Buscar

maquinas e motores

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
TURMA 1 DE AGRONOMIA
COMPONENTE CURRICULAR MAQUINAS, MOTORES E MECANIZAÇÃO RURAL
Discentes: Daniele Monteiro Ribeiro – 2019013083
Nap 1 
1. Qual a função da roda guia em um arado de discos. 
R: A Roda-guia – ou Roda estabilizadora – regula a profundidade de trabalho e estabiliza lateralmente o arado, com o intuito de absorver os esforços oriundos da reação do solo sobre os discos. 
2. Arado revolve (inverte) a camada arável do solo?
 Justifique (explique) sua resposta.
R: Sim, o Arado – tanto de discos como de aivecas – é um equipamento agrícola capaz de cortar, elevar e inverter uma parte de solo, no qual é chamada de leiva, com vários objetivos, dentre eles o de revolver o solo para expor suas camadas internas aos raios e ar, no intuito de melhorar a germinação e desenvolvimento das culturas. 
3. Grades de discos têm roda guia?
Justifique sua resposta 
R: Não, as grades de discos não necessitam das rodas-guias, pois os ângulos do equipamento compensam a sua necessidade. 
4. Quais os nivelamentos e regulagens necessários para um adequado trabalho do arado?
R: Para que o trator esteja adequado para executar as suas operações da melhor forma, devemos seguir alguns passos: 
O primeiro passo é regular a bitola do trator – os 2 ângulos existentes no arado de discos são muito importantes na regulagem do maquinário – é imprescindível que as bitolas das rodas dianteiras e traseiras estejam iguais. 
O passo seguinte é o acoplamento, do arado montado, ao sistema hidráulico de três pontos – braço inferior esquerdo, braço inferior direito e terceiro ponto – esse processo deve ser feito de forma correta. Para arados reversíveis, diferentemente dos fixos, os braços inferiores possuem duas opções de acoplamento: Para solos duros, deve-se acoplar no furo superior e para solos macios, o acoplamento ocorre no furo inferior. 
Logo em seguida ocorre o alinhamento, precisa ter cautela ao determinar a necessidade, quantidade e distribuição de lastros no eixo do motor. 
O alinhamento do arado é feito para saber se as medidas são iguais do lado direito e esquerdo inferior do sistema hidráulico com as rodas esquerda e direita, pois sendo iguais garantem o alinhamento do arado em relação ao eixo longitudinal. 
Em seguida, deve-se ser feita o nivelamento no qual possui a intenção de fazer com que o arado trabalhe com menos esforço e desgaste de tração do motor. São realizados dois nivelamentos, o transversal e longitudinal. 
No nivelamento transversal é preciso levar em consideração se o arado é fixo ou reversível, pois para arados fixos, os braços inferiores – direito e esquerdo – precisam formar um plano paralelo a superfície do solo, enquanto que para o arado reversível, os brações inferiores precisam formar um plano paralelo, não com o solo, mas sim com o eixo traseiro do motor. 
O nivelamento longitudinal, é realizado através do terceiro ponto do sistema hidráulico, e é a partir dele que se consegue o trabalho dos discos a uma mesma profundidade, e essa profundidade é determinada pela roda de controle de profundidade nos arados de aiveca e nos arados de discos, pela roda-guia.

Continue navegando