Buscar

Apol 1 História da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 1 História da educação 
"O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo, e quando resiste, massacrá-lo.”
R= C) Criação de casas de be-a-bá, colégios internos, métodos de alfabetização, visando a catequização das crianças indígenas.
“O modo de governar de Getúlio Vargas, autoritário e centralizador, impactou no campo educacional, simultaneamente a discussões sobre o tema pelos intelectuais, em continuidade ao processo iniciado nos anos 1920.”
R= A) A escola permanecia como instituição em que orientações civilizatórias poderiam e deveriam ser propagadas.
“Nesse governo, porém, essas ideias são reorientadas em função de duas razões principais: a Segunda Guerra Mundial havia suscitado o questionamento internacional à eugenia e aos preconceitos raciais e o almejado sentimento nacionalista, em busca de uma 'raça nacional forte e trabalhadora' [...].”
R= D) Exaltação do espírito nacional a partir de disciplinas como Moral e cívica e educação física.
“Analise a imagem a seguir:” 
R= B) Urbanização e Industrialização.
“Dos problemas e questionamentos desenvolvidos pelos historiadores, decorre necessariamente um novo olhar sobre os documentos: ‘A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. [...]’”
R= C) Os historiadores devem buscar fontes que possam trazer informações sobre os temas que buscam pesquisar.
“Para Burke (1992), os historiadores da contemporaneidade encontram diversas e distintas maneiras de contemplar as novas proposições. Ele apresenta seis pontos que permitem visualizar pressupostos da história conhecida como tradicional, em contraposição aos da nova proposta”.
R= C) Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
A História da educação possui especificidades que variam de acordo com os contextos históricos.
R= A) 1–1–1–2
“[...] o panorama educacional no século XIX e início do XX, no qual houve mudanças importantes, tanto no âmbito político — o país passou de colônia (sede do Reino) a Império e deste a República — quanto nos aspectos econômico e social.”
R= C) Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
“Essa expressão remete às questões colocadas pelos historiadores ao passado, que, com as novas proposições e pressupostos, têm por base interesses distintos conforme a época, a formação, enfim, a cultura de cada um.”
R= B) História-problema.
O estudo da História, historiografia e história da educação, relações e contradições, possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e a Nova História.
R= A) 1-1-2-2
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, priorizou-se a educação das elites dirigentes do país.”
R= C) Havia um pensamento comum entre as elites dirigentes, que a educação era algo que devia ser imposto de cima para baixo, sem participação popular.

Continue navegando