Buscar

N1 - CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO: VDL URBINATI
A VDL URBINATI é uma empresa familiar que produz equipamentos hospitalares e atua a mais de 40 anos no mercado. Devido redução nos lucros a entidade verificou a necessidade da contratação de um Controller, que realizou um planejamento empresarial, e indicou o uso das ferramentas COBIT e CoCo como o uso dos modelos de melhoria de performance e de medição de desempenho, além de indicar a utilização do método de custeio ABC.
O planejamento é a primeira etapa para melhoria na empresa e mostra-se em dois aspectos: planejamento estratégico (longo prazo) e planejamento operacional (curto prazo). Para Nakagawa (1993, p. 48), “[...] o planejamento é o ato de tomar decisões antecipando-se à ocorrência de eventos reais, envolvendo a escolha de uma entre as várias alternativas de ações possíveis, formuladas no contexto dos diversos cenários futuros prováveis”. 
De acordo com Schmidt e Santos (2006):
A controladoria terá a responsabilidade de fazer com que exista um plano e que este seja apoiado por todos os níveis decisórios da entidade. Um plano integrado caracteriza-se como aquele em que todas as partes estarão ligadas buscando o objetivo do negócio, que é atingir a missão.
O Criteria of Control (CoCo) tem como objetivo auxiliar a controladoria e os administradores da empresa a implementarem e avaliarem um ambiente de controle, de modo que a entidade obtenha seus objetivos operacionais e estratégicos. A avaliação do CoCo baseia-se na organização por inteiro.
Dentro do contexto do CoCo, o controle tem um conceito mais amplo, pois envolve os recursos, sistemas, processos, planejamento, aprendizado contínuo, acompanhamento através de indicadores de performance e cultura organizacional. Esses elementos devem atuar de forma conjunta, possibilitando às pessoas atingir os objetivos da organização (SCHMIDT; SANTOS, 2006, p. 95).
O COBIT é uma ferramenta que tem como foco o controle, governança e auditoria de tecnologia da informação, por isso para utilizá-la é necessário que antes se entenda o que vem a ser Governança de Tecnologia da Informação para uma empresa. Sobre o COBIT, Schmidt e Santos (2006, p. 99) informam que representa “[...] uma estrutura de relações e processos para dirigir e controlar o ambiente de TI para alcançar as metas da organização somando valor enquanto equilibra risco versus retorno sobre o investimento em TI e seus processos”.
Contudo, podemos verificar que o Controller apresentou para a empresa as melhores ferramentas de medição de desempenho que tem como objetivo executar modelos de melhoria de performance. Após as informações expostas, podemos deduzir que além das empresas possuírem um planejamento empresarial estruturado é necessário uma avaliação de desempenho eficaz e controle de indicadores para realizar as correções e melhorias de performance conforme o tempo for passando. E principalmente que se a organização como um todo não se preocupar em mudar os processos e aderir o novo planejamento, nada irá mudar.
Referências Bibliográficas
NAKAGAWA, M. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas, implementação. São Paulo: Atlas, 1993.
SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. Fundamentos de controladoria. São Paulo: Atlas, 2006.
SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L.; MARTINS, M. A. Avaliação de empresas: foco na análise de desempenho para o usuário interno. São Paulo: Atlas, 2006.
Material de estudos anexado no Blackboard e web conferências realizadas com o professor.

Continue navegando