Buscar

Documento de Nilzilene Santiago

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Extas e Naturais
Faculdade de Química
Disciplina: Elementos de Geologia e Mineralogia
Professor da disciplina: José Edson de Sousa Siqueira 
Discente: Nilzilene Santiago dos Santos
Matrícula: 201778640016 Polo: Tucumã - PA
1. Defina mineral.
É um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Os geólogos definem um mineral como uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica. Os minerais são homogêneos: não podem ser divididos, por meios mecânicos, em componentes menores. Considerando que os minerais são definidos como substâncias sólidas, os líquidos e os gases, ainda que de origem natural e inorgânica estão excluídas do reino do mineral.
2. Cite três grupos de minerais que não sejam silicatos.
Elementos nativos, sulfetos, óxidos/hidróxidos.
3. Qual a diferença entre os minerais calcita e dolomita?
Calcita, é o mais comum dos carbonatos. Admiramos suas adoráveis ​​formas de cristal – todas as 600 delas. Também o usamos em grandes quantidades em sua forma massiva, calcário. Já a dolomita não é tão comum quanto a calcita. Também se forma em cristais, mas não em uma variedade tão ampla quanto a calcita. Também usamos dolomita em sua forma massiva, dolostona. Já a dolomita nunca se forma em cristais escalenoédricos, ou “dentes de cachorro”, que é uma das formas comuns de calcita. A calcita também forma cristais planos e romboides de “fichas de pôquer”, mas a dolomita não. A calcita responde vigorosamente ao ácido, enquanto a dolomita responde menos vigorosamente. Outra diferença é a suavidade das faces de cristal em sua amostra. Os cristais de dolomita, devido a uma estrutura interna incomum, podem ter faces de cristal levemente curvadas, enquanto a calcita não.
4. Analise o vídeo ciclo das rochas no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ed8vc0GpMhg. E descreva os processos que ocorrem no decorrer da animação.
Percebe-se no vídeo que o ciclo de uma rocha com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da ação humana de temperatura e pressão, o que transforma sua composição e que futuramente as rochas retornarão ao seu lugar inicial.

Continue navegando