Buscar

DIREITO PENAL APLICADO II simulado av

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL APLICADO II simulado av
		Disc.: DIREITO PENAL APLICADO II   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	12/12/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Fulano possui uma casa em certa comunidade. Ele não a ocupa, residindo em outro bairro. Em operação da PM, criminosos são presos na casa. Ela era usada para o preparo e armazenamento da droga. Podemos afirmar que:
		
	
	Comprovado que o proprietário não sabia do uso ilícito de seu imóvel, ele responderá por tráfico de drogas (ainda que nunca tenha participado diretamente da fabricação ou venda da droga).
	
	Comprovado que o proprietário sabia do uso ilícito de seu imóvel, ele responderá por posse de drogas (ainda que nunca tenha participado diretamente da fabricação ou venda da droga).
	
	Comprovado que o proprietário sabia do uso ilícito de seu imóvel, ele será multado por não ter informado as organizações de segurança pública o que estava acontecendo.
	 
	Comprovado que o proprietário sabia do uso ilícito de seu imóvel, ele responderá por tráfico de drogas (ainda que nunca tenha participado diretamente da fabricação ou venda da droga).
	
	Comprovado que o proprietário sabia do uso ilícito de seu imóvel ou não, ele responderá por tráfico de drogas (ainda que nunca tenha participado diretamente da fabricação ou venda da droga).
	Respondido em 12/12/2021 16:30:40
	
	Explicação:
Comprovado que o proprietário sabia do uso ilícito de seu imóvel, ele responderá por tráfico de drogas (ainda que nunca tenha participado diretamente da fabricação ou venda da droga). 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O artigo 6° da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento) prevê quem poderá portar arma de fogo em todo o território nacional. Assinale abaixo a alternativa que aponta erradamente quem pode portar arma de fogo:
		
	
	Policiais Militares.
	
	Auditores da Receita Federal.
	 
	Professores da rede pública de ensino.
	
	Policiais Federais.
	
	Integrantes das Forças Armadas.
	Respondido em 12/12/2021 16:35:08
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Fulano, Sicrano, Beltrano e Júnior resolvem comprar e vender drogas ilícitas. Fulano comanda o negócio. Sicrano compra a droga e a prepara. Beltrano vende a droga. Júnior cuida da segurança. Podemos afirmar que estamos diante de um exemplo de:
		
	
	Fato Atípico.
	
	Organização Criminosa.
	
	Associação Criminosa.
	 
	Associação para o tráfico.
	
	Infração perpetrada por Organização Terrorista.
	Respondido em 12/12/2021 16:36:52
	
	Explicação:
Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º , e 34 desta Lei:
Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.200 (mil e duzentos) dias-multa.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Fulano sabe que o comerciante da padaria próxima a sua casa não enxerga muito bem. Ansioso por um sorvete, pega notas de dez reais e as fotocopia em preto e branco na sua impressora, recortando-as do papel ofício. Ao sair da padaria, é preso por Policial Militar solicitado pelo filho do proprietário do comércio. Podemos afirmar que:
		
	
	Fulano cometeu o crime de furto.
	
	Fulano cometeu o crime de falsificação de moeda.
	
	A conduta de Fulano foi atípica.
	 
	Fulano cometeu o crime de estelionato.
	
	Fulano cometeu o crime de apropriação indébita.
	Respondido em 12/12/2021 16:38:23
	
	Explicação:
Previsto no art. 289 do CP, o crime de falsificação de moeda pode ocorrer pela sua fabricação ou alteração (transformar uma nota de 5 em 50 reais). Repare que a nota deve estar em curso legal no país, pois, caso não esteja (falsificar notas de Cruzeiro, por exemplo), a conduta não se enquadrará no art. 289, mas no art. 171 (estelionato).
Importante notar que, caso a falsificação seja grosseira (facilmente identificável que não é verdadeira), o crime será também o do art. 171, não podendo se falar em crime de moeda falsa (verbete nº 73 da Súmula do STJ: A utilização de papel moeda grosseiramente falsificado configura, em tese, o crime de estelionato, da competência da Justiça Estadual).
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Joana vai a Delegacia Policial e narra que Fulano, seu namorado, subtraiu o notebook dele da casa onde ela mora. Podemos afirmar que:
		
	
	Fulano cometeu o crime de roubo.
	
	Fulano cometeu o crime de furto qualificado.
	
	Fulano cometeu o crime de furto simples.
	 
	Trata-se de fato atípico.
	
	Fulano cometeu o crime de apropriação indébita.
	Respondido em 12/12/2021 16:39:51
	
	Explicação:
	
No crime de furto, devemos observar que o objeto subtraído deve ser alheio e móvel. Bom, alheio significa ser de outra pessoa. Daí pode-se concluir que o proprietário não pode cometer furto de suas coisas.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo o Código Penal, apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção tipifica o crime de:
		
	
	furto
	 
	apropriação indébita
	
	extorsão
	
	extorsão indireta.
	
	roubo
	Respondido em 12/12/2021 16:41:30
	
	Explicação:
Nos termos do art. 168 do CP, porém é necessário que tenha a posse legítima da coisa.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O crime de comunicação falsa de crime ou contravenção
		
	 
	não admite a forma culposa.
	
	exige a formalização da falsa comunicação através de documento escrito.
	
	só se consuma quando tiver sido instaurado inquérito policial a respeito.
	
	não pode ser praticado por funcionário público no exercício de suas funções.
	
	só ocorre se a comunicação tiver sido dirigida a autoridade policial.
	Respondido em 12/12/2021 16:42:27
	
	Explicação:
O crime previsto no art. 340 do CP não admite a modalidade culposa, existindo somente a modalidade dolosa.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando o agente induz uma pessoa com doença mental completa a se matar e efetivamente ocorre a morte por força do induzimento responde por:
		
	 
	homicídio
	
	latrocínio
	
	lesão corporal seguida de morte
	
	induzimento, instigação ou auxílio a suicídio
	
	infanticídio
	Respondido em 12/12/2021 16:43:26
	
	Explicação:
Como a vítima não tinha nenhum discernimento em razão da doença mental responde o agente por homicídio (art. 121 do CP), uma vez que para o crime de induzimento, instigação ou auxílio a suicídio, nos termos do art. 122 do CP, a vítima deve ter discernimento.
 
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Bráulio, inconformado com uma mensagem privada de conteúdo romântico observada no aparelho de telefonia celular de sua namorada, decide dele se apossar como vingança. Contudo, enfrenta oposição da namorada, que se posta entre o autor e o aparelho. Assim, Bráulio, para assegurar seu intento, empurra com violência a namorada contra a parede, ferindo-a levemente. Assegurando a posse do telefone, Bráulio deixa a casa da namorada, vai até um terreno baldio e, pegando uma grande pedra que ali se encontra, com ela golpeia o aparelho, de modo a torná-lo inservível, o que era sua intenção desde o início. Analisando o caso proposto, assinale a opção que corretamente realiza a subsunção do comportamento do autor à norma penal.
		
	 
	Dano qualificado e lesão corporal.
	
	Lesão corporal.
	
	Furto e lesão corporal.
	
	Roubo
	
	Dano qualificado
	Respondido em 12/12/2021 16:44:34
	
	Explicação:
Nos termos do art. 163, Parágrafo Único, I, do CP, o crime é de dano qualificado. Porém, o preceito secundário (pena) dispõe que além da detenção responderá também com a pena correspondente à violência.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Fulano é policial militar e está responsável por operar barreira física que controla o acesso a evento público. Sicrano para seu carro na barreira e diz ser juiz de direito do Tribunal de Justiça, exigindo que Fulano lhe faculte a entradapara que possa fiscalizar o evento que ocorre. Fulano solicita que Sicrano se identifique e descobre que Sicrano é, na verdade, árbitro de futebol. Podemos afirmar que Sicrano cometeu que tipo de conduta?
		
	
	Crime de falsidade material.
	
	Crime de estelionato.
	
	A conduta é atípica.
	 
	Crime de falsa identidade.
	
	Crime de falsidade ideológica.
	Respondido em 12/12/2021 22:04:50
	
	Explicação:
   Falsa identidade
        Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Continue navegando