Buscar

glossário fabrição de papel e celulose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Glossário relacionado a fabricação de papel e celulose
CELULOSE 
É uma substância (polissacarídeo) existente na maioria dos vegetais, de característica fibrosa, localizada sempre dentro das células das plantas. Ela é invisível a olho nu, mas garante rigidez e firmeza aos vegetais. 
 EUCALIPTO 
Árvore da família das Mirtáceas, o eucalipto é nativo da Oceania, onde é a espécie dominante da flora local. Com mais de 700 espécies, a maioria de origem australiana, adapta-se praticamente a todas as condições climáticas. Um fato curioso relacionado à folhagem do eucalipto é que, enquanto as folhas adultas não surgirem, essas árvores não florescerão. Uma vantagem bastante interessante do eucalipto é a menor retenção de água, permitindo que a água chegue ao solo mais rapidamente, além de diminuir a evaporação para a atmosfera, ao contrário de algumas matas nativas, cujas copas das árvores são mais densas. Do eucalipto pode ser produzida a celulose; extraídos óleos essenciais, com os quais são fabricados produtos de limpeza, alimentícios, perfumes e remédios, tábuas, sarrafos, lambris, ripas, vigas e postes, entre outros produtos. 
 FIBRAS DE CELULOSE 
Conjunto de células que formam a parede da árvore. 
LENHO 
Constitui na árvore o grande potencial como fonte de matéria-prima para a obtenção da celulose. É um material que vai desde a medula até o limite interno da casca. 
O CERNE DA MADEIRA 
É constituído por xilema não-funcional (não conduz mais a seiva bruta, e sua coloração é sempre mais escura que o alburno). Com o escurecimento, devido à lignificação das células, o cerne torna-se mais duro e mais resistente que o alburno. 
 O ALBURNO 
É formado pelo xilema secundário, é sempre a parte mais clara da madeira de eucalipto com suas células menos lignificadas, não tendo a mesma resistência do cerne. 
HEMICELULOSES 
São polissacarídeos não celulósicos. A diferença desses compostos para a celulose é devido ao fato de possuírem menor grau de polimerização, serem solúveis em soluções diluídas de ácidos e álcalis. Quando são hidrolisados podem produzir além de glicose outros monossacarídeos (galactose, xilose) e ácidos urônicos. Esses compostos estão associados à celulose e à lignina nos tecidos vegetais. 
 LIGNINA 
É uma macromolécula tridimensional amorfa encontrada nas plantas terrestres, associada à celulose na parede celular cuja função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais. 
LICOR NEGRO 
Solução aquosa composta basicamente por produtos químicos residuais, extrativos e compostos de madeira gerados ou solubilizados durante o processo de cozimento. Os compostos presentes no licor negro são carbonato de cálcio, hidróxido de sódio, sulfeto de sódio, sulfato de sódio, sílica, óxido de ferro, óxido de alumínio, cloreto de sódio, hidróxido de potássio entre outros. O tipo e as quantidades desses sais variam muito de fábrica para fábrica, em função das características do cozimento, da matéria-prima, os insumos etc.
 
LICOR BRANCO 
Solução aquosa composta basicamente por hidróxido de sódio e sulfeto de sódio. 
CAVACO 
É o termo utilizado na indústria da madeira para designar os pequenos pedaços de madeira resultantes de uma trituração. O cavaco é um pequeno pedaço de madeira, que pode ter tamanhos variáveis entre 5 a 50 mm. A qualidade do cavaco está diretamente relacionada à matéria-prima e a tecnologia utilizada para sua produção. 
PAPEL KRAFT 
É um tipo de papel de embalagem cuja característica principal é a resistência mecânica.

Outros materiais