responsável pelo crescimento folicular;
· LH – hormônio luteinizante – responsável pela ovulação e formação do corpo lúteo;
· Estrógeno – tem a função de estimular o crescimento glandular endometrial, estimular os ductos na glândula mamária, aumentar a atividade secretora dos ovidutos e a indução da receptividade sexual, anabolismo proteico, atividade epiteliotrófica;
· Progesterona – manutenção da gestação, regulação da secreção das gonadotrofinas, promoção do crescimento do tecido glandular endometrial, estimulação da atividade secretória do oviduto e glândulas endometriais (nutrientes para o embrião antes da implantação), promoção do crescimento do lóbulo alveolar na glândula mamária.
3. Descreva as fases do ciclo estral.
· PROESTRO - Após o fim da fase lútea.
· ESTRO – Cio.
· METAESTRO - Cessa a receptividade sexual.
· DIESTRO - Corpo lúteo funcional.
4. Quais são as três membranas fetais e qual apresenta função amortecedora ao feto?
As membranas fetais são: Córion, Alantóide e Âmnion. A membrana que irá apresentar função amortecedora ao feto e a Ãmnion.
5. Descreva o processo desde o folículo primário até a formação do corpo lúteo no ovário.
A foliculogênese é definida como o processo de formação, crescimento e maturação folicular, iniciando-se com a formação do folículo primordial e culminando com o estádio de folículo maturado. A função do folículo consiste em proporcionar um ambiente ideal para a manutenção da viabilidade, bem como o crescimento e a maturação do oócito. Sendo assim, a foliculogênese se dá simultaneamente à oogênese, quando o oócito se encontra entre as fases de prófase I e metáfase II, na maior parte das espécies. Ou seja, o início da oogênese precede o início da foliculogênese e só se conclui após a ovulação do oócito e a posterior fecundação.
O folículo ovariano consiste em um oócito envolvido por uma ou mais camadas de células foliculares, também conhecidas como células da granulosa. Os folículos primordiais (formados durante a vida fetal) consiste em um oócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares achatadas, sendo que a maior parte desses folículos se localiza na cortical do ovário, próximo à túnica albugínea. O crescimento do oócito é muito rápido durante a primeira parte do crescimento folicular. As células foliculares se dividem por mitose formando uma camada única de células cubóides e neste momento, o folículo passa a ser chamado de folículo primário unilaminar. Durante a reorganização das células da granulosa para a formação do antro, algumas células dessa camada se concentram em determinado local da parede do folículo originando um pequeno espessamento, chamado de cumulus oophorus, que tem como função servir de apoio para o oócito. Além dessa estrutura, existe um grupo de células foliculares que envolvem o oócito, constituindo a corona radiata, acompanhando este quando ele sai do ovário devido à ovulação. Ao mesmo tempo que ocorrem essas modificações, o estroma localizado ao redor do folículo se modifica para formar as tecas foliculares, que possui duas camadas: a teca interna e a teca externa. As células da primeira camada, quando completamente diferenciadas, apresentam características ultra-estruturais de células produtoras de hormônios esteróides. Estas células sintetizam a androstenediona (hormônio esteróide) que é transportada para as células da granulosa. Estas células, sob influência do hormônio FSH, sintetizam uma enzima que transforma a androstenediona em esteróide. Este, por sua vez, difunde-se até o estroma ao redor dos folículos, cai na corrente sanguínea e é distribuído por todo o organismo.

Outros materiais